Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-13"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- 150 anos de imprensa escrita de Portugal: contribuições para a comunicação dos riscos hidro-geomorfológicosPublication . Antunes, Michele; Pereira, Susana; Zêzere, José; Oliveira, A.
- Questão de equivalência na tradução das expressões “com Características Chinesas” na obra China em Dez PalavrasPublication . Li, Yuyun; Colla, Elisabetta; Almeida, Maria ClotildeO presente trabalho de investigação tem como principal objetivo o estudo das diversas estratégias utilizadas na tradução especializada de português para chinês, com especial atenção para as expressões “com características chinesas”, de forma a atingir uma equivalência linguística aceitável, e tendo como base diversos exemplos da obra de Yu Hua, China em Dez Palavras. Com isto mente, esta investigação inicia-se com uma breve introdução ao estilo de escrita e características principais presentes na obra de Yua Hua, salientando desde já o importante estudo realizado sobre as expressões "com características chinesas". Estas que, por um lado, refletem, em muitos aspetos, o próprio retrato espiritual da nação chinesa, mas que, por outro, e tendo em conta a sua tradução problemática, acabam por sofrer perdas de significado e equivalência no seu conteúdo ao serem traduzidas para leitores portugueses. De forma a evitar ou minimizar estes inconvenientes, e mantendo sempre que possível um respeito pelas ideias veiculadas no texto original, o tradutor é assim constantemente desafiado, com cada caso emerge, na melhor ou mais acertada estratégia de tradução a utilizar de forma a atingir uma maior “aproximação” na equivalência relativa e transmitir com o maior nível de rigor as ideias e palavras do autor original. Considerando que, atualmente, obras chinesas traduzidas para português são poucas e escassas, e há uma evidente inexistência de estudos detalhados que recaiam sobre as estratégias utilizadas na tradução do chinês para português, o presente trabalho de investigação afigura-se importante na abertura de futuros caminhos e ensaios especializados que se dediquem, ou que detenham uma particular atenção, à tradução de expressões "com características chinesas", integrando estes domínios do saber.
- Índice municipal de risco de cheia em PortugalPublication . Santos, Pedro Pinto; Pereira, Susana; Zêzere, José; Tavares, Alexandre Oliveira; Reis, Eusébio; Garcia, Ricardo A C; Oliveira, Sérgio
- Estudo retrospetivo de proteinúria canina quantificada pelo rácio proteína-creatinina urinárioPublication . Paz, Margarida Lemos Quintão Marques; Correia, José Henrique Duarte; Leal, Rodolfo Assis de OliveiraA proteinúria corresponde a uma quantidade detetável de proteínas na urina e pode surgir quando há inflamação do parênquima renal, quando as células glomerulares e/ou tubulares se encontram disfuncionais ou sobrecarregadas ou ainda em afeções génito-urinárias. No entanto, a proteinúria em cães está frequentemente associada a doenças glomerulares, sendo nestas doenças geralmente de maior magnitude. A proteinúria é atualmente quantificada pelo rácio proteína-creatinina urinário (RPCU), podendo ser classificada, de acordo com a sua origem, em pré-renal, renal ou pós-renal. Este estudo retrospetivo pretendeu avaliar as principais causas de proteinúria em cães da região de Lisboa. Foram selecionados todos os cães apresentados no Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (HEV-FMV) entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018 identificados com proteinúria significativa (RPCU> 0,5) e com diagnóstico primário estabelecido, tendo sido posteriormente classificados segundo a origem da proteinúria. Dos 106 cães selecionados, 54% eram fêmeas e 46% eram machos, com uma média de 9,5 anos de idade (0,83 - 16 anos). Destes, nenhum apresentou proteinúria pré-renal, 76% apresentaram proteinúria renal, 17% apresentaram proteinúria pós-renal e 7% tiveram uma origem mista (renal + pós-renal). Detalhando a proteinúria renal, 46% tiveram diagnóstico presuntivo de glomerulonefrite secundária a doenças transmitidas por vetores (VBD), dos quais 82% foram positivos na serologia para um único agente, enquanto 18% foram positivos para mais de um agente e a Leishmania infantum foi o agente mais frequente (90%); 27% apresentaram doença renal crónica (DRC); 26% apresentaram doenças sistémicas que possivelmente induziram um comprometimento da permeabilidade seletiva glomerular e 1% apresentou insuficiência renal aguda (IRA). A proteinúria pós-renal incluiu animais com piómetra e infeção do trato urinário (ITU). A proteinúria mista foi considerada em cães com doenças sistémicas (VBD, DRC, IRA e hiperadrenocorticismo) e uma ITU e/ou cistite concomitante. Enquanto a proteinúria pré-renal significativa foi rara, as VBD foram a principal causa de proteinúria renal nestes cães, sendo a leishmaniose a mais frequente.
- Perceção do risco hidro-geomorfológico em Portugal: resultados de um questionário ao nível municipalPublication . Pereira, Susana; dos Santos, Pedro; Tavares, Alexandre Oliveira; Zêzere, José; Reis, Eusébio; Garcia, Ricardo A C; Oliveira, Sérgio; Vale, Maria José; Silva, António; Reis, Rui
- Utilização de laser ou de fibrina rica em plaquetas no maneio de feridas do membro distal equinoPublication . Resende, Margarida Reynolds de Sousa; Sepúlveda, Constança Moreira da FonsecaAs feridas do membro distal equino que cicatrizam por segunda intenção, são potencialmente de cicatrização lenta. O objetivo do estudo consistiu na avaliação do efeito terapêutico do laser ou da aplicação de fibrina rica em plaquetas (PRF) na cicatrização de feridas por segunda intenção de membros distais de equinos e de etiologia traumática, em comparação com o método convencional na prática clínica. Todas as feridas (n=9) possuíram diferentes dimensões iniciais e tempos desde a sua lesão até à primeira observação clínica. Consideraram-se três grupos: o grupo controlo (pomada tópica + penso); o grupo laser (terapia do laser + penso); e o grupo PRF (PRF + penso). As feridas foram fotografadas e medidas, com posterior cálculo das suas áreas diárias (retangular e elítica) e da sua taxa de cicatrização. Na análise estatística utilizou-se o teste de variância unifatorial (one-Way ANOVA) e o teste post-hoc de Duncan, com significância de P<0,05. A taxa de cicatrização foi superior no grupo laser em relação aos grupos controlo e PRF (P<0,05), mas semelhante entre o grupo PRF e o grupo controlo. Em conclusão, este estudo preliminar sugere a continuação de trabalhos de estudo em feridas do membro distal do cavalo utilizando laser e PRF numa maior amostragem e em condições controladas.
- Uma investigação para o desenho de materiais de aprendizagem autorregulada de PLE em nível básico no âmbito de ICALLPublication . Xuechun, Yu; Gaspar, Catarina Isabel SousaO material da aprendizagem autorregulada para língua estrangeira (LE) é direcionado para formar a capacidade da autonomia de aprendizagem e, atualmente, é cada vez mais comum nas salas-de-aula. Na era digital, a técnica Intelligent Computer Assisted Language Learning (ICALL), com a característica de corrigir erros de forma autónoma e inteligente por computador, vai entrando no ensino de LE trazendo facilidade e conveniência para o ensino-aprendizagem e avaliação, sendo também uma forma de gerar autonomia de aprendizagem. Autonomia de aprendizagem refere-se à capacidade de decisão que os aprendentes de LE têm numa situação de aprendizagem desconhecida e que lhes permite responder pelo resultado das suas decisões no uso da língua. Esta capacidade de adaptação à necessidade social e comunicativa está ligada aos métodos de aprendizagem usados no ensino de LE. O presente trabalho pretende investigar e desenhar um material da aprendizagem autorregulada para o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) no nível básico, a fim de desenvolver a capacidade de autonomia no âmbito virtual. A investigação pretende responder às seguintes perguntas: como se desenha um material adequado à técnica ICALL? Como é que o material de ICALL apoia o ensinoaprendizagem e avaliação de PLE? Como se pode aproveitar o material para formar a autonomia e classificar os níveis de capacidade? O presente trabalho utiliza uma metodologia qualitativa; analisam-se os modelos de ensino-aprendizagem-avaliação e aspetos relacionados com a psicologia dos aprendentes. Posteriormente, utilizam-se como critérios adaptados à análise de sítios e páginas web relacionadas com a aprendizagem do português, entre eles, alguns sistemas usados nas universidades e softwares populares no mercado com a mesma finalidade. Fazendo uma síntese das experiências de desenho, cria-se um modelo de um material de ICALL para PLE, com os respetivos esquemas computacionais.