Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Rogério Taveira e a multiplicidade de (im)pressões numa geografia experimental de SintraPublication . Gonçalves, Carlos MiguelEste artigo apresenta uma análise comparativa entre Geografia Experimental em Trevor Paglen, Semelhança por Contacto em Didi-Huberman, Pares e Trípticos em Gilles Deleuze e a obra Impressões de Sintra de Rogério Taveira. Deste modo, o objetivo deste artigo é observar o estudo do espaço da serra de Sintra (Portugal) na obra em apreço. Para isso, apresenta-se uma progressão em linhas gerais dos conceitos-base. Os resultados obtidos configuram-se num ensaio que propõe registar a obra e os processos criativos de Taveira à luz do conceito de Multiplicidade de Ítalo Calvino. Finalmente, confronta-se a obra e os conceitos de Paglen, Didi-Huberman e Deleuze.
- ISBE & Cochrane Portugal Newsletter nº 192: Os medicamentos cardiovasculares não influenciam a evolução da COVID-19, devendo, portanto, ser mantidos nas suas indicações - A administração precoce de molnupiravir em doentes ambulatórios, não vacinados e em risco de complicações graves, é eficaz na diminuição dos internamentos e mortePublication . Carneiro, António Vaz; Henriques, Susana OliveiraEsta Newsletter (NL) resulta de uma parceria entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência e a Cochrane Portugal, e tem como objectivo disponibilizar informação sobre áreas interessantes para a prática clínica, com base na melhor evidência científica. São incluídos estudos relevantes, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, resumidos numa óptica de suporte à decisão. É dada prioridade a estudos de causalidade incluindo-se ainda, quando justificado, estudos qualitativos e metodológicos, assim como revisões científicas. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- A Busca por Coisas, Migração e Nostalgia: Uma Etnografia Digital do grupo de mulheres brasileiras no Facebook ‘Calcinhas em Lisboa’Publication . Silva, Cynthia Ignacio Silvestre da; Rodrigues, IreneA migração de mulheres brasileiras para Lisboa é algo que já tem sido abordado e estudado na literatura sobe migrações e transnacionalismo. Esta investigação observou e conceptualizou como as mulheres brasileiras que fazem parte do grupo de Facebook selecionado e que residem em Lisboa buscam por coisas e de seu país de origem. Com enfoque em gênero e migração, este estudo de antropologia material buscou observar o que as coisas podem representar para as integrantes do grupo, observando seus contextos e trajetórias particulares. As vivências e particularidades destas foram determinantes, uma vez que a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa. Como método de investigação foi selecionada a etnografia em terreno digital, dada a proposta da investigação e contexto de pandemia. Como questão de partida foi delimitado o seguinte questionamento: Quais são as coisas mais procuradas pelas mulheres brasileiras migrantes em Lisboa que fazem parte do grupo? Foi delineado então como objetivo específico compreender de que forma a busca por coisas realizadas pelas mulheres do grupo está relacionada com situações de nostalgia em relação ao Brasil e tentar caracterizar melhor como essa busca. Para responder a estes questionamentos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observações de postagens do grupo.
- Play or Walk Away: o desejo sexual na dramaturgia britânica contemporâneaPublication . Faísco, Cátia Ferreira dos Santos; Coelho, Rui Manuel PinaAo longo dos séculos, o desejo sexual tem sido objeto de inquietação na arte e no pensamento em geral. Reiteradamente reprimido pela religião e por alguns costumes sociais, expandido e explorado pelas suas representações artísticas, o desejo sexual temse intrometido nas narrativas que nos contam a história. Na contemporaneidade, também na dramaturgia britânica tem sido um lugar recorrente. Nesta investigação foi selecionado um corpus de análise dramático composto por peças escritas entre 2000 e 2014: The Sugar Syndrome (2003), de Lucy Prebble; Sugar Mummies (2006), de Tanika Gupta; The Pride (2008), de Alexi Kaye Campbell; Scarborough (2008), de Fiona Evans; Cock (2009), de Mike Bartlett; Spur of the Moment (2010), de Anya Reiss; Wanderlust (2010), de Nick Payne; The Village Bike (2011), de Penelope Skinner; The Mistress Contract (2014), de Abi Morgan; e The Pass (2014), de John Donnelly. Os autores e autoras selecionados fazem parte de uma geração que é herdeira do teatro in-yer-face – em que o sexo e a(s) sexualidade(s) estiveram em lugar central nas suas temáticas –-, e, em comum, encontramos, pelo menos, dois denominadores fundamentais: 1) o facto de, aparentemente, traçarem um retrato da fragilidade dos afetos na contemporaneidade; 2) as suas peças terem estreado no mítico Royal Court Theatre (RCT), em Londres. Durante muitos anos, o RCT foi considerado o epicentro da new writing dando a conhecer novas vozes da dramaturgia contemporânea e sendo centro e palco de muitas polémicas relacionadas com a representação do sexo e da violência. Nesta análise, abordamos o modo como o desejo sexual pode ser observado através de múltiplas variáveis como o desejo nostálgico, a pornografia, a intimidade, a culpa, o pudor, o tabu, a monogamia e a homossexualidade. A representação do desejo sexual, nestas peças e nesta investigação, é também entendida como uma ferramenta dramatúrgica para explorar o modo como os autores constroem uma narrativa sobre os relacionamentos, permitindo assim uma perspetiva sobre os mecanismos que, embora não se manifestem como tal, podem ser entendidos como repressores.
