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- O ensino de economia com recurso a notícias digitais numa turma do 11º ano de escolaridadePublication . Antunes, João Paulo Monteiro; Patrocínio, José Tomás, 1956-A realidade atual, tem exigido do professor tornar o processo de ensinoaprendizagem mais participativo. Assim, partindo deste pressuposto, pretendemos investigar no decurso da Prática de Ensino Supervisionada (RPES) do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, de que forma as Notícias Digitais (ND), se tornam fatores motivadores e facilitadores da aprendizagem, nomeadamente de conceitos complexos do domínio da Economia. O trabalho realizado decorreu numa turma do 11.º ano da Escola Secundária São João do Estoril, Cascais. A prática de ensino supervisionada (PES) na disciplina de Economia A incidiu sobre as seguintes unidades didáticas: A Intervenção do Estado na Economia; Preços e Mercados e A Economia Portuguesa no Contexto da União Europeia. Sempre que oportuno, os alunos foram confrontados com notícias relacionadas com as temáticas em estudo. No decurso das aulas, as ND estiveram sempre presentes, umas vezes como introdução dos temas a abordar, outras vezes como exemplo das matérias que estavam em estudo e outras vezes com o intuito de despertar nos alunos o diálogo indutivo, procurando, desta forma, o aprofundamento dos temas e mesmo o sequenciar as matérias em análise. A utilização recorrente das ND teve ainda como objetivo fundamental proporcionar aos alunos o estabelecimento pragmático das matérias em análise com a realidade quotidiana presente ou até mesmo evocando situações passadas vivenciadas no nosso país ou no estrangeiro e através das mesmas proporcionar aos alunos conhecimento de situações concretas da aplicabilidade dos conteúdos estudados. A recolha de dados foi realizada através do diário de campo, de uma grelha de observação de atitudes e comportamentos e finalizou com um questionário realizado aos alunos e à professora cooperante para avaliação das metodologias utilizadas. Da realização deste estudo ressalta a forma positiva como os alunos encaram o contributo das Notícias Digitais como fator de motivação e facilitador da compreensão de certos conceitos em Economia.
- Modelo espacialmente explícito de fatores determinantes à transmissão da dengue e outras doenças arbovirais em Portugal continentalPublication . Dorosh, Valeriya; Capinha, César; Rocha, JorgeO vírus da dengue é uma das doenças disseminadas por vetores mais difundidas e de rápido crescimento no mundo, com mais de 390 milhões de infeções por ano. O surto de dengue na ilha da Madeira, em 2012, resultou em mais de 2 000 casos e foram detetados casos importados em Portugal Continental e em 10 outros países da Europa. Como algumas espécies de mosquito têm elevada capacidade de voo, ou são transportados em longas distâncias por aviões, barcos ou outros veículos, isso favorece a expansão de doenças propagadas por mosquitos em locais que não apenas as regiões tropicais ou subtropicais. No que diz respeito a Portugal Continental, no final de julho de 2017 foi detetada a presença do mosquito Ae. albopictus em Vilamoura, Algarve. Segundo o INSA (2020), no âmbito do REVIVE a 4 de setembro de 2017, a espécie de mosquito Ae. albopictus foi identificado numa empresa de recauchutagem de pneus na região Norte de Portugal. Neste sentido, é importante estabelecer relações entre a ocorrência da dengue e fatores socioeconómicos e ambientais. O principal objetivo do artigo é modelar e analisar espacialmente os fatores condicionantes e avaliar quais são os locais mais vulneráveis, onde os riscos de problemas de saúde pública são mais elevados. Assim sendo, foi criado o mapa de adequação para a presença de Ae. albopictus em Portugal continental; modelos estatísticos são usados para avaliar a vulnerabilidade social da população; e, por fim, foram obtidos mapas de risco com base na capacidade vetorial, potencial arboviral e presença humana.
- A pesquisa guiada como estratégia para o desenvolvimento de competências na disciplina de Economia do ensino profissionalPublication . Lopes, Pedro Miguel Faustino; Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Este estudo utilizou a Pesquisa Guiada (PG) como estratégia de ensino-aprendizagem com o propósito de percecionar o desenvolvimento de competências de literacia da informação e do pensamento crítico numa turma do ensino profissional. A PG apresenta-se como um tipo de Aprendizagem Baseada na Investigação, na qual o principal objetivo é desenvolver múltiplas literacias, nomeadamente: competências de pesquisa, análise, interpretação, síntese e comunicação de informação e do pensamento crítico, através da cooperação, assim como promover o desenvolvimento pessoal e a autonomia por parte dos alunos/as ao longo do processo de ensinoaprendizagem. Durante a fase inicial de observação de aulas na escola cooperante, percebeu-se que os alunos/as apresentam dificuldades nas competências transversais trabalhadas na PG, importantes para a sua aprendizagem, aliadas a uma dificuldade de pensar criticamente para inferir e refletir sobre os temas que lhes são apresentados. Dada a crescente massificação da informação, e por outro lado, a contra informação e desinformação que advém deste fenómeno, percebeu-se que os alunos/as não sabem, muitas vezes, filtrar e interpretar toda a informação a que têm acesso. Face ao exposto, esta investigação tem como objetivo geral compreender o contributo da PG para o desenvolvimento de competências de pesquisa, análise, interpretação e pensamento crítico. Consubstanciando, o presente estudo assume uma abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, utilizando-se uma investigação sobre a própria prática. O estudo empírico foi desenvolvido na disciplina de Economia, lecionada numa turma do 12º ano de um curso profissional, no ano letivo 2021/2022. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação participante, análise documental, entrevista semiestruturada e inquéritos por questionário. Para o desenvolvimento da prática de ensino, no tema “A economia portuguesa na atualidade e no contexto da União Europeia”, foram delineados os pressupostos da Pesquisa Guiada utilizando o denominado 4C/ID instrucional design model, sendo este um modelo educacional que promove o ensino de aprendizagens complexas através de um modelo gradativo para o nível de dificuldade nas tarefas. Através da avaliação sumativa e formativa, da autoavaliação dos alunos/as, e da análise dos dados, percebeu-se um desenvolvimento nas competências pré-definidas dos alunos/as, bem como um incremento na sua capacidade de pensar criticamente sobre as informações recebidas e consequente aprendizagem
- Osteotomia pélvica dupla no tratamento da displasia da anca em cães : estudo retrospetivoPublication . Jorge, Ana Margarida da Cunha; Ferreira, Fernando António da Costa; Chambel, Luís (Tutor)Osteotomia pélvica dupla no tratamento da displasia da anca em cães : estudo retrospetivo - A displasia da anca é descrita como uma doença articular degenerativa e hereditária, multifatorial, e, geralmente bilateral. É caracterizada pelo desenvolvimento anormal da articulação coxofemoral, sendo possível observar sinais de lassidão, má congruência articular, presença de osteófitos, etc. É maioritariamente comum em cães de raças grandes e gigantes, afetando ambos os sexos em igual proporção. Por ser comum nestas raças, é importante incentivar os tutores destes animais a realizar exames de diagnóstico/despiste precoce de displasia, de forma a poder agir rapidamente e com tratamentos menos invasivos. O diagnóstico é feito através de um exame físico completo, e consiste na observação do animal e recolha dos sinais clínicos que pode apresentar (dor, claudicação, perda de massa muscular, etc), recolha do historial clínico e genético, execução do teste de Ortolani e avaliação dos ângulos de subluxação e de redução. São ainda realizadas radiografias da anca de forma a poder observar a articulação em posição ventrodorsal standard, e em abdução (rã) é avaliado o índice de distração e o Rebordo Acetabular Dorsal (RAD). Existem vários tratamentos para esta doença, tanto médico (com anti-inflamatórios, analgésicos, condroprotetores, etc) como cirúrgico (Sinfisiodese Púbica Juvenil, Osteotomia Pélvica Tripla (OPT), Osteotomia Pélvica Dupla (OPD), Prótese Total de Anca, Recessão da cabeça e colo femorais), sendo a melhor forma de tratamento escolhida tendo em conta os fatores já descritos. Neste trabalho está em foco a Osteotomia Pélvica Dupla, que consiste num procedimento realizado no VetOeiras pelo Dr Luís Chambel, e é uma evolução da Osteotomia Pélvica Tripla. Nesta cirurgia são realizadas apenas duas osteotomias, uma no ramo púbico e outra no ílio. Esta última é estabilizada por uma placa bloqueada. Foram avaliados 12 casos clínicos, no pré e pós cirúrgico, bem como meses e anos depois, de forma a observar e comprovar a eficácia desta técnica cirúrgica através da recolha de radiografias mais recentes, historial clínico atual, etc. De forma geral, houve 100% de melhoria na vida dos animais estudados, aproximadamente 90% de melhoria nas articulações anteriormente displásicas, e cerca de 90% das ancas avaliadas não apresentam mais sinais de displasia.
- Um projecto de rede de bibliotecas públicas para o município do Uíge (Angola)Publication . Dunda, Jacob Teca; Silva, Carlos Guardado da; Revez, JorgeA Sociedade em Rede e a Sociedade da Informação são expressões que mostram a profunda mudança social, ocorrida nas últimas décadas ao nível global. Angola não foi exceção, mas as estruturas ou “pontes” que ligam a sociedade da informação não são visíveis e as pretensões das populações ainda não estão satisfeitas, no que toca ao desenvolvimento socioeconómico e sociocultural. Nota-se, também, um grande desequilíbrio entre as diferentes províncias do país. Partindo da questão «Como promover o acesso democrático à informação na província do Uíge (Angola)?», este trabalho visa compreender a situação das bibliotecas públicas em Angola, observando com detalhe o contexto do Uíge e propondo uma solução em rede para o seu desenvolvimento. Portanto, o foco desta investigação é sustentar um projeto para a implementação de uma rede de Bibliotecas Públicas no Município do Uíge. O projeto é composto por diferentes partes e será devidamente apresentado e discutido. Para além da dimensão científica e técnica, este trabalho pretende ajudar a concretizar uma intervenção social decisiva para o futuro do Uíge.