Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-27"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Perspetivas futuras da terapia pediátrica com surfactantes pulmonares: síndrome da dificuldade respiratóriaPublication . Oliveira, Diana Vieira; Pinheiro, Lídia Maria Veloso; Faustino, Célia CardonaDurante a transição da vida fetal para a vida extra-uterina, aproximadamente 10% dos recém-nascidos (RN) necessita de alguma assistência a fim de garantir uma respiração espontânea. Neste contexto, são vários os desafios com que as unidades pediátricas e neonatais se deparam, relativamente à adoção de tratamentos eficazes e menos invasivos. A Síndrome da Dificuldade Respiratória (SDR) é caracterizada pela ausência ou deficiência de surfactante1 pulmonar, resultante da imaturidade pulmonar em RN pré- termo. A ausência de surfactante provoca o colapso alveolar (atelectasia) após a expiração, uma vez que este é responsável pela diminuição da tensão superficial na interface líquido-ar. A administração de surfactante é uma técnica comum e recorrente em diversas patologias, sendo a SDR uma das principais, em pediatria. Sendo esta uma patologia comum em partos prematuros, a administração de surfactante e o recurso a ventilação têm sido abordagens indispensáveis para assegurar o normal desenvolvimento fetal até à completa maturação pulmonar, dada a sua eficácia e segurança comprovadas, com resultados favoráveis poucos minutos após a sua aplicação. Apesar do seu sucesso, estes tratamentos continuam a ter uma forte componente invasiva e o desconforto que advém do seu uso é notório, provocando frequentemente danos irreversíveis ao nível das mucosas frágeis características deste quadro. Assim, urge desenvolver técnicas menos invasivas e mais otimizadas, como é o caso da técnica de nebulização ou cateterização endotraqueal, e novos surfactantes, como o CHF5633. A principal inovação inerente a esta terapia será a nebulização, a única técnica verdadeiramente não invasiva e que revolucionaria os resultados clínicos destes RN por provocar sequelas mínimas, no entanto é ainda uma realidade distante, carecendo de mais estudos que comprovem a sua eficácia e segurança.
- Evidência científica para o uso do mel farmacêutico no tratamento de feridas crónicasPublication . Nunes, Carlos Manuel Gonçalves; Pinheiro, Lídia Maria Veloso; Faustino, Célia CardonaAo longo da história, o mel tem tido um papel importante na vida e na saúde das comunidades, tanto como alimento como agente terapêutico. Os seus componentes atuam de modo sinergístico, conferindo-lhe potencial na atividade contra diversos microrganismos. Nas últimas décadas, o interesse pela sua capacidade terapêutica no tratamento de feridas reconquistou interesse por parte dos investigadores. A resistência aos antimicrobianos tem sido uma crescente preocupação, sendo que uma das possíveis soluções para este flagelo reside em alternativas terapêuticas como o mel. O mel farmacêutico permite combater a infeção, acelerar a cicatrização, reduzir o uso de antibióticos e economizar recursos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O mel demonstra, entre outras, propriedades antimicrobianas, imunomoduladoras, anti-inflamatórias, cicatrizantes e desbridantes. O mel de manuka é, por exemplo, um mel com atividade não devida a peróxido de hidrogénio, sendo um dos mais estudados e utilizados no tratamento de feridas. A elevada osmolaridade, alta concentração de açúcar, baixa acidez (pH entre 3,2 e 4,5), reduzida atividade da água (inferior a 0,60), elevada viscosidade e presença de compostos fenólicos concorrem para a atividade antibacteriana do mel, a qual, em alguns méis, também é devida ao teor em peróxido de hidrogénio. A atividade antibacteriana decorre igualmente do stress oxidativo associado à formação e acumulação de radicais hidroxílicos que inibem o crescimento bacteriano (dependente da concentração). O material de penso com ação terapêutica nas feridas crónicas, classificado como dispositivo médico, pode ser dividido em vários grupos, consoante as suas características: hidrocolóides, alginatos, espumas, hidrogeles, antimicrobianos (onde se inserem os apósitos de mel), entre outros. O mel farmacêutico pode ter diversas origens entomológicas, botânicas e geográficas, devendo cumprir rigorosos critérios de qualidade, segurança e uniformização. As formulações comercializadas devem ser otimizadas de forma a apresentar uma boa relação de eficácia/segurança. Existe evidência científica dos benefícios do mel no tratamento de feridas crónicas, nomeadamente úlceras de pé diabético, úlceras venosas crónicas, úlceras cirúrgicas e úlceras de pressão. Tais benefícios são, em muitos casos, comparáveis aos tratamentos convencionais, em equivalência e superioridade, espelhados nos resultados clínicos obtidos. Para que o mel farmacêutico se possa afirmar como agente terapêutico de primeira linha, mais estudos precisam de ser realizados, especialmente no que toca à melhor caracterização físico-química dos vários méis disponíveis, clarificação de alvos terapêuticos e mecanismos de ação do mel, assim como melhor uniformização e otimização das formulações comercializadas.
- Plantas e produtos vegetais com ação no sistema digestivo: distúrbios funcionais gastrointestinais: dispepsia funcional e síndrome do intestino irritávelPublication . Anísio, Adriana Marisa Gomes; Serrano, Rita Maria Olivença Trindade dos SantosAs patologias do trato gastrointestinal são consideradas um importante problema de saúde pública que acomete grande parte da população mundial. Estas doenças podem ser subdivididas em: distúrbios funcionais gastrointestinais, como a dispepsia funcional e a síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias intestinais, doenças do esófago e doenças ácido-pépticas. No diagnóstico dos distúrbios funcionais gastrointestinais utilizam-se os Critérios de Roma IV, estes têm por base a presença de sintomas característicos e resultados objetivos de um número limitado de testes e investigações diagnósticas padrão. Estes critérios definem distúrbios funcionais gastrointestinais como condições da interação intestino-cérebro. A dispepsia funcional é uma condição que apresenta sintomas crónicos ou recorrentes ao nível da região gastroduodenal. Os sintomas geralmente incluem dor ou desconforto epigástrico, náuseas, eructações, saciedade precoce e inchaço. A dispepsia funcional classifica-se em dois subtipos, a síndrome do desconforto pós-prandial e a síndrome da dor epigástrica. A síndrome do intestino irritável é definida como um distúrbio intestinal funcional caracterizado por apresentar dor ou desconforto abdominal e alterações no fluxo intestinal sem a identificação de anormalidades estruturais. Com uma relativa escassez de opções farmacológicas e um número reduzido de estudos sobre estas doenças gastrointestinais, torna-se necessário o desenvolvimento de medidas terapêuticas para estas doenças, sendo a fitoterapia uma das alternativas mais utilizadas. As plantas medicinais com valor terapêutico nos distúrbios funcionais gastrointestinais agrupam-se, tendo em conta os seus constituintes mais proeminentes e os seus efeitos farmacológicos, em: amara, amara-aromática, amara-acria, plantas com alcaloides espasmolíticos e plantas com outros constituintes. A combinação de preparações à base de plantas é uma característica típica da fitoterapia, destas destacam-se o STW-5 e o Rikkunshi-to. Com base na evidência científica é possível concluir que o óleo de hortelã-pimenta é eficaz no tratamento da dispepsia funcional (em combinação com o óleo de alcaravia) e da síndrome do intestino irritável (óleo utilizado isoladamente), uma vez que proporciona uma melhoria global dos sintomas característicos destas patologias.
- I don’t know what the people do all day : a viagem e a paisagem no slow cinemaPublication . Francisco, André; Rosário, FilipaEste estudo tem como principal objectivo explorar o modo como a viagem e a paisagem se apresentam no slow cinema. Inicialmente será efectuada uma caracterização do slow cinema tendo como base alguns momentos importantes da história do cinema. Posteriormente, tentar se á compreender como é que essas características, bem como os conceitos de viagem e paisagem, surgem nos filmes Wendy and Lucy (2008) de Kelly Reichardt, Liverpool (2008) de Lisandro Alonso e Da xiang xi di er zuo (An Elephant Sitting Still, 2018) de Hu Bo. O slow cinema está associado a uma série de características formais, como os longos planos sequência e a uma determinada temporalidade, bem como a certos aspectos temáticos, como o foco em figuras marginais que, através da viagem e da consequente relação com a paisagem, procuram alterar as suas condições de vida. Para além da relação que o slow cinema estabelece com o road movie, iremos também verificar como este estilo se relaciona historicamente com movimentos cinematográficos como o Neorrealismo Italiano, o “First Durational Cinema” e o Cinema Transcendental. Este trabalho pretende analisar o modo como certas características e temáticas destes movimentos são abordadas actualmente no slow cinema. Assim, este estudo focar se á na leitura das viagens dos protagonistas e da sua relação com a paisagem, tendo em conta a sua marginalidade e as condições socioeconómicas que potenciam essa deslocação. Para além disso, pretende se ainda explorar a crítica à sociedade moderna presente em muitos dos filmes slow cinema.
- Atividade biológica dos óleos essenciais, sua aplicação e potencialidades: óleo essencial de mentha x piperita L.Publication . Kharysh, Liliia; Serrano, Rita Maria Olivença Trindade dos SantosÀ medida que a ciência avança são muitos os estudos que comprovam os benefícios dos produtos naturais, sendo exemplo disso os óleos essenciais. Hoje em dia, estes óleos são utilizados de diversas formas, tais como: para o alívio de dores, a promoção do equilíbrio de disfunções emocionais, o combate a bactérias ou simplesmente para alívio do stress, aumento de energia e da concentração mental. Mas realmente é verdade ou será apenas Mito? Os óleos essenciais têm uma composição extremamente complexa sendo constituídos por estruturas diversas químicas como: álcoois, ésteres, hidrocarbonetos, aldeídos, cetonas, óxidos terpénicos, fenóis, éteres fenólicos, entre outros. Os óleos essenciais são dotados de uma vasta capacidade terapêutica, apresentando atividades biológicas tão diversas como: antimicrobiana, antiviral, anti-helmíntica e anti protozoária, ansiolítica, anti-inflamatória, antioxidante, anti carcinogénica bem como atividade sobre os aparelhos digestivo e respiratório. Qualquer substância ativa, mesmo que natural, poderá também tornar-se tóxica se as doses, as vias de administração e a frequência das tomas não foram respeitadas. O objetivo deste trabalho é destacar a importância do óleo essencial de Mentha x piperita L. como produto vegetal com imensas potencialidades na manutenção da saúde e bem-estar, descrevendo vários aspetos da sua obtenção, os fatores que condicionam a sua produção bem como constituintes ativos e segurança da sua utilização.
- Designing Us: idealização de uma prótese multiarticulada mio elétricaPublication . Costa, Miguel Ângelo Gomes; Parra, Paulo Jorge MartinsThe present project work, Designing US, is placed between the scientific areas of medicine and technology, where it seeks the synthetization of aspects inherent to the quality of life of an amputee, in the form of a multiarticulated myoelectric transradial prosthesis. This project work is divided into 4 parts, “O QUOTIDIANO DE UM AMPUTADO” (daily life on an amputee), “PRÓTESES” (prosthesis), “O PAPEL DO DESIGNER” (Designer’s role), e “PROJETO” (project). The first 3 chapters are based on the direct and indirect conditioning factors that influence the life on an amputated person. They are thus intended to provide a framework to the project’s chapter, highlighting the imperative aspects, to the projection of a comfortable, desirable, safe and meaningful prosthesis. “PROJETO”, is therefore, the conclusive subject of this investigation, which focus in 4 parts, “Dispositivo terminal” (terminal device), “Interface protética” (prosthetic interface), “Estética” (aesthetics) and “Processo de compra” (Purchase process). It consists on the functional elaboration of a prosthesis, from its mechanical development of the finger’s operation of the terminal device, from the fit of the prosthesis to the remaining parts of the member, until the idealization of a purchasing process, which allows an amputee to buy a prosthesis through an online platform. Therefore, its purpose its to develop equipment design and service solutions, which help and improve the current, from a more empathic perspective with the user. It thus reflects, in more sophisticated issues, regarding the act of touch, and of the possible designer’s role, in developing solutions of this degree of affinity. It is a delicate area, still in development, that even though it is dependent of technological breakthroughs for the creation of a prosthesis, that fully replaces the functions of an anatomical arm, it is possible, step by step, develop details that offer a better quality of life to the amputee
- Genomic analysis of a household tuberculosis transmission cluster over a ten-year periodPublication . Dias, Mariana Sousa; Ranka, Renāte; Jordão, Maria Isabel Nobre Franco de Portugal DiasA tuberculose continua a ser um grave problema de saúde pública, apesar de ser uma doença evitável e tratável. A Organização Mundial de Saúde estima que 1,5 milhões de pessoas morrem de tuberculose ano após ano e acredita-se que cerca de um quarto da população mundial esteja infectada. A Letónia é um dos países europeus de alta prioridade no controlo da tuberculose e tem uma das taxas mais altas de tuberculose multirresistente do mundo, apesar de ter um programa de controlo bem estabelecido. Prevenção, detecção precoce e resposta rápida e eficaz aos surtos são elementos essenciais para controlar a propagação da tuberculose. Durante um período de dez anos, foram colhidas sete amostras de uma família de cinco pessoas da Letónia. Realizámos análises genómicas dos sete isolados com o intuito de desvendar a cadeia de transmissão, investigar a origem de dois casos recorrentes e revelar a possível existência de resistência aos medicamentos. Preparámos bibliotecas genómicas e sequenciámos os isolados com o Ion Proton. Para analisar as sequências genómicas, efectuámos uma análise bioinformática para a detecção de variantes em todo o genoma, que incluiu o alinhamento das reads contra o genoma de referência H37Rv, o local indel realignment, variant calling e a detecção de variantes estruturais. No total, foram encontrados 6 variantes estruturais, e detectámos 1029 SNPs de alta qualidade, dos quais 9 eram filogeneticamente informativos e 17 diferenciavam os isolados. Com base Spoligotyping in silico, os isolados pertenciam à sub-família T1. Ao comparar os nossos dados com os da lista de SNPs filogeneticamente específicos, as estirpes estudadas faziam parte da sub-linhagem Haarlem. Não foram encontrados polimorfismos robustos nos genes associados à resistência aos medicamentos, pelo que os isolados foram classificados como susceptíveis a todas os medicamentos anti-tuberculose. Dois doentes tiveram casos recorrentes que definimos como reinfecções. Gerámos hipóteses para estabelecer a cadeia de transmissão, apoiadas pelos limites definidos no número de SNPs e pelos dados das árvores filogenéticas de máxima verossimilhança. Embora tenhamos utilizado um método de alta resolução, os dados do WGS não foram suficientes para determinar sem ambiguidade a direcção da transmissão do surto. Os dados da epidemiologia molecular precisavam da epidemiologia clássica e da informação clínica para investigar eficazmente este surto.
- Narrow therapeutic range drug products: challenges in the assessment of bioequivalence: the role of modelling and simulations and expert systemsPublication . Guerreiro, Rita Bento; Gouveia, Luís Filipe Baptista Pleno; Paixão, Paulo Jorge Pereira AlvesA disponibilização de medicamentos bioequivalentes veio ampliar o leque de escolhas do doente na hora de comprar os medicamentos de que necessita. No entanto, veio também suscitar questões inerentes aos critérios regulamentares para aprovação destes medicamentos. Um caso particular dentro dos medicamentos genéricos são os medicamentos de margem terapêutica estreita, uma vez que estes apresentam riscos acrescidos pela proximidade entre efeitos tóxicos extremos e a eventual falta de efeito terapêutico desejado. Por esta razão, quer a EMA, quer a FDA apresentaram critérios de bioequivalência especialmente pensadas para este tipo de fármacos. Pela relevância deste tema, torna-se imperativo o estudo do impacto da variabilidade no número de indivíduos necessários, por forma a tirar conclusões acerca do impacto desta variabilidade, bem como o risco de conclusão errada dessa mesma bioequivalência em cada um dos contextos regulamentares. O objetivo deste trabalho consiste na realização de uma pesquisa bibliográfica, seguida da criação de um modelo que aproxime as metodologias já utilizadas por ambas as autoridades reguladoras para concluir acerca da bioquivalência. Para tal, foi necessário o estudo da relação entre a variabilidade intra-individual e o número de indivíduos necessários para demonstrar bioequivalência de acordo com o novo modelo. Para além disso, foi também avaliado o risco de concluir erradamente essa mesma bioequivalência, neste mesmo modelo. Para tal foi utilizado o software R e o pacote PowerTOST como forma de testar a performance de cada do modelo criado.
- SARS-CoV-2 RNA-dependent RNA polymerase as a promising target against COVID-19: structure-based analysis of conserved druggable regions of polymerasePublication . Nunes, Inês de Figueiredo; Andrade, Helena Rebelo de; Louro, João Manuel TrigueiroO novo coronavírus SARS-CoV-2 representa uma ameaça global de Saúde Pública, tendo infetado, até agora, mais de 50 milhões de pessoas e causando mais de 1 milhão de mortes por COVID-19 em todo o mundo. Atualmente, não existem medidas profiláticas ou terapêuticas, especificas para o SARS-CoV-2, para o tratamento da COVID-19 (aprovadas pela FDA ou pela EMA). Um dos alvos mais promissores contra os coronavírus é o complexo de RNA polimerase dependente do RNA (RdRp), devido ao seu papel crucial na replicação e transcrição do genoma viral. A subunidade catalítica nsp12 é o componente central do complexo, que é responsável por todas as atividades de RdRp. Esta subunidade é composta por um domínio nsp12-RdRp que contém os subdomínios fingers, palm e thumb, conhecidos por fazerem parte do sítio ativo da polimerase e por interagirem com as subunidades acessórias nsp8 e nsp7 do complexo RdRp. O foco deste trabalho foi o estudo da nsp12 do SARS-CoV-2 enquanto alvo promissor para uma estratégia contra o coronavírus. Deste modo, o principal objetivo foi estudar os padrões de conservação e druggability da nsp12, para identificar e mapear regiões ou resíduos conservados, que constituem potenciais alvos promissores para o futuro desenvolvimento de estratégias farmacológicas para a COVID-19. Procedemos ao estudo da conservação da nsp12, incluindo sequências do SARS-CoV-2, do SARS-CoV, dos bat-SL-CoV e dos MERS-CoV; que foram estudadas individualmente e em grupos distintos. A análise da druggability foi realizada através de uma estratégia computacional baseada na estrutura da proteína, recorrendo às estruturas cristalográficas da nsp12 do SARS-CoV-2 e do SARS-CoV. Este trabalho permitiu identificar 77 novos resíduos promissores, com elevados graus conservação e druggability e 5 novos CDPs, que constituem os alvos mais promissores para uma possível modulação farmacológica que poderá ter impacto nas funções e/ou integridade da nsp12. Estes locais localizam-se maioritariamente nos subdomínios fingers e palm. Este estudo apresenta-se como um possível ponto de partida para explorar os mecanismos moleculares subjacentes às funções da nsp12 e para o desenho de moléculas baseado na estrutura alvo, com potencial para inibir a polimerase.
- Plantas medicinais com acção no aparelho respiratório: asmaPublication . Graço, Catarina Baptista; Serrano, Rita Maria Olivença Trindade dos SantosAsma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas, que pode ser controlada com tratamento. É uma das doenças crónicas mais comuns, afetando cerca de 235 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os principais agentes causadores das exacerbações asmáticas são os alergénios, poluentes, agentes irritantes, entre outros. Diante desta situação, o organismo contrai a musculatura à volta do brônquio, diminuindo a passagem de ar, causando sintomas como tosse, dispneia e aperto no peito. O tratamento pode consistir no uso de corticosteroides, β-agonistas de curta e longa duração ou então de fitoterápicos, sendo que as plantas medicinais desempenham um papel muito importante no controlo da doença, especialmente em países orientais e menos desenvolvidos. A medicina tradicional tem aqui um papel fundamental, sendo que a informação para além de ser passada de geração em geração é também retirada de livros que ajudaram a fundar a medicina tradicional e que a ajudaram a tornar-se no que é hoje em dia. Os países onde temos uma maior percentagem de uso desta medicina são a China, Japão e Coreia, sendo que estas últimas derivaram da medicina tradicional chinesa. Nesta tese realizou-se uma revisão da literatura da doença da asma, compreendendo o seu mecanismo, agentes causadores, tratamento e disposição geográfica, tendo ficado com uma clara ideia da situação atual da doença. De seguida procedeu-se a uma compilação da literatura existente da medicina tradicional e das plantas medicinais usadas na mesma, neste caso restringindo aos países da China, Japão e Coreia. Por último realizou-se uma breve comparação entre estas três medicinas e uma revisão de como proceder para descobrir um novo fármaco a partir de plantas medicinais. Em suma conclui-se que a medicina tradicional e as suas plantas medicinais têm um papel fundamental na sociedade, especialmente nos países aqui retratados, pois para além de conseguirem controlar a doença estas podem ser usadas como um complemento ao tratamento da mesma. E isto é bastante importante tanto para melhorar a qualidade de vida do doente como para o potencial que existe em conseguir desenvolver novos fármacos.