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- Projetos editoriais que testam os limites da publicaçãoPublication . Teixeira, Bárbara Forte Fernandes Gonçalves; Rodrigues, Sofia LealThe book, as a means of artistic expression, has been explored since the beginning of editorial practices. Design, music, theatre, literature, cinema, among other forms of creative expression, are parts of a whole that constitute book art and independent publishing, whose expressivity is directly influenced by the rich mixture of participating areas and techniques. It is necessary to know the particular details of leading work in this area, so that the disruptive role of the artist´s book may be assimilated and understood. The primary forms of graphic communication, such as cave paintings, appeared spontaneously, fulfilling the needs of the prehistoric human being. Over the years, and as the language developed and became more complex, the mediums of inscription were also perfected. The Chinese and Egyptian cultures made the discovery and refinement of paper possible, as they were the first to apply bamboo and papyrus fibers, respectively, in a “leaf” manufacturing process. The "leaf," which is a finite plan is added on to another leaf and yet another until the user decides to finish its compilation. From the need for compilation emerges the codex, an ingenious page storage structure, which two thousand years later remains resilient. When travelling in time, it is possible to verify the potential of the codex as an object of art and expression, which has suffered constant experimentation over the years. Having as a starting point the Middle Ages, and throughout history, it can be concluded that the possibilities for innovation are inexhaustible, both graphically and conceptually. As such, it is estimated that the expedition of book art and author's publication will continue to progress, as the possibilities for exploration seem to multiply over time. The future of the printed culture may be tied to the knowledge of the current available technological means, allied to an innovative and conscious experimentation of tactile supports.
- Ecos da Idade Média em A Song of Ice and Fire de George R. R. MartinPublication . Marques, Diana Sofia da Silva; Varandas, AngélicaA Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin, juntamente com a sua adaptação televisiva por parte do canal HBO Game of Thrones (2011-2019), afigura-se como um dos principais fenómenos culturais do século XXI, questionando as estratégias narrativas convencionais da Fantasia1, bem como a representação da Idade Média na contemporaneidade. A sua popularidade deu origem a convenções de fãs, conferências académicas, cursos universitários e a toda uma panóplia de discussões e teorias sobre a narrativa e as suas personagens. A obra de Martin suscita debates e polémicas em diversas áreas da sociedade, onde a sua presença é visível, desde a publicidade, à política e ao humor, provando ser uma obra socialmente agregadora, ainda que advenha de um género que foi, durante muito tempo, considerado como tendo pouca credibilidade. De facto, o género da Fantasia tem sido, tradicionalmente, associado a um baixo valor literário, mais virado para o sucesso comercial. Tem sido, além disso, considerado demasiado escapista e pouco sério. No entanto, Ice and Fire e Game of Thrones receberam aclamação crítica, provando que a Fantasia pode debruçar-se sobre temáticas relevantes para a sociedade e a cultura dos dias de hoje, oferecendo um meio de reflexão sobre o mundo do leitor, ou espectador, num espaço disruptivo e com características diferentes desse mesmo mundo, que permitem um certo distanciamento. Assim, torna-se importante o estudo de Ice and Fire, enquanto obra em que se discorre sobre muitos dos problemas que afectam a sociedade contemporânea. O género em que se enquadra, embora considerado marginal e ainda pouco analisado no âmbito académico nacional, não deixa de ser um dos mais consumidos nas suas várias formas (literatura, televisão, cinema, videojogos), mostrando que se torna relevante estudar este tipo de temáticas. Neste sentido, a obra é particularmente significativa, uma vez que nela está presente o uso de heranças culturais do passado, nomeadamente a Idade Média europeia, que são continuamente revisitadas, moldadas e transformadas. Esta constante revisitação do passado espelha uma sociedade que enfrenta uma crise de valores – com a UE a enfrentar desafios geopolíticos que ameaçam a sua desagregação – e que encontra, na Fantasia, uma forma de lidar com essa crise e de contribuir, internamente, para a resolução dos problemas do mundo no contexto actual. Assim, a presente tese torna-se inovadora, uma vez que são raras ou inexistentes as reflexões sobre o porquê desta apropriação e adopção do período medieval na contemporaneidade, e de como Fantasia e realidade se espelham mutuamente e moldam o nosso entendimento do passado, do presente e colocam questões pertinentes para o futuro. Desta forma, os principais objectivos desta tese são: contribuir para a compreensão da presença da cultura medieval na literatura de Fantasia, em especial na forma como ela é utilizada na construção do mundo de Ice and Fire de Martin, bem como analisar de que forma e com que propósitos o autor adopta e subverte estruturas narrativas tradicionais da Fantasia e da representação de elementos medievais. As primeiras formas de ficção escrita que existem contêm elementos que podem ser entendidos como fantásticos, ainda que não se possa considerar que sejam obras de Fantasia. É o caso das obras clássicas greco-romanas, os romances medievais e os textos mitológicos, por serem histórias sobre deuses e heróis e por possuírem aqueles que são considerados os motivos básicos dos textos de Fantasia, como a presença da magia, monstros, feiticeiros, e mundos sobrenaturais. Embora entendida ora como literatura de escape, ora como um mundo legítimo regido por leis internas próprias, onde se questiona e se reflecte sobre o mundo real, a literatura de Fantasia tem tido a inspiração medieval como elemento constante para a construção dos seus cenários, ligação essa que permanece pouco explorada. No caso de Ice and Fire, a Idade Média apresentada por Martin pretende ser, não um retrato fiel do período, mas uma forma de reflexão sobre esse mesmo período e sobre a contemporaneidade. Assim, um dos primeiros conceitos a ser explorados é o de Fantasia, desde a sua génese até aos dias de hoje. Numa primeira parte, irão ser traçadas as fontes da Fantasia moderna, que recuam aos mitos, contos populares e contos de fadas, e irá analisar-se de que forma essas fontes se vão transformando e evoluindo ao longo dos séculos e quais as diferenças entre elas. Elas são importantes porque irão influenciar a estrutura narrativa, a construção das personagens e a presença de elementos basilares nas obras de Fantasia contemporâneas, demonstrando que a literatura, na sua forma oral ou escrita, tem tido quase sempre elementos fantásticos. Será ainda possível perceber que a Fantasia enquanto género surge durante o século XVIII no contexto do Romantismo e a partir da discussão sobre a criação artística, principalmente a partir dos conceitos de “imagination” e “fancy”, sendo posteriormente desenvolvida pelos dois autores que são considerados os pais da Fantasia moderna: J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis. Depois de definidas as fontes do fantástico, a presente tese pretende discorrer sobre o conceito de Fantasia, de que forma tem evoluído e o que pensaram os mais importantes teóricos sobre o género. Nesse sentido, escolheu-se dividir a teorização em duas partes distintas. A primeira parte lida com autores que reflectiram sobre o fantástico enquanto presença do sobrenatural numa narrativa, como é o caso da literatura gótica.2 Neste sentido, o fantástico foi concebido como um elemento que subverte a realidade, mas também como um impulso inerente a qualquer tipo de literatura, uma vez que a Fantasia pode ser vista como qualquer quebra com a realidade consensual. Assim, os autores mais importantes que pensaram sobre a Fantasia nestes moldes e que serão abordados nesta primeira parte teórica, são Tzvetan Todorov, Rosemary Jackson e Kathryn Hume. A segunda parte lida com uma teorização mais próxima daquilo que se reconhece como Fantasia moderna e que se pode verificar em Ice and Fire. Desta forma, autores como Tolkien, Brian Attebery, Kathrerine Fowkes e Farah Mendlesohn são basilares para perceber de que forma são construídos os mundos fantásticos. Nesse sentido, será dada especial ênfase a um dos textos mais significativos e importantes para a Fantasia contemporânea, que providencia uma definição de Fantasia, e que examina a criação de universos fantásticos através do conceito de Mundo Secundário, que caracteriza o autor como um sub-criador e que reflecte, sobretudo, sobre a arte da criação literária: “On Fairy Stories”, de Tolkien. Para além de Tolkien, serão abordados os conceitos de: “fuzzy set”, de Attebery, autor que analisa a Fantasia enquanto um conjunto de textos que possuem elementos em comum, cuja principal característica é o impossível; “ruptura ontológica”, proposta de Fowkes para quem a Fantasia rompe com aquilo que é reconhecido como a realidade consensual para retratar realidades com características impossíveis de existirem no Mundo Primário, o mundo do leitor; e “Fantasia Imersiva” que, segundo Mendlesohn, é um dos vários tipos de construção de mundos fantásticos. Esta última autora abandona uma tentativa de definição de Fantasia para se concentrar nas estratégias narrativas que permitem ao leitor relacionar-se com os universos criados pela Fantasia. No segundo capítulo serão tidos em atenção os conceitos de Medievalismo e Neomedievalismo, de forma a providenciar uma reflexão sobre a representação da Idade Média a partir do final século XVIII e que se expressa em diversas formas artísticas, nomeadamente na literatura, na pintura e, nos dias de hoje, até no cinema. Será tido em conta, primeiramente, o contexto histórico-social dos séculos XVIII e XIX que permitiu o surgimento do Medievalismo, mas também evidenciar movimentos artístico-literários como o Romantismo, o Revivalismo Gótico e a relevância dos Pré-Rafaelitas, bem como o surgimento do romance histórico, com Walter Scott, que irá recuperar temas e imagens reminiscentes do período medieval, apelando a valores, ideologias e sentidos estéticos do passado. Será possível verificar que este movimento acabará por criar uma visão da Idade Média idealizada que tem vindo a ser perpetuada e constantemente recuperada, de forma a reflectir atitudes contemporâneas sobre o período e sobre a sociedade actual. Para tal, será necessário recorrer a autores fundamentais para o estudo do Medievalismo, como Alice Chandler, Umberto Eco, Leslie Workman e David Matthews, fulcrais na criação do Medievalismo enquanto área de conhecimento merecedora de estudo em ambiente académico e que contribuíram para a reflexão sobre os usos do passado na contemporaneidade. No entanto, este Medievalismo, que tem uma visão marcadamente nostálgica sobre o passado da Idade Média, difere em grande parte do conceito de Neomedievalismo. Será possível verificar, assim, que o Neomedievalismo não pretende ser historicamente fiel à Idade Média, não possui qualquer marca de nostalgia pelo passado e parece estar mais associado à criação de mundos fantásticos que, consequentemente, acabam por subverter muitas das representações medievais tradicionais. Além desta subversão, permite, ainda, reflectir não só sobre o passado medieval, mas também sobre a actual percepção da Idade Média e o que tal signifca. De facto, é deste Neomedievalismo que Ice and Fire parece mais próxima, uma vez que Martin, apesar de afirmar a sua autoridade através da alegação de exactidão histórica e de realismo em relação à representação da Idade Média, subverte e desconstrói muitos dos estereótipos que têm vindo a ser perpetuados em obras de Fantasia, mas também em obras de ficção histórica. Nesse sentido, é importante perceber as motivações do autor, que elementos são modificados e porquê. Na última parte da presente tese irá proceder-se à análise de A Song of Ice and Fire, uma vez que esta obra de enorme sucesso, à escala nacional e internacional, emerge como uma das mais importantes da actualidade, por levantar questões pertinentes quanto ao género da Fantasia e à representação da Idade Média. Embora inacabada, é possível fazer um levantamento dos elementos, temas e características reminiscentes do período medieval e examiná-los, ainda que a presente tese se foque especialmente nos três primeiros livros que compõem a saga literária: A Game of Thrones (1996), A Clash of Kings (1998) e A Storm of Swords (2000). Esta escolha prende-se com o facto de os temas e personagens seleccionados para análise estarem mais presentes nos volumes acima mencionados e não tanto nos dois volumes seguintes que compõem a saga até à data, A Feast for Crows (2005) e A Dance With Dragons (2011). Assim, a obra será explorada como um exemplo de Fantasia neomedievalista que subverte e desconstrói grande parte das pré-concepções sobre narrativas de cunho medievalista, em especial quando enquadradas no âmbito da literatura de Fantasia. Uma vez que seria impossível explorar todos os elementos medievais que Martin utiliza e questiona, decidiu-se circunscrever o presente estudo a três temas principais. O primeiro consiste em verificar os paralelismos entre Ice and Fire e elementos presentes em obras da literatura medieval, de forma a perceber de que maneira o autor evoca as estruturas narrativas literárias do período. O segundo prende-se com a análise do modo como Martin desconstrói a instituição da cavalaria e a figura do cavaleiro, principalmente através de três personagens: Jaime Lannister, o cavaleiro que cai em desgraça e sofre uma crise de identidade; Brienne de Tarth, uma mulher que tenta desempenhar um papel que é, tradicionalmente, masculino; e Sansa Stark, a figura da donzela em apuros que nunca é salva pelo cavaleiro galante e perfeito. Será argumentado que os três apresentam visões idealizadas e romantizadas da cavalaria que, posteriormente, são destruídas e questionadas através das experiências que têm, de forma a provocar um questionamento também por parte do leitor. A última temática a ser analisada é a da representação da mulher em obras de Fantasia neomedievalista, com particular foco nas personagens Cersei Lannister e Melisandre. Ambas correspondem à figura da vilã da história, apresentando-se como os estereótipos da rainha maléfica e da bruxa, respectivamente, ainda que as duas sejam influenciadas e vivam numa sociedade patriarcal e misógina que não pretende atribuir qualquer tipo de poder a figuras femininas. Desta forma, pretende-se verificar de que forma ambas lutam contra essa mesma sociedade que as condiciona, que tipo de poder têm e quanto desse poder conseguem manifestar, sempre tendo em consideração a representação da mulher na literatura e na cultura medieval, estabelecendo paralelismos quando tal se verificar relevante. Para este capítulo, serão vitais as considerações de Shiloh Carroll, uma das mais importantes investigadoras sobre Neomedievalismo e sobre a obra de Martin, mas também de Carolyne Larrintgton, Carol Parrish Jamison e de várias obras que reúnem textos de investigação sobre Ice and Fire editadas por autores como Bartlomiej Blaszkiewicz, Jes Battis e Susan Johnston, e Brian A. Pavlac. Assim, a presente tese pretende assumir-se como um trabalho sério sobre um género que, tantas vezes, foi considerado marginal na literatura, mas que reflecte sobre questões de natureza humana, social, cultural e até filosófica, que revela as mais variadas formas como o passado medieval pode ser utilizado para construir mundos fantásticos, mas que também pensa sobre esse passado e, através dele, sobre o presente. Pretende-se, ainda, que este trabalho sirva como mais um passo no estudo destas matérias, de forma a desenvolver e optimizar novas áreas do saber no contexto nacional.
- Reconstrução complexa da cabeça e pescoço com retalhos livres : casuística de 6 anos do serviço de Cirurgia Plástica do CHULNPublication . Moreira, Carolina Guerra; Saraiva, Luís Filipe VicenteIntrodução: Os defeitos da cabeça e pescoço são geralmente causados por tumores, trauma, defeitos congénitos, infeções e radiação. Os retalhos livres são atualmente usados de uma forma generalizada para reconstrução destes defeitos, permitindo melhorar a forma, função e qualidade de vida dos doentes. Objetivo: Pretende-se fazer uma análise retrospetiva da atividade clínica, na área da reconstrução da cabeça e pescoço, da equipa de Microcirurgia Reconstrutiva do serviço de Cirurgia Plástica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Métodos: Foram recolhidos de forma retrospetiva e tratados estatisticamente, os dados demográficos e clínicos de 108 doentes tratados nesta instituição, que foram submetidos a algum tipo de procedimento reconstrutivo com necessidade de técnicas de microcirurgia vascular. Resultados: Foram realizadas 116 cirurgias, que resultaram em 119 retalhos. Foram usados 15 retalhos diferentes. A comorbilidade mais comum foi a HTA. A principal causa de defeito foi a neoplasia. A mortalidade aos 2 e 5 anos foi de 41% e 52%, respetivamente. A maioria dos retalhos realizados foram do tipo ALT e peroniais. Os vasos mais utilizados foram a artéria facial (n=54), artéria tiroideia superior (n=46), veia facial (n=62) e outras tributárias da veia jugular interna que não a veia facial (n=52). Os retalhos dissecados com maior comprimento de pedículo foram os retalhos ARF, ALT e MSAP. A complicação mais comum foi a infeção/fístula/deiscência e a área com maior número de complicações foi a do terço inferior da face/boca. Houve 7 casos de necrose total. Conclusão: A taxa de sucesso observada foi de 94,1%, não havendo diferença estatisticamente significativa relativamente aos centros de referência. O domínio da técnica de disseção dos vários retalhos permite uma escolha customizada a cada doente, dependendo do tipo de defeito e zonas dadoras disponíveis. Os retalhos livres constituem assim uma opção de excelência na reconstrução de defeitos da cabeça e pescoço.
- A perceção do cuidador informal sobre a hospitalização de familiares com cancroPublication . Ferreira, Noélia dos Santos; Pina, Paulo Sérgio dos Reis SaraivaEnquadramento: Os doentes oncológicos com necessidade de cuidados paliativos continuam a ser internados em serviços cirúrgicos, onde os enfermeiros estão preparados para cuidar do doente cirúrgico e não para atender as suas necessidades específicas e as da sua família. Consideramos a família numa perspetiva sistémica, experienciando uma série de dificuldades, necessidades e sentimentos face à doença incurável do seu familiar, tendo a mesma uma papel fundamental nos cuidados que lhe presta. Habitualmente, tende a subvalorizar as suas necessidades biológicas e psicossociais, que se traduzem num desgaste físico e psicológico associado ao cuidado do doente. Assim, emerge a necessidade de mudança, em que a família deve ser envolvida nos cuidados e também ser considerada como unidade recetora de cuidados, sendo, pois, pertinente que os enfermeiros foquem os seus cuidados no doente-família, de modo estruturado e orientado para a resolução de problemas do sistema familiar. Objetivos: Compreender a perceção dos cuidadores familiares sobre as intervenções do enfermeiro no cuidar do doente oncológico com necessidades de cuidados paliativos; descrever as perceções dos familiares relativamente ao apoio e à disponibilidade dos enfermeiros. Método: Estudo qualitativo, com recurso a uma entrevista semiestruturada, aplicada a 10 familiares de doentes oncológicos com necessidade de cuidados paliativos, internados num serviço cirúrgico. Os resultados da mesma foram analisados através da análise de conteúdo. Resultados: Os familiares entrevistados consideram que a dinâmica hospitalar é centrada no curar e que não foram cuidados pelos enfermeiros, não existindo, assim, interesse pelo seu processo experiencial e vivencial. Identificámos lacunas a vários níveis, desde os cuidados à boca, que não são prestados pela maioria dos enfermeiros, aos posicionamentos do doente, onde os familiares mostraram muitas dificuldades. Quase todos são unânimes em afirmar que os enfermeiros não se mostraram disponíveis para atender as suas dúvidas e necessidades psicossociais e informacionais, nem para os envolver nos cuidados, justificando que tal acontece por sobrecarga de trabalho, ou como estratégia deliberada, uma vez que a comunicação também foi ineficaz. No discurso dos familiares evidenciou-se a necessidade de apoio e de orientação que não tiveram por parte dos enfermeiros. Conclusão: A doença oncológica é uma doença do sistema familiar e a sua gestão afeta todos os membros, sobretudo os que coabitam e cuidam do doente. Identificámos fatores facilitadores e dificultadores percecionados pelos familiares aquando do internamento do seu familiar. Pensamos que os resultados deste estudo indicam ser necessária uma mudança na prática de enfermagem, quer em termos de relação de ajuda, quer no próprio cuidar em enfermagem, tendo sempre presente que a família também deve ser cuidada, e apontam para a necessidade de formação contínua em Cuidados Paliativos, de modo a dotar os enfermeiros com conhecimentos e capacidades para um cuidado holístico aos doentes e suas famílias.
- CRP daily variation : a valuable tool for excluding anastomotic leakagePublication . Roquete, Catarina Figueiredo; Carneiro, Carla Maria Freitas SantosBackground: A deiscência da anastomose (DA) é uma complicação importante da cirurgia de cancro colorretal. A trajetória da proteína C-reativa (PCR) após o 2º dia pós-operatório (DPO) com descida após o pico é característica da ausência de DA. O objetivo deste estudo é quantificar a descida da PCR entre o 2º-3º DPO, assegurando uma alta precoce e segura. Métodos: Analisou-se retrospetivamente dados de doentes submetidos a cirurgia de cancro colorretal com anastomose primária durante o período de janeiro de 2012 a dezembro de 2018. Realizou-se análise univariada e multivariada, regressão logística, determinação da área sob a curva ROC (AUC) e valores cut off associados. Resultados: 214 doentes foram estudados (Grupo A, com DA, n=25, (11,7%), Grupo B, sem DA, n=189). Na análise multivariada verificou-se associação entre a DA e o sexo masculino (p=0,016; OR 5,5), maior tempo de internamento (13 vs 7 dias, p=0,007) e mortalidade hospitalar (16% vs 4%, p=0,026). Quanto à trajetória da PCR no pós-operatório, no grupo B, a PCR atingiu o pico no 2ºDPO diminuindo posteriormente, enquanto que, no grupo A, a PCR foi significativamente maior a partir do 2ºDPO, aumentando até ao 4ºDPO. Verificou-se que a PCR teve maior utilidade diagnóstica para a DA no 4ºDPO (AUC=0,816), seguida da variação de PCR entre 3º-4ºDPO (AUC = 0,777), PCR no 3ºDPO (AUC=0,772), PCR no 5ºDPO (AUC=0,747) e variação de PCR entre 2º-3ºDPO (AUC=0,702). Uma diminuição de PCR superior a 37% entre 2º-3ºDPO (valor preditivo negativo (VPN) de 99%) e de 39% entre 3º-4ºDPO (VPN de 100%) maximizam a sensibilidade. Conclusão: Doentes que não desenvolvem DA apresentam uma descida de PCR entre o 2º-3ºDPO. Uma diminuição de 37% entre o 2º-3ºDPO e de 39% entre o 3º-4ºDPO excluem DA e asseguram uma alta precoce segura.
- Análise do tratamento da colecistite agudaPublication . Lourenço, Ana Rita Cruz Martinho de Almeida; Coutinho, JoãoA colecistite aguda é um processo inflamatório da vesícula biliar. Associa-se em 90 – 95% dos casos à presença de litíase, com uma prevalência média de 18.5% na Europa. É uma doença multifatorial que se relaciona com fatores ambientais e genéticos. A litíase manifesta-se maioritariamente sob a forma de cólica biliar, mas pode complicar-se e levar a uma colecistite aguda. Para orientar a atitude clínica foram desenvolvidas as Guidelines de Tokyo em 2007, tendo sido recentemente atualizadas em 2013 e 2018. Estas guidelines estabelecem critérios de diagnóstico, de gravidade e orientações terapêuticas. A colecistite aguda é classificada em ligeira, moderada ou grave. A maioria das colecistites agudas resolve-se de forma conservadora, mas o tratamento definitivo é a colecistectomia que pode ser realizada por via aberta ou laparoscópica. A colecistectomia laparoscópica é o tratamento de eleição, apresentado mortalidade e morbilidade inferiores. O timing ideal para a realização da colecistectomia considera-se ser o mais precocemente possível. O objetivo deste trabalho é analisar o tratamento da colecistite aguda, tendo em conta o grau de gravidade, a duração dos sintomas e a opção terapêutica escolhida em relação a vários parâmetros: a mortalidade, a morbilidade, a duração do internamento, entre outros. A população estudada consistiu em 148 casos de doentes do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Santa Maria, maiores de 18 anos, internados com diagnóstico de colecistite aguda entre 01 de Janeiro de 2018 e 31 de Dezembro de 2018. Concluiu-se que, no geral, os resultados obtidos no estudo vão de encontro às guidelines de Tokyo de 2018, chegando mesmo a favorecê-las em relação às de 2013. Os resultados permitem concluir que a abordagem laparoscópica é superior à abordagem por via aberta. Em relação ao timing, a análise favorece maioritariamente as colecistectomias precoces.
- Disfarce não consciente em Fonética Forense – a Voz FemininaPublication . Luo, Siyu; Martins, Fernando da AssunçãoO disfarce de voz exacerba a dificuldade do reconhecimento de falante. No entanto, nem sempre as intenções disfarçadas estão presentes. Atualmente, o disfarce inconsciente ainda não é uma área muito investigada, e os estudos relacionados focalizam-se nos disfarces causados pelas mudanças emocionais e pelas razões físicas. O presente trabalho é destinado ao estudo das características acústicas do disfarce inconsciente dos falantes portugueses, do Português Europeu da região de Lisboa (a partir daqui designado como PE), principalmente em ambiente com ruído e com a característica pessoal designada por “sotaque estrangeiro”. Tendo em conta que o perfil do falante é constituído por um conjunto diversificado de parâmetros, o estudo centra-se os parâmetros acústicos utilizados comummente em aplicações de análise acústica, bem como os mais referenciados na literatura - fundamentalmente nos parâmetros Frequência Fundamental, Formantes, VOT, Jitter, Shimmer e HNR. Com este propósito, foram gravados doze indivíduos, incluindo seis informantes nativos e seis não-nativos, que leram um conjunto de frases nas seguintes condições de produção: voz normal, voz disfarçada em ambiente com ruído, voz disfarçada com sotaque estrangeiro. Na primeira simulação de disfarce, todos os informantes falam com auscultadores de ouvido, reproduzindo uma mesma sequência de barulho de lugares públicos. Na segunda simulação de disfarce, os informantes não nativos produzem as sequências de fala do corpus naturalmente, sem ruído. Primeiro, os informantes não-nativos não foram informados sobre o objetivo de estudo, de modo a que mantenham o sotaque estrangeiro original e de que não disfarcem as suas vozes conscientemente, e depois, foram informados produzir as frases com a maneira mais aproximadas dos informantes nativos. As características acústicas do disfarce sem consciência, com consciência e sem disfarce são aqui estudadas de uma forma contrastiva, usando o software Praat. Por um lado, verificar a eficácia dos parâmetros mencionados na distinção de falantes e, por outro lado, observar a influência dos disfarces mencionados nos vários parâmetros acústicos. Os resultados obtidos demonstram que: (i) em termos de disfarce de sotaque estrangeiro, as influências da língua materna envolvem quase todos os parâmetros deste estudo. No aspeto de validade no reconhecimento de falante, os triângulos vocálicos, o tempo de duração das vogais e o VOT parecem ser os parâmetros acústicos mais potentes do que outros; (ii) em termos do disfarce com ruído, os parâmetros acústicos mais eficazes no reconhecimento de falantes parecem ser o F0, o F1, o tempo de duração das vogais, o VOT, e o HNR; (iii) depois do período de aquisição do idioma, embora os falantes não-nativos tentem alterar a sua pronúncia intencionalmente para ser semelhante à de falantes nativos, o efeito de disfarce não foi totalmente conseguido. Em suma, o estudo presente pretende-se: (i) fornecer informações para os falantes chineses na aquisição de segundo idioma – Português Europeu; (ii) complementar as lacunas da área de estudo de disfarce inconsciente; (iii) contribuir para inferir o ambiente em que os falantes estão localizados e a identidade de identificação forense de falantes em situações judiciais.
- Relatório de estágio realizado no Phive Health & Fitness ClubsPublication . Gaspar, Gonçalo Manuel Alves; Santos, Thiago OliveiraA indústria do fitness tem vindo a crescer ao longo dos anos. O aumento da competitividade e a constante inovação neste setor criou novos desafios para a gestão do desporto. A necessidade de diferenciação e de prestação de um melhor serviço, obrigou a uma especialização por parte dos gestores do desporto que vai além da formação normal. O relatório descreve a realização do estágio curricular no Phive Health & Fitness Clubs, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão do Desporto. Com passagem por todos os departamentos da marca, o principal foco do relatório é na área dos eventos do grupo. Organizar e planear os eventos de 2020 foi o principal objetivo do estágio. Neste relatório encontra-se um enquadramento da prática profissional, seguindo uma descrição das atividades realizadas e termina com as principais conclusões do trabalho desenvolvido ao longo do estágio.
- Alavancagem estratégica de eventos desportivos : estudo de caso aplicado ao Lisbon Junior 7’sPublication . Lemesev, Lilia; Mascarenhas, Maria Margarida Ventura MendesO objetivo desta investigação centrou-se em compreender como uma entidade organizadora pode promover a alavancagem estratégica de um evento desportivo, garantindo a viabilidade económica e simultaneamente, delineando estratégias capazes de gerar maiores e múltiplos benefícios para a comunidade acolhedora. Os modelos teóricos de alavancagem dos eventos desportivos (e.g., económica, social, triple bottom line e de participação e desenvolvimento desportivo) sustentaram o estudo. O evento Lisbon Junior 7’s possibilitou a compreensão da alavancagem num contexto real, permitindo identificar as características do evento e as estratégias anteriormente utilizadas e ainda, explorar novas oportunidades e sugerir possíveis estratégias com vista à intensificação dos benefícios para uma diversidade de stakeholders. A metodologia utilizada nesta investigação foi o estudo de caso e os dados foram obtidos através das técnicas de focus group e de observação em campo, bem como a partir de fontes documentais. Foi igualmente realizado um workshop junto dos principais stakeholders, visando a transferência de conhecimento da temática em estudo. As técnicas de análise e tratamento de dados integraram a análise de conteúdo, na sua especificidade de análise qualitativa categorial e ainda, o software Microsoft Office Excel para os dados de natureza numérica. O estudo revelou a centralidade do âmbito económico entre as estratégias implementadas pelos organizadores do evento e a necessidade de esforços adicionais nas dimensões social, ambiental e de participação desportiva. Coligações entre entidades públicas e privadas do desporto e turismo são necessárias para uma alavancagem mais eficaz e eficiente. Os organizadores de eventos desportivos de pequena escala necessitam de apoio para uma melhor promoção do destino. Enquanto ferramenta de alavancagem, o espaço digital necessita de mais atenção. Evidências de alavancagem cruzada no contexto de eventos desportivos de menor dimensão também foram identificadas, uma vez que certas estratégias / ações identificadas abrangem múltiplos domínios da alavancagem.
- Medicina baseada na evidência : proposta de modelo de classificação da investigação científica e de pirâmide da força de evidência. Mapeamento da evidência dos efeitos da gonadectomia em cães e cadelas : uma scoping review sistemáticaPublication . Costa, Luís Pedro Peres Dominguez Saraiva da; Correia, José Henrique Duarte; Monteiro, Carla Alexandra AlmeidaA Medicina Baseada na Evidência (EBM) constitui-se como um movimento que pretende impulsionar a qualidade da medicina, no sentido das suas práticas se basearem na mais recente e melhor evidência científica disponível. Reconhecendo importância à expressão do meio envolvente na saúde dos animais e na qualidade da relação dono-animal, propõe-se que a EBVM (Medicina Veterinária Baseada na Evidência) se conceba como confluência de 4 dimensões em vez de 3: experiência clínica individual; necessidades e expectativas do cliente/paciente; utilização das melhores evidências externas disponíveis; consideração das características do meio envolvente e respetiva influência sobre a relação paciente-dono. Para a concretização da EBM nas práticas médicas, é fundamental a aplicação de métodos para avaliação da força de evidência das investigações. Neste trabalho destacam-se dois: a “pirâmide da força de evidência” e a “avaliação do risco de enviesamentos nos estudos” (proposto pela Cochrane Collaboration). O método da “pirâmide da força de evidência” baseia-se na atribuição de um patamar hierárquico de força de evidência relativa das investigações, com base nas características intrínsecas dos diferentes “desenhos de estudo”. Existem vários formatos de “pirâmide de força de evidência” expressando entre si, diferenças e incoerências consideráveis. Existe também um grande desencontro na forma e método como os investigadores e comunidade científica classificam, designam e interpretam as formas de investigação em função dos seus desenhos de estudo. Todas estas divergências interferem na consistência da aplicação dos princípios da EBM, principalmente se utilizado o método da “pirâmide da força de evidência”. Com o intuito de resolver os problemas que as referidas divergências e inconsistências criam no âmbito da determinação da força de evidência das investigações, é proposto um método de sistematização, classificação e designação das diferentes formas de investigação científica quanto aos seus “desenhos de estudo”. No método proposto, as investigações científicas são enquadradas em 6 dimensões classificativas onde os estudos são classificados, categorizados e integrados numa matriz de classificação, designadamente: investigação primária ou investigação secundária; baseados em grupos ou no indivíduo; experimentais ou observacionais; analíticos ou descritivos; longitudinais ou não longitudinais; designação quanto ao seu desenho de estudo. Em função do sistema de classificação de estudos adotado, é também proposta uma adaptação do método de avaliação de força de evidência “pirâmide da força de evidência”. A aplicação prática do método estabelecido materializa-se na realização de uma scoping review sistemática. Nesta, realiza-se um mapeamento da evidência relativa aos efeitos da gonadectomia em cães e cadelas na base de dados Pubmed. Concluídos os processos de recolha e triagem, são exibidas 191 publicações onde: os 3 temas mais estudados são o sistema musculoesquelético, trato urinário e neoplasias; e os modelos de investigação mais frequentes consistem em estudos RCT e NRCT, na categoria da investigação experimental, e estudos full cohort analítico, caso-controlo e coorte analítico, na categoria de estudos observacionais.
