Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-05"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Lost in transition: a systematic review of the association between unemployment and mental healthPublication . Virgolino, Ana; Costa, Joana; Santos, Osvaldo; Pereira, Maria Emília; Antunes, Rita; Ambrósio, Sara; Heitor, Maria João; Vaz Carneiro, AntónioBackground: Unemployment can involve financial strain and major psychosocial challenges. Integration of the existing evidence is needed to better characterize the association between unemployment and mental health, independently of macroeconomic contexts. Aims: Main objectives of this study: (a) review, integrate, and summarize evidence about the association between unemployment and anxiety disorders, mood disorders, and suicidal behaviour, and (b) identify variables affecting this association. Method: Systematic review of literature following PRISMA guidelines. PubMed, Web of Science, SciELO, RCAAP, and Cochrane Library databases were searched. Quantitative empirical studies on the association between unemployment and mental illness of community-based samples were included. The quality of the evidence provided in the studies was assessed following pre-defined methodological criteria. Results: Overall, 294 articles were considered eligible. In total, 55.7% of the studies were conducted in Europe; 91.4% supported a positive association between increased unemployment rates and anxiety, mood disorders, or suicidal behavior. Men and young adults were most severely affected by unemployment. Education and social support were found to buffer the negative outcomes of job loss. Conclusions: Unemployment was inversely associated with mental health irrespectively of the economic context; unemployed individuals were more vulnerable to commit suicide and suffer from anxiety and mood disorders.
- Avaliação da perceção do impacto da vespa-asiática (Vespa velutina nigrithorax) na atividade apícola em PortugalPublication . Verdasca, Maria João; Carvalheiro, Luisa; Rebelo, Hugo; Sampaio e Rebelo, RuiA vespa-asiática (Vespa velutina), nativa do sudeste asiático e presente na Europa desde 2004, onde é considerada invasora, tem sido amplamente referida como uma predadora eficaz da abelha-do-mel (Apis mellifera) e de outros polinizadores. Apesar do risco potencial para a produção de mel e para a prestação de serviços de polinização, até ao momento ainda não foi feita uma avaliação do seu impacto na apicultura. Neste trabalho, e com base num questionário online lançado em 2018 aos apicultores da zona norte e centro do país, pretendemos fazer uma primeira avaliação da perceção dos apicultores sobre o impacto da vespa-asiática na atividade apícola e sobre as estratégias de controlo da espécie que estão atualmente a ser implementadas em Portugal. Verifica-se que as ações de sensibilização feitas até ao momento estão a dar os seus frutos, pois a grande maioria dos apicultores que respondeu ao inquérito já se encontra informada sobre a vespa-asiática e seus impactos. Os apicultores que desenvolvem a sua atividade nos concelhos onde o número oficial de ninhos reportados é maior foram os que percecionaram maiores impactos desta espécie. Este é um bom indicador de que estudos baseados em inquéritos são credíveis e que podem ser usados como uma ferramenta de apoio à decisão. Os apicultores referiram que falta ainda conhecimento sobre quais as técnicas mais eficazes para combater a vespa-asiática e clamam por uma maior aproximação da comunidade científica na divulgação dos avanços sobre o tema. Foi ainda demonstrada insatisfação com a atuação das autoridades competentes no combate e, especialmente, na prevenção da vespa-asiática. Por fim, consideram ainda que os apoios recebidos até ao momento são insuficientes e consideram urgente a implementação de uma estratégia nacional vinculativa que regule o modo de atuação perante a vespa-asiática de forma igual entre todos os municípios. Globalmente, dada a consciencialização demonstrada pelos apicultores portugueses sobre o tema, o seu maior envolvimento na comunicação dos ninhos encontrados às autoridades competentes ou no seu registo no portal STOPvespa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) pode ser fundamental para ajudar na monitorização e no controlo da expansão da vespa-asiática à escala nacional.
- Responsabilidade das grandes corporações por abusos cometidos contra os direitos humanosPublication . Vaisman, Paloma Brandão; Fonseca, Rui Guerra daCom a consciência cada vez maior da interdependência entre a atividade económica e os direitos humanos, as empresas estão sob pressão crescente para respeitar esses direitos em suas operações globais. O uso de jurisdição extraterritorial pelos Estados não é de todo uma questão pacífica, em grande parte devido ao peso ainda atribuído à soberania territorial, mas, o fenómeno da globalização tem colocado vários desafios para a eficácia desse sistema de base territorial e para a necessidade da superação do modelo Estado centrista ou Westfaliano, que não é capaz de englobar os atores não estatais como sujeitos de direitos e obrigações de direitos humanos. Esta tese tem por objetivo principal discutir as possibilidades de expansão do âmbito da aplicação dos direitos humanos para além do território do Estado, onde as empresas transnacionais possuem a sua matriz, assim como, outros aspetos jurídicos envolvidos no problema. Procura-se, ao longo do presente trabalho, demonstrar a carência no âmbito do Direito Internacional em abordar a responsabilidade corporativa, do que resulta a impossibilidade em atender devidamente as vítimas dos abusos cometidos pelas empresas transnacionais.
- Um passado em comum: o exílio brasileiro em PortugalPublication . Cateb, Caio Bruno Pires Mendes; Peralta, ElsaA Revolução dos Cravos despertou Portugal dos longos anos de ditadura salazarista. Os portugueses agitaram o mundo com as notícias que vinham de Lisboa e com as expectativas que emergiram daquele processo político revolucionário. Brasileiros espalhados por diversos países, em fuga da violência da ditadura militar, animaram-se com o que vinha acontecendo em Portugal. Depois de vários deslocamentos e expectativas frustradas de regresso e de revolução, como no Chile de Allende, viram no Abril português uma porta de esperança para encontrarem morada segura e seguirem atuando politicamente durante o exílio. Essa dissertação analisa esse processo de exílio dos brasileiros em Portugal, por meio dos testemunhos daqueles que experienciaram tal momento histórico. Deste modo, busca-se identificar quem são esses exilados brasileiros, o que os levaram a Portugal, sob quais condições permaneceram no país e de que forma o exílio em terras lusas alterou seus referenciais políticos, culturais e sociais.