Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-22"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- ISBE Newsletter nº 90: O uso preventivo de anticorpos monoclonais ‐ bamlanivimab e etesevimab ‐ diminui as cargas virais em doentes ambulatórios com quadros leves e moderados de infecção pelo SARS‐CoV‐2 - Imunidade celular contra a infecção pelo SARS‐CoV‐2Publication . Carneiro, António Vaz; Neto, SusanaO objectivo da Newsletter do Instituto de Saúde Baseado na Evidência (ISBE) é a disponibilização de informação sobre áreas relevantes para a prática clínica, baseada na melhor evidência científica. São localizados estudos relevantes e de alta qualidade, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática e resumidos numa óptica de suporte à decisão clínica. É dada prioridade aos estudos de causalidade – revisões sistemáticas, ensaios clínicos, estudos de coorte prospectivos/retrospectivos, estudos seccionais cruzados e caso‐controlo – incluindo‐se ainda, quando justificado, estudos qualitativos considerados de elevada qualidade metodológica e importância clínica.
- A Critical Perspective on 3D Liver Models for Drug Metabolism and Toxicology StudiesPublication . Serras, Ana S.; Rodrigues, Joana S.; Cipriano, Madalena; Rodrigues, Armanda V.; Oliveira, Nuno G; Miranda, Joana PThe poor predictability of human liver toxicity is still causing high attrition rates of drug candidates in the pharmaceutical industry at the non-clinical, clinical, and post-marketing authorization stages. This is in part caused by animal models that fail to predict various human adverse drug reactions (ADRs), resulting in undetected hepatotoxicity at the non-clinical phase of drug development. In an effort to increase the prediction of human hepatotoxicity, different approaches to enhance the physiological relevance of hepatic in vitro systems are being pursued. Three-dimensional (3D) or microfluidic technologies allow to better recapitulate hepatocyte organization and cell-matrix contacts, to include additional cell types, to incorporate fluid flow and to create gradients of oxygen and nutrients, which have led to improved differentiated cell phenotype and functionality. This comprehensive review addresses the drug-induced hepatotoxicity mechanisms and the currently available 3D liver in vitro models, their characteristics, as well as their advantages and limitations for human hepatotoxicity assessment. In addition, since toxic responses are greatly dependent on the culture model, a comparative analysis of the toxicity studies performed using two-dimensional (2D) and 3D in vitro strategies with recognized hepatotoxic compounds, such as paracetamol, diclofenac, and troglitazone is performed, further highlighting the need for harmonization of the respective characterization methods. Finally, taking a step forward, we propose a roadmap for the assessment of drugs hepatotoxicity based on fully characterized fit-for-purpose in vitro models, taking advantage of the best of each model, which will ultimately contribute to more informed decision-making in the drug development and risk assessment fields.
- Utilização de gentamicina por nebulização associada a cinesioterapia respiratória no tratamento da doença do trato respiratório inferior em cãesPublication . Oliveira, Margarida Freire; Lobo, Luís Pedro Rodrigues de Lima; Pomba, Maria Constança Matias FerreiraAtualmente, não existe um protocolo terapêutico definido para o tratamento de infeções respiratórias causadas por Bordetella bronchiseptica, pertencentes ao Complexo de Doenças Respiratórias Infeciosas Caninas (CIRDC). A infeção por B. bronchiseptica é um diagnóstico clínico comum em cães, especialmente naqueles provenientes de canis ou criadores, onde a densidade populacional é maior. A terapêutica atualmente aconselhada pelas diretrizes existentes consiste, principalmente, na administração empírica de doxiciclina por via sistémica, tratamento que nem sempre se demonstra eficaz. O presente estudo teve como objetivo contribuir para a elaboração de um possível protocolo terapêutico com recurso a administração de gentamicina por via aerógena na forma de nebulização. Para tal, foi estudado o caso clínico de uma cadela de 3 meses, Cavalier King Charles Spaniel (CKCS), com doença respiratória causada por B. bronchiseptica, apresentada ao Hospital Veterinário do Porto. Foi observada uma incapacidade de alcançar a cura clínica apenas com a administração de antibióticos por via sistémica, complicado ainda pelo fato de a bactéria em questão apresentar resistência a múltiplos antibióticos. Verificou-se que a cura clínica apenas foi possível quando se iniciou a administração de gentamicina por nebulização, associada a administração de outro antibiótico, neste caso azitromicina, por via sistémica. Os resultados obtidos vêm apoiar a importância que a administração de gentamicina por via aerógena, através de nebulização, parece ter, mostrando-se muito eficaz no tratamento de infeções respiratórias caninas causadas por B. bronchiseptica.
- No tempo em que os suíços eram miseráveis: a formação da primeira colônia suíça no BrasilPublication . Santos, Carolina Araujo Góes dos; Domingues, ÂngelaO presente estudo pretende apresentar como foi a atuação das diplomacias portuguesa e suíça na criação de Nova Friburgo, uma cidade do Rio de Janeiro fundada por colonos helvéticos num conturbado período histórico, pós-invasões napoleônicas. Aborda as forças profundas que são o conjunto de questões climáticas, econômicas, sociais e religiosas na Europa de começos do século XIX, que contribuíram para a assinatura de um documento com 24 artigos, em maio de 1818, entre o representante do cantão suíço de Fribourg e o rei de Portugal D. João VI para a instauração de uma colônia de povoamento composta por não portugueses no Brasil, com caráter definitivo e a migração de mais de 2000 helvéticos para o Reino do Brasil no ano de 1819.
- Estudo retrospetivo sobre a prevalência dos agentes etiológicos de mastites e sua sensibilidade aos antibióticos na Ilha de São MiguelPublication . Ventura, Joel Alexandre Ferreira; Stilwell, George Thomas; Vidal, João Manuel Raposo, TutorA mastite bovina é a doença com maior impacto na indústria leiteira, quer pelo seu caráter económico, quer pela contínua necessidade da sua prevenção e controlo das explorações. Para tal, ao longo dos anos, a comunidade científica tem vindo a estudar e avaliar padrões etiológicos, nomeadamente através da determinação da prevalência dos agentes de mastite isolados a partir de amostras de leite de cada região e país, com a finalidade de os correlacionar com os fatores de risco ambientais e de maneio, que poderão estar a influenciar a sua manutenção no efetivo animal. Outro tópico cada vez mais emergente na atualidade tem sido a presença e evolução das resistências aos antimicrobianos utilizados tanto na produção animal como noutras vertentes da medicina veterinária, e ainda na medicina humana. Logo, a dificuldade constante na profilaxia e tratamento de mastites também se associa ao aumento das resistências aos vários antimicrobianos disponíveis e mais utilizados na clínica de campo. Neste estudo retrospetivo, referente ao período entre 2013 e 2018 foram avaliados 4680 isolados bacterianos em leite de vaca. As amostras de leite foram colhidas a partir de 842 vacas de 553 explorações distribuídas por seis concelhos da Ilha de São Miguel. Para o cálculo da sensibilidade aos antimicrobianos foram utilizados 1724 antibiogramas. Os objetivos definidos para o nosso estudo consistiram em determinar a prevalência dos agentes de mastite, comparar a prevalência de agentes contagiosos e de agentes ambientais, e, de agentes maiores e menores. Para além destes, o cálculo da sensibilidade e avaliação das resistências totais e por agente, e também a prevalência de isolados a partir de amostras com Teste Californiano de Mastites negativo, positivo e de mastite clínica. Relativamente ao estudo das prevalências, S. aureus foi o mais prevalente e Klebsiella spp. foi o menos prevalente. Constatou-se existir maior prevalência dos agentes maiores comparando com os menores. Os agentes contagiosos apresentaram prevalência superior aos ambientais. Considerando o estudo das resistências, as percentagens totais de isolados resistentes para a penicilina e cloxacilina estão superestimadas pois os Gram-negativos foram incluídos nestas percentagens e estes apresentam uma resistência natural a estes antimicrobianos. A canamicina, a sulfamida+trimetoprim e as fluoroquinolonas são os antimicrobianos com percentagens totais de resistências mais elevadas. Por fim, todos os agentes bacterianos demonstraram ser resistentes a pelo menos dois antimicrobianos.
- A mudança começa em nós! Aprender o clima para compreender as alterações climáticas: uma experiência didática no 7º ano de escolaridadePublication . Camelo, Hugo Miguel Lajoso; Esteves, Maria Helena Fidalgopresente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia, da Universidade de Lisboa, apresenta o resultado de uma experiência didática, através da lecionação do tema “O Meio Natural”, concretamente no subtema “Clima e Formações Vegetais”. A experiência teve lugar na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, numa turma de 7.º ano de escolaridade. A lecionação do tema referido teve como objetivo facilitar o ensino e aprendizagem do tem “Meio Natural”, sobretudo na caraterização e distribuição dos ambientes bioclimáticos, destacando a sua zonalidade. A zonalidade dos climas foi o mote para a articulação com as alterações climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, onde se pretendeu trabalhar com a turma competências de resolução de problemas, assentes em valores humanísticos e numa cidadania ativa, que passa por sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de mudar hábitos e comportamentos. O presente relatório terá dois momentos. Uma primeira parte, constituída por três sessões, as quais forma lecionadas, onde é realizadas uma análise fundamentada nas estratégias e resultados obtidos com a turma e uma segunda parte, onde é apresentada a planificação e recursos que seriam utilizados, caso não houvesse a pandemia. Foram adotadas estratégias de ensino e aprendizagem, como por exemplo, a exploração de vídeos, debates, construção de mapas com as zonalidades dos climas, entre outras, com intuito de facilitar as aprendizagens e, também, incentivar à participação ativa dos alunos na construção das suas próprias aprendizagens. A Educação Geográfica tem um papel relevante na promoção do desenvolvimento sustentável, onde se torna imprescindível preparar as gerações mais jovens para os grandes desafios atuais, através de conhecimentos, competências e valores, que podem ser adquiridos a partir do estudo da Geografia.
