Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-02"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- The risk of salt reduction in dry-cured sausage assessed by the influence on water activity and the survival of salmonellaPublication . Patarata, Luis; Fernandes, Liliana; Silva, José António; Fraqueza, M. J.Water activity (aw) is the main hurdle for microbial control in dry-cured sausages. The aw can be influenced by drying or adding electrolytes or humectants. Dry-cured meat products are partially dried, which, together with added salt, results in safe aw values. Currently, there is a trend to reduce salt in meat products, which can compromise the preservation process. The present work aims to evaluate the influences of added salt levels (1% or 3%) and the use or omission of phosphates and wine on the aw of a dry-cured sausage, and to evaluate the possibility of estimating the aw from the moisture loss and the behavior of Salmonella during dry-cured sausage (chouriço) processing. There was a strong relationship between moisture and aw, regardless of the salt level and the presence of phosphates or wine. Predicting aw from moisture loss is possible using the Boltzmann sigmoid function. The salt level strongly influences Salmonella behavior, mainly through aw reduction. An increase in aw by 0.01 units reduced the odds of achieving a 5-log reduction in Salmonella counts to half. Increasing added salt from 1% to 3% increased the odds of achieving a 5-log Salmonella reduction 7.5-fold. The current trend to reduce salt in foods must be carefully approached if applied to cured meat products, as it has substantial consequences on aw evolution and Salmonella survival
- Percursos da cenografia portuguesa: (1870-1974)Publication . Azevedo, Eunice Lopes Tudela de; Coelho, Rui Manuel PinaNa ausência de uma história da cenografia em Portugal, o presente estudo pretende ser um contributo para a compreensão da evolução da actividade, ao longo de um período de cerca de cem anos, compreendido entre a década de 1870 – com a chegada do cenógrafo italiano Luigi Manini ao Real Theatro de São Carlos, em Lisboa – e o ano de 1974, que assinala o fim do Estado novo (e do seu aparelho censório) e inaugura um novo capítulo para o teatro português. É através da exposição de alguns momentos de ruptura com o status quo da actividade cenográfica que traçamos o percurso da mesma, desde o estabelecimento do realismo cenográfico à renovação do teatro experimental, passando pela introdução da estética modernista e acção da censura no teatro de revista, assim como por algumas experiências tímidas e fugazes de transformação da componente visual do espectáculo. O caminho percorrido pela cenografia ao longo do século XX não foi nem unívoco, nem linear, e partiu da bidimensionalidade decorativa do telão pintado e alcançou, com o teatro experimental, a tridimensionalidade criadora de uma síntese dramatúrgica visual.
- Restauro ecológico de uma lagoa originada numa antiga pedreira: um caso de estudoPublication . Lima, Tiago Luís Ferreira; Rodríguez-González, Patricia María; Carvalho, Ana Paula Soares Marques deA Mata Nacional mais emblemática e antiga de Portugal, Mata Nacional de Leiria (MNL), sofreu um grande incêndio a 15 de outubro de 2017, que gerou uma invasão de espécies exóticas. De modo a preparar uma proposta de restauro utilizando as recentes diretrizes da Sociedade Internacional de Restauro Ecológico (SER), foi escolhido um caso de estudo – A Lagoa da Saibreira, uma lagoa permanente de origem artificial. A proposta foi formulada pelos seguintes passos principais: (i) Caracterização da Situação Base – Condições abióticas, incluindo indicadores bioclimáticos e cenários de alterações climáticas. Inventário de riqueza de espécies - identificada uma forte invasão por Acacia longifolia (Andrews) Willd. (Acácia-de-espigas) e possível presença do invasor Procambarus clarkii Girard (Lagostim-vermelho-do-Louisiana). Confirmada a presença da espécie de anfíbio protegida Pelobates cultripes Cuvier (Sapo-de-unha-negra). Revisão do impacto das invasoras no ecossistema; (ii) Avaliação da Perspetiva Social – Foi preparado um questionário, distribuído online, que recebeu um total de 298 respostas. Principais resultados: (a) avaliação média do estado atual da Lagoa da Saibreira como ‘Mau’; (b) 40% dos inquiridos visitam a área de estudo uma vez ou mais por mês; (c) os principais problemas identificados pelos respondentes são, por ordem decrescente, entulho despejado, A. longifolia, e árvores mortas por remover; (iii) Definição do Modelo de Referência – Seleção de habitats da Rede Natura 2000; (iv) Definição de Objetivos – Síntese da situação atual na Roda Social e na Roda Ecológica. Definição da Visão e das Metas para o Restauro, que orientam os objetivos; (v) Propostas de Intervenção - Intervenções propostas para ações como o controlo de A. longifolia, sumarizadas num mapa; (vi) Proposta para um Plano de Contingência; (vii) Proposta para um Plano de Monitorização. Abordagens inovadoras foram propostas p.ex. abordar diretamente contactos-chave da comunidade local como focos de divulgação dos questionários, representando o elevado número de respostas recebidas uma lição aprendida.
- Presença e memória: homenagem a Paula MorãoPublication . Carmo, Carina; Frias, Joana Matos; Pimentel, Maria Cristina, 1954-; Nobre, Ricardo Miguel Guerreiro; Patrício, RitaMotivado pelo intuito único de se prestar homenagem a uma obra e a um pensamento de referência, neste volume reúnem-se ensaios e testemunhos de várias dezenas de pessoas gratas que, pelas mais variadas formas, viram o seu percurso de leitores marcado pela presença da fala e da escrita de Paula Morão, desafiado pelas suas leituras e comentários, enriquecido pelas suas edições criteriosas, desassossegado pelas suas observações inesperadas. Em certa medida, cada um dos textos (...) é sobretudo uma espécie de conversa, pois em todos eles se retomam interesses da homenageada, a fim de se dar continuidade a discussões mais antigas ou mais recentes, isto é, a fim de se poder retomar os diálogos de sempre, preservando-os e guardando-os numa forma materializada.
- Kairos: configurações do tempo ontem e hojePublication . Figueira, Ana RitaA presente comunicação ocupa-se do poema intitulado Sessenta minutos, de Christina Ramalho, visando influir no recorte conceptual do kairos. Este termo, transportado com liberdade poética pela poeta, professora associada de Teoria Literária e Literatura Brasileira da Universidade Federal de Sergipe, habitualmente traduz-se por ‘momento oportuno’. Com uma história insuficientemente esclarecedora, o kairos é relevante na antiguidade em três domínios, concretamente na poesia arcaica, na sofística e na arte, a mais expressiva síntese do alcance semântico desta metáfora, nevrálgica do discurso hipocrático. Nesta “epopeia relâmpago” (p. 6), o pendor épico do texto reflecte-se na estrutura. As designações (H)Oráculo, Coliseu, Combatente 1 – Paimutic, Combatente 2 – Pachamary, Embate – Apófis e Desfecho - Wakan Tanka evocam a organização da epopeia (proposição, invocação, dedicatória, narração, epílogo), sustentando sessenta poemas, cada um com sessenta segundos-métricos votados à batalha entre o deus do Tempo e a deusa da Poesia. Os olhos fechados desta relembram a cegueira de Homero. A hibridez, emergente da intertextualidade e da intermedialidade, pontua o texto com imagens e com códigos QR, chamando impressões sinestésicas, recordativas da descrição do escudo de Aquiles (Ilíada 18, 477-617). Programada para uma hora, a leitura, amplia se exponencialmente através da mediação digital, hoje preponderante, actualizando os clássicos. Ao tempo, tradicional e actual, esta obra inaugura um lugar de privilégio para o humano mediante a criação linguística. O “infinitar” (p. 39) de caminhos reporta o kairos à acção, vinculando-a à interpretação do mundo. Em conformidade com este conteúdo, um discurso bipartido seguido de conclusões dará conta na primeira parte da técnica de absorção da atenção do leitor ouvinte (Fried 1980; Genette 1972; De Jong 2009) para a sua própria interioridade. Na segunda parte interna-se no kairos, merecendo saliência a inversão da “trilha das lógicas” (p. 41) enquanto força propulsora, inalienável das configurações do kairos ontem e hoje.
- Variação sazonal da composição bioquímica e bioatividade de três macroalgas (Ericaria selaginoides, Bifurcaria bifurcata e Codium sp.) do concelho de CascaisPublication . Pedro, Joana Rodrigues; Afonso, Fernando Ribeiro Alves; Bandarra, Narcisa Maria MestreAs macroalgas são essenciais para realizar a monitorização das florestas marinhas e garantir o sequestro de carbono, funcionando também como fontes sustentáveis de compostos bioativos. Neste sentido, este estudo teve como objetivo descrever o perfil nutricional e bioatividades de três macroalgas pouco caracterizadas da costa Portuguesa, por fim a estabelecer uma boa base de informação para realizar futuras aplicações na indústria alimentar animal e humana. Pretendeu-se também aferir o nível de influência sazonal nos diversos parâmetros avaliados, por amostragem no mesmo local no verão e inverno. O estudo da composição bioquímica proximal das duas macroalgas castanhas, E. selaginoides e B. bifurcata, e da alga verde do género Codium revelou resultados semelhantes à literatura, destacando-se o teor elevado de lípidos B. bifurcata de verão (9,9 ± 0,03 % ps). A análise dos perfis de ácidos gordos revelou diferenças entre a alga verde e as algas castanhas com valores relativos de ácidos gordos polinsaturados (PUFA) mais elevados na alga Codium sp.. Nesta alga predominaram PUFA n-3, ao contrário das algas castanhas onde se verificou um maior teor relativo de PUFA n-6. O ácido palmítico (C16:0) foi elevado em todas as macroalgas, o ácido araquidónico (C20:4 n-6) foi o principal PUFA nas macroalgas castanhas e o ácido α-linolénico (C18:3 n-3) o mais prevalente na alga verde. O ácido eicosapentaenóico (C20:5 n-3) estava presente em todas as algas com valores relativos entre 2,2 e 6,1 %. A distribuição das classes lipídicas revelou diferenças significativas maioritariamente entre algas. Quantificaram-se também outros compostos bioativos, registando-se teores mais elevados de polifenóis nos extratos de B. bifurcata, sem diferenças significativas. A atividade antioxidante quantificada pelos métodos 1,1-difenil-2-picril-hidrazilo (DPPH), Antioxidante Redutor do Ião Férrico (FRAP) e 2,2’-azino-bis(3-etilbenzotiazolina-6- sulfónico) (ABTS) foi considerável para as três algas. Detetou-se atividade anti-inflamatória em todas as algas, com destaque para o extrato de verão da E. selaginoides com o valor elevado de 94.2 ± 4.0 % de inibição de COX-2. Os resultados obtidos indicam que estas macroalgas têm um potencial biotecnológico significativo, sendo necessária mais investigação, nomeadamente para determinar a bioacessibilidade de alguns compostos e estudar a sua aplicabilidade como alimentos funcionais e suplementos nutricionais.
- Espólio de José Leite de Vasconcelos: corpus linguístico: o «Dialeto Brasileiro»Publication . Perdigão, Filipa Isabel Pereira Loreto Rodrigues; Brissos, Fernando; Castro, IvoEste relatório tem como foco o desenvolvimento e criação de um corpus de provas tipográficas pertencentes ao espólio1 de José Leite de Vasconcelos conservado no Museu Nacional de Arqueologia. Os pacotes2, que compõem o Legado de Leite de Vasconcelos, utilizados neste projeto foram os respeitantes à matéria de Filologia3. Numa primeira fase, identificou-se e organizou-se os materiais por tema e criou-se um catálogo dos mesmos para facilitar a posterior pesquisa. Numa segunda fase, fez-se fotografia de todas as provas tipográficas encontradas e conseguinte atribuição de cotas e edição de imagens. Ulteriormente, identificou-se a que obras pertenciam as provas e elaborou-se com essa informação tabelas de «correspondência»4. Por fim, este trabalho terá uma parte mais interpretativa, onde o foco será o chamado «dialeto brasileiro». Este foi um tema pouco tratado por Leite de Vasconcelos e, no entanto, teve relevância bastante para estar presente nos seus apontamentos e investigações. Foram encontrados, em específico, dois envelopes, que continham informação recolhida pelo autor, sobre este tema. Daí enveredou-se pelo estudo do seu conteúdo, fazendo uma descrição detalhada dos suportes materiais lá contidos.