Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O Fenómeno Subversivo através de Ações Encobertas - A Santa Sé nas Relações Inter-EstataisPublication . Pedro, Simão Miguel Paulo; Sandra Maria Rodrigues Balão; Teresa Manuela Rebelo Fernandes de Almeida e SilvaA presente dissertação explora o fenómeno subversivo entre atores estatais na esfera internacional através da utilização de ações encobertas, tendo como estudo de caso a Santa Sé e o respetivo envolvimento na queda do regime comunista polaco em 1989. A pesquisa investiga o papel do Estado enquanto agente subversivo e assume como objetivo principal a explicação das ações encobertas patrocinadas por atores estatais enquanto instrumentos estratégicos de poder. Como tal, a investigação caracteriza o domínio teórico da Subversão e, complementarmente, analisa a prática concreta de ações encobertas de modo a estudar a associação das mesmas ao fenómeno subversivo e, consequentemente, à Teoria da Subversão. Assim, a investigação pretende demonstrar o impacto significativo das ações encobertas no decurso das relações entre Estados, examinando as ações da Santa Sé no final do século XX, nomeadamente por meio do apoio concedido ao movimento sindical Solidariedade, de forma a testar a hipótese de que as ações encobertas correspondem a métodos subversivos utilizados pelos atores estatais para atingir objetivos estratégicos na esfera internacional. As conclusões destacam não só o papel do Estado enquanto agente dinamizador de modalidades de ação subversivas, ainda que em violação dos princípios do Direito Internacional, como também reconhece a utilização de ações encobertas entre Estados como tipologia de ação subversiva fundamentadamente praticada. Deste modo, ao enfatizar a relevância do reconhecimento das ações encobertas e a sua caracterização enquanto instrumentos estratégicos de subversão inter-estatal, a investigação pretende contribuir para o debate académico em torno da subversão praticada no domínio internacional.
- Colaboração entre Giovanni Poli e Portugal em Reações Catalisadas por Metais de TransiçãoPublication . Monteiro, Mariana Crespo; Siopa, FilipaEste artigo é dedicado ao Prof. Giovanni Poli de modo a assinalar a sua aposentação, após uma carreira de contribuições científicas em tópicos como a catálise organometálica, a valorização da biomassa e a síntese de compostos heterocíclicos com potencial biológico. São abordadas todas as colaborações realizadas entre o Prof. Giovanni Poli e centros de investigação portugueses, nomeadamente na Universidade de Lisboa. Estes estudos melhoraram significativamente a funcionalização C-H decompostos heterocíclicos derivados da biomassa, como o furfural. Foram também estabelecidas novas heterociclizações e funcionalizações C-C através da catálise com paládio. Os seus trabalhos incluíram, na grande maioria, estudos mecanísticos usando cálculos por DFT.
- As infeções virais que afetam o feto, RN e a grávidaPublication . Lopes, Inês Almeida; Gonçalves, João Manuel BrazAs infeções virais durante a gravidez podem ter implicações significativas tanto para a mãe como para o feto e podem, também, afetar a saúde do recém-nascido. A transmissão de infeções da mãe para o feto pode ocorrer através de várias vias, incluindo a placenta, durante o parto ou no período pós-natal através da amamentação. As complicações que resultam das infeções virais podem levar a uma série de desfechos, desde sintomas ligeiros a situações graves. As mulheres grávidas podem sofrer de sintomas mais graves devido às alterações no sistema imunitário durante a gravidez. Relativamente ao feto, pode desenvolver anomalias congénitas (microcefalia, defeitos cardíacos, anomalias cerebrais) ou apresentar restrição do crescimento intrauterino. Algumas infeções virais adquiridas durante a gravidez podem levar a problemas de saúde ao longo da vida do recém-nascido, incluindo atrasos no desenvolvimento, deficiências intelectuais, e doenças crónicas. O diagnóstico precoce é fundamental para propor intervenções e tratamentos adequados de modo a minimizar o risco de complicações. O diagnóstico inclui a história clínica, exame objetivo, testes laboratoriais e técnicas avançadas de imagiologia. A prevenção de complicações associadas a infeções virais abrange uma combinação de estratégias, incluindo a implementação de cuidados pré-natais, a administração das vacinas recomendadas antes ou durante a gravidez, a prevenção no caso de a grávida ser exposta a um indivíduo doente e a procura de cuidados médicos imediatos se surgirem sintomas de infeção. Os tratamentos antivirais desempenham um papel importante na prevenção da transmissão da infeção para o feto e devem ser iniciados o mais rápido possível. As vacinas são fundamentais na prevenção de certas infeções virais durante a gravidez. A imunização pode ajudar a proteger tanto a mulher grávida como o feto de várias doenças que podem ter consequências graves. No entanto, nem todos os vírus têm ainda uma vacina. As vacinas são uma área de grande importância que continua em constante desenvolvimento e que terá cada vez mais importâncias nos próximos anos.
- Os principais obstáculos científicos no desenvolvimento de vacinas eficazes contra HIV e SARS-CoV-2 : passado, presente e futuroPublication . Gonçalves, Ana Marta Nunes; Gonçalves, João Manuel BrazApós a descoberta do HIV como agente responsável pela SIDA, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz tornou-se uma prioridade de saúde global. No entanto, o progresso tem sido dificultado principalmente pela extensa variabilidade genética do HIV e pela compreensão limitada das respostas imunitárias necessárias para proteger contra a transmissão e aquisição do vírus. Os protótipos de vacinas candidatas contra o HIV, que induzem respostas imunitárias humorais e celulares, não conseguiram, até à data, proteger contra a infeção ou reduzir as cargas virais após a infeção, em ensaios de eficácia clínica. No entanto, o vasto conhecimento acumulado a partir destes estudos forneceu informações sobre a biologia estrutural do vírus, o aparecimento de antigénios e novos sistemas de administração de vacinas que, no futuro, poderão constituir uma vacina eficaz. O SARS-CoV-2 surgiu a 11 de março de 2020 e, desde então, o mundo inteiro sofreu com a pandemia da COVID-19. Dois anos após o seu aparecimento, várias plataformas de vacinas, incluindo vírus inativados, vacinas à base de ácidos nucleicos (vacinas de mRNA e DNA), vacinas baseadas em adenovírus e em proteínas, foram rapidamente desenvolvidas e distribuídas, permitindo o controlo com sucesso da pandemia e a redução significativa do risco de doença grave e morte associada à doença. No entanto, devido à sua rápida capacidade de evolução, e o aparecimento de novas variantes, o vírus SARS-CoV-2 poderá nunca ser erradicado, e a eficácia das vacinas desenvolvidas poderá ser comprometida. Desta forma, os investigadores aplicaram os resultados obtidos com sucessos e fracassos de abordagens anteriores em novos sistemas de vacinas que permitem o avanço na área em direção ao desenvolvimento de vacinas globalmente eficazes contra o HIV e SARS-CoV-2. Nesta monografia, foi realizada uma revisão bibliográfica, de modo a compreender a história das várias iniciativas no desenvolvimento de vacinas contra ambos os vírus, destacando os principais desafios e direções futuras.
