Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-09"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- The Ethics of Tax Evasion: An Approach on Variables Using Principal Component AnalysisPublication . Ribeiro, César; Pinho, Carlos SantosThe literature encompasses a relatively wide range of arguments regarding the perception of tax evasion as an ethical procedure. Each of these arguments stands for a valid variable for study, leading to an equally wide range of variables. Our study is aimed at addressing these variables using the Principal Component Analysis (PCA) and at identifying subsets of variables that may be strongly correlated with one another. As a result, regarding the eighteen initial eigenvalues, it was possible to create three new composite variables, all of them with satisfactory internal consistency results.
- Fidelidade ontológica : um itinerário em torno do pensamento ecológico de Cerqueira GonçalvesPublication . Romão, Sara Vieira; Afonso, FilipaEsta dissertação debruça-se sobre o conceito de fidelidade ontológica e a importância da questão ecológica para a filosofia de Cerqueira Gonçalves. O seu pensamento acerca da cultura, ética e ontologia depreende uma análise cuidada das razões de ser da insustentabilidade ambiental, não encontrando na ética e na política uma solução suficientemente satisfatória para esta questão. O filósofo defende, antes, uma reflexão profunda sobre a complexidade do real, sobre o lugar do homem no mundo, pela pergunta pelo ser, pela relação entre o uno e o múltiplo. Defende a primazia da ação e o papel fundamental da filosofia nas desejadas mudanças, adiantando que é a hermenêutica que oferece as ferramentas para a procura dos fundamentos que sustentam o modo de estar comunitário. Apresenta o amor e comunicabilidade como modos de ser partilhados por todos os entes, propondo um itinerário comunitário de fidelidade ontológica na relação triádica entre ser, homem e mundo.
- Possibilidades terapêuticas dos polifenóis alimentares na doença de AlzheimerPublication . Nogueira, João Filipe Andrade; Silva, Rui Fernando Marques daA doença de Alzheimer (AD) é uma doença neurodegenerativa, crónica e progressiva, caracterizada pela perca de capacidades cognitivas, sendo a principal causa de demência a nível mundial. As lesões características desta doença são os agregados de peptídeos beta amilóide (Aβ) e os emaranhados neurofibrilares (NFTs) compostos por proteína tau hiperfosforilada. Tomando em conta, o paradigma atual de gestão da AD, especificamente no que respeita às soluções terapêuticas farmacológicas disponíveis, estas têm-se revelado ineficazes, levando apenas à melhoria dos sintomas patológicos e, não apresentado qualquer capacidade curativa ou de remissão da patologia. Os polifenóis alimentares devido a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, tendo sido considerados como moléculas altamente promissoras. Estes compostos têm vindo a ser apontados como soluções terapêuticas de prevenção e tratamento de várias doenças, tais como doenças crónicas do foro cardiovascular, neurodegenerativas, diabetes tipo 2 e obesidade. Nesta monografia, pretende-se abordar os mecanismos patológicos conhecidos da AD e evidenciar a ação dos polifenóis sobre os mesmo como estratégia terapêutica para o combate à AD.
- Identificação médico-legal humana: contribuição para novos formulários dentários ante mortem e post mortemPublication . Peixoto, Daniela Alexandra Mendes; Pereira, Cristiana Maria Palmela; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaIntrodução: Durante a identificação médico-legal humana por critérios dentários estabelecem-se comparações entre dados ante mortem do presumível desaparecido e dados post mortem do cadáver. Existem vários formulários de identificação humana por parâmetros dentários a nível internacional, sendo bastante díspares entre si. Objetivos: Os objetivos primários da presente investigação foram conhecer a situação internacional relativamente aos formulários dentários de identificação humana; avaliar as variáveis relacionadas com o conhecimento dos formulários pelos médicos dentistas forenses a nível internacional; avaliar a importância dos formulários dentários nas fases ante mortem e post mortem e da harmonização dos mesmos; e conhecer quais os formulários com maior consenso a nível internacional para a prática forense. O objetivo final consistiu na construção de novos formulários dentários de identificação humana para aplicação a nível nacional. Materiais e métodos: Este estudo, realizado na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, compreendeu uma fase experimental – construção do questionário, sua aplicação e análise estatística dos resultados; e outra fase de construção dos formulários de identificação médico-legal humana ante mortem e post mortem, no âmbito da patologia forense, para aplicação a nível nacional. Resultados: A amostra consistiu em 42 profissionais de diversos países, na área de Medicina Dentária, com prática na identificação humana em Patologia Forense. Dos 40 que responderam quanto ao tipo de formulário dentário de identificação que usam nos respetivos países, 29 inquiridos responderam que usam os formulários da Interpol. Dos quais 2 responderam que não se encontram satisfeitos com os formulários da Interpol. Quando inquiridos sobre a harmonização dos formulários a nível nacional, dos 40 que responderam, 39 consideram importante e 1 respondeu que não considera relevante. Dos 42 inquiridos, 34 consideraram que os formulários da Interpol servem de base para a harmonização dos formulários dentários de identificação, 5 responderam que não servem e 3 não responderam. Baseado nos resultados, foram desenhados os formulários dentários de identificação humana. Conclusão: Os resultados obtidos no questionário demonstram que a nível mundial existem vários formulários dentários para aplicação médico-legal a nível da identificação humana. Contudo, os formulários da Interpol são os mais usados. Assim, os formulários propostos para utilização a nível nacional no âmbito da identificação médico-legal foram construídos com base nos formulários da Interpol, com as melhorias propostas pelos profissionais que responderam ao questionário.
- Consequências na saúde oral do mergulhoPublication . Almeida, Maria Uva Sancho Gouveia de; Noronha, Susana Isabel de Castro Santos do Canto de; Lopes, Paulo Alexandre MascarenhasObjetivo: O objetivo deste estudo foi descrever as manifestações orais em mergulhadores relacionando-as com possíveis fatores de risco. Adicionalmente foram comparadas as manifestações e os fatores de risco detetados, entre mergulhadores profissionais, profissionais do mergulho e mergulhadores amadores. Materiais e Métodos: A população alvo foi constituída por mergulhadores entre os 18 e os 65 anos de idade que mergulhavam no Centro de Mergulho Cipreia em Sesimbra, tendo sido recolhida uma amostra total de 33 mergulhadores. O estudo foi realizado através de um questionário com 24 perguntas, entregue e recolhido pessoalmente aos mergulhadores. Os dados foram, posteriormente, analisados no programa de análise estatística SPSS (Statistical Package for Social Sciences, versão 26). Resultados: A boca seca foi experienciada por 63,6% dos mergulhadores. A barodontalgia foi relatada por 21,2% dos mergulhadores, enquanto que o barotrauma dentário foi reportado por apenas 6% dos mergulhadores. Mais de metade dos mergulhadores, 72,7%, relataram nunca sentir nenhum tipo de alteração. Queixas ao nível da ATM envolveram 15,2% dos mergulhadores. Neste estudo, a boca seca encontrou-se associada ao tipo de águas em que se pratica mergulho (p=0,012) e ao tipo de mergulho praticado (p=0,015). Dor ou fratura dentária demonstrou estar associada ao estado do dente afetado - são/cariado/restaurado (p= 0,021). Conclusão: A manifestação oral mais descrita pelos mergulhadores foi boca seca. Demonstrou- se existir associação entre boca seca e, não só o tipo de mergulho como também o tipo de águas em que foi praticado mergulho, tal como entre dor ou fratura e o estado do dente afetado. Não foi verificada qualquer relação entre manifestações orais e possíveis fatores de risco relacionadas ao mergulho entre mergulhadores profissionais e mergulhadores amadores.
- Índice de maturidade do 2º molar numa população dos 7 aos 15 anos: aplicação na estimativa médico-legal da idadePublication . Augusto, Diana Isabel Marques; Pereira, Cristiana Maria Palmela; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaIntrodução: A estimativa da idade para identificação pessoal no campo das ciências forenses é notável, tanto para indivíduos vivos como para os cadáveres. O sistema judicial enfrenta diversas dificuldades no que respeita à identificação de indivíduos sem identificação fidedigna, muitas vezes categorizando os mesmos pela aparência física, o que leva a erros e ausência de equidade, quando presentes a tribunal. Objetivo: O objetivo desta investigação consistiu em estimar a idade cronológica de uma população dos 7 aos 15 anos pela estimativa da idade biológica dentária, no âmbito da identificação médico-legal da idade, utilizando o I2M, com recurso a radiografias panorâmicas. Materiais e Métodos: Foram selecionadas 591 radiografias panorâmicas, de um total de 398 pacientes do Serviço de Estomatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE. Procederam-se às medições necessárias com recurso ao programa informático ImageJ®, sendo posteriormente aplicado o I2M para o cálculo da estimativa de idades, bem como os estádios de acordo com Demirjian. Por fim, os resultados foram analisados estatisticamente. Resultados e Discussão: Os CCI variam de 0,608 a 0,943. A correlação da idade cronológica com os IMs dos dentes 37 e 47 demonstra que quanto mais avançada a idade menor é o IM. Há diferenças estatisticamente significativas entre as medianas das estimativas da idade baseadas no I2M_37 e as baseadas no I2M_47 e há diferenças estatisticamente significativas da estimativa da idade entre géneros. A estimativa da idade através do I2M não apresenta diferenças estatisticamente significativas com a idade cronológica. A estimativa da idade pelos estádios de Demirjian não apresenta diferenças significativas com a idade cronológica. O ponto de corte 0,1243 para o I2M_37 para a idade legal dos 12 anos na população portuguesa permite classificar corretamente o individuo em 86,29%. Conclusão: Este estudo permite confirmar a reprodutibilidade da aplicação IM com base no dente segundo molar para aplicação no âmbito médico-legal, numa população portuguesa dos 7 aos 15 anos de idade.
- Índice de regressão dentária numa população dos 6 aos 15 anos: aplicação na estimativa médico-legal da idadePublication . Sardinha, Joana Pico dos Santos; Pereira, Cristiana Maria Palmela; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaIntrodução: A estimativa de idade na Medicina Dentária Forense é importante para aplicação da norma em várias áreas do direito com interseção com a Medicina Legal e Ciências Forenses. A fórmula Europeia de Cameriere é um dos métodos usados para estimar a idade, em que utiliza a distância entre os ápices abertos e se divide pelo comprimento do dente, obtendo, desta forma, o índice de maturidade de sete dentes. Objetivo: O objetivo deste estudo foi estimar a idade cronológica no âmbito da identificação médico-legal da idade, recorrendo ao índice de regressão dentária europeu, bem como, os respetivos estádios de Demirjian, numa população portuguesa, dos 6 aos 15 anos. Materiais e Métodos: Selecionaram-se 483 ortopantomografias nas quais se realizaram as medições necessárias, recorrendo ao método de Cameriere, no programa ImageJ. Todos os sete dentes permanentes do 3.º Quadrante foram classificados de acordo com os estádios de Demirjian, de A-H. Resultados: Os coeficientes de correlação interclasse apresentaram valores, na sua quase totalidade, superiores a 0,75. O coeficiente de determinação obtido através da fórmula europeia é igual a 80,9%. A classificação pelos estádios de Demirjian mostrou uma sobrestimação média de 8,7 meses. Não foram detetadas diferenças estatisticamente significativas na precisão da estimativa da idade entre os dois sexos. Conclusão: Não existem diferenças estatisticamente significativas entre a idade cronológica e a idade dentária dos indivíduos, estimada pelo índice de regressão dentária europeu, quando utilizados coeficientes estimados para a população Portuguesa, mas verificaram-se diferenças entre a idade cronológica e a idade dentária estimada pelos estádios de Demirjian. Não existem diferenças estatisticamente significativas entre géneros na aplicação dos dois métodos.
- Perfis do microbioma oral na cárie e doença periodontal: revisão sistemática de literaturaPublication . Patrão, Jade Moreira; Silveira, João Miguel Lourenço; Marques, Joana Rita Oliveira FariaIntrodução: Diversos microrganismos habitam a cavidade oral e, em muitos casos, são exclusivos deste nicho, pois desenvolveram uma especificidade requintada para colonização oral. Objectivo: Realizar uma revisão da literatura científica com o intuito de avaliar os perfis do microbioma oral na cárie dentária e na doença periodontal. Metodologia: Pesquisa bibliográfica recorrendo às bases de dados primárias Medline (via PubMed), SciELO e Lilacs , sendo selecionados artigos publicados entre 2000 e 2020, nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “Oral Microbiome”, “Dental caries”, “Periodontal pathogens”, “Biofilm” e “Microbiology”. Os estudos incluídos foram revisões sistemáticas, meta-análises, estudos clínicos controlados e de cohort, todos em humanos, sem restrições em relação à idade, etnia ou género. Resultados: Nesta revisão, foram identificados 253 artigos, nas diferentes bases de dados. A leitura do título e resumo dos artigos permitiu a seleção de 13 publicações com potencial interesse, sendo analisados integralmente. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram excluídos 8 artigos. A amostra final do estudo foi constituída por 5 publicações. Conclusão: A cárie dentária é uma das doenças crónicas mais comuns mundialmente. A sua patogenicidade está intimamente relacionada ao metabolismo microbioano altamente fermentativo, destacando os streptococcus, particularmente o S. mutans. Já as doenças periodontais possuem bactérias específicas que estão associadas à diferentes formas da doença e severidade da mesma. Os perfis podem ser usados para estabelecer o risco da doença. Porém, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda é necessário um maior refinamento dos mesmos.
- Rastreio de parasitas gastrointestinais e pulmonares em canídeos e felídeos da Região Autónoma dos Açores, ilhas de São Miguel e TerceiraPublication . Teixeira, Romana Paula Carreiro; Carvalho, Luís Manuel Madeira de; Flor, Isilda Cristina Gomes (Tutor)As parasitoses podem afetar gravemente a saúde e bem-estar animais, tornando-se cada vez mais relevantes, pelo caráter zoonótico que apresentam, podendo constituir também um perigo para a saúde pública. A presente dissertação teve como principal objetivo determinar a prevalência de parasitas gastrointestinais e pulmonares predominantes em canídeos e felídeos pertencentes à Região Autónoma dos Açores. Para este efeito, foi efetuado um estudo parasitológico que incluiu a colheita de amostras fecais a 205 canídeos e a 115 felídeos, nas ilhas de São Miguel e Terceira, recorrendo às técnicas de flutuação de Willis e Baermann modificado, para posterior análise das mesmas. A prevalência global de parasitismo gastrointestinal em canídeos foi de 53%, em que os resultados obtidos, para cada parasita, foram os seguintes: Ancylostomatidae (42,44%), Trichuris vulpis (17,56%), Toxocara canis (12,68%) e Cystoisospora spp. (4,39%). A prevalência global de parasitismo gastrointestinal em felídeos foi também de 53%, onde cada parasita registou as seguintes prevalências: Toxocara cati (31,3%) Ancylostomatidae (30,43%), Cystoisospora spp. (14,78%) e Trichuris sp. (0,87%), A prevalência de parasitismo pulmonar foi de 0,49% nos canídeos e 20,87%, nos felídeos, tendo sido detetadas as espécies Angiostrongylus vasorum e Aelurostrongylus abstrusus, em cães e gatos, respetivamente. O presente rastreio obteve prevalências elevadas de infeção gastrointestinal, tanto em canídeos como felídeos, provavelmente por as amostras serem provenientes, maioritariamente, de canis e gatis, e pelo facto de o arquipélago dos Açores reunir as condições climáticas ideais ao desenvolvimento dos parasitas. A prevalência de aelurostrongilose na região é também considerável (20,87%), pelo que não deve ser descuidada, e deve constar na lista de diagnósticos diferenciais que causam patologia do foro respiratório, nos felídeos do arquipélago dos Açores.
- Validação do método de Nolla e de Moorrees na estimativa da idade dentária numa população Portuguesa dos 17 aos 23 anosPublication . Silva, Rodrigo Manuel Guerreiro da; Pereira, Cristiana Maria Palmela; Silva, Rui Filipe Vargas de SousaIntrodução: Nas ciências forenses, a estimativa de idade é uma das principais áreas de investigação científica. Na área médico-legal, a estimativa de idade é importante na identificação individual. Objetivo: O objetivo principal desta investigação consistiu em estimar a idade cronológica de uma população portuguesa entre os 17 e os 23 anos, através da aplicação de metodologias morfológicas aplicadas aos terceiros molares, métodos de Nolla e Moorrees, de forma a verificar qual dos métodos apresenta maior precisão na estimativa da idade dentária. Materiais e Métodos: Foram selecionadas 348 ortopantomografias numa população dos 12 aos 23 anos dividida em dois grupos etários, dos 12 aos 16 anos e dos 17 aos 23 anos. Foram aplicados os métodos de Nolla e Moorrees para o cálculo da estimativa de idade. Resultados e Discussão: O coeficiente kappa ponderado de Cohen varia entre 0,848 e 0,923. Os resultados mostraram que os métodos estimam a idade sem diferenças estatisticamente significativas com a idade cronológica. O coeficiente de determinação ajustado para o método de Moorrees é 0,732, para o método de Nolla é de 0,739 e para os dois métodos juntos é de 0,735. Quando comparamos as estimativas de idade pelos dois métodos existem diferenças estatisticamente significativas. Na comparação dos erros entre os dois grupos etários, para o grupo dos 12 aos 16 anos de idade há uma subestimação de aproximadamente 5 meses, no grupo do estudo dos 17 aos 23 anos de idade há uma sobrestimação média de 7,5 meses. Deste modo, há diferenças estatisticamente significativas entre os dois subgrupos. Conclusão: Conclui-se que os estádios de Nolla e de Moorrees aplicado ao terceiro molar fornecem uma estimativa da idade cronológica na população portuguesa dos 17 aos 23 anos de idade para aplicação médico-legal, apesar de se verificar uma ligeira sobrestimação da idade.
