Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-08"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Suplementos e Superalimentos: estudos de avaliação de segurança conducentes à sua autorização no contexto regulamentar português e europeuPublication . Jesus, Débora Rios Teixeira de; Sampayo, Cristina Luzia Dias de MelloO envelhecimento da população e a elevada prevalência de doenças crónicas têm levado a uma preocupação acrescida no que diz respeito à saúde. Aliada às fortes evidências que sustentam a relevância da alimentação na saúde humana, esta preocupação tem resultado numa maior procura por uma alimentação que não só potencie o bem-estar físico e mental, como também reduza o risco de doença. Neste sentido, as indústrias alimentar e farmacêutica têm vindo a desenvolver e comercializar um número crescente de produtos que vão ao encontro desta nova procura, e dos quais se destacam os suplementos alimentares e os superalimentos. Recentemente, a UE tem reunido esforços com o intuito de criar normas uniformizadoras que permitam um enquadramento legal capaz de garantir livre circulação, mas também a máxima segurança, qualidade e eficácia de géneros alimentícios que, alegadamente, possuem efeitos benéficos a nível nutricional e/ou na saúde. Reunindo e considerando a legislação comunitária e portuguesa estabelecida e, atualmente em vigor, que é aplicável aos suplementos alimentares e aos superalimentos, esta monografia permite identificar os estudos de avaliação de segurança alimentar que as entidades que intencionam comercializar este tipo de produtos necessitam efetuar de forma a obter uma autorização para a sua comercialização a nível europeu e nacional. Estes produtos, apesar de serem considerados géneros alimentícios e serem regidos, em parte, pela legislação aplicável aos mesmos, os suplementos alimentares e os superalimentos apresentam diferentes particularidades que os distinguem da generalidade dos alimentos. Tendo em conta as particularidades que lhes são inerentes, tem sido notável a dificuldade no estabelecimento de regras comunitárias que sejam aplicáveis de forma generalizada e que promovam a segurança e protejam o consumidor de alegações falsas ou mal fundamentadas. Esta dificuldade resulta num quadro regulamentar incompleto que apresenta várias irregularidades e áreas cinzentas relativamente aos superalimentos e suplementos alimentares, sendo de maior importância a implementação de um sistema mais abrangente ao abrigo da legislação alimentar da União Europeia.
- Otite média canina : avaliação retrospectiva dos resultados de cultura e susceptibilidade antimicrobiana em 21 casos de ablação total do conduto auditivo e osteotomia da bula timpânica no cãoPublication . Ferreira, Ana Gabriela Costa; Mestrinho, Lisa Alexandra Pereira; Magno, Diogo Nunes Alves CostaA ablação total do conduto auditivo associada a osteotomia da bula timpânica no cão é uma técnica cirúrgica utilizada na resolução de otite média. Neste estudo retrospectivo em série de casos foram analisados o perfil de isolamento microbiano na bula, os resultados dos testes de susceptibilidade aos antibióticos, os achados tomográficos, as complicações pós-cirúrgicas, e o prognóstico de cães sujeitos a ablação total do conduto auditivo associada a osteotomia lateral da bula timpânica. A positividade das culturas da bula timpânica foi de 76%. Os agentes microbianos mais frequentemente encontrados nos casos analisados foram Proteus spp (4/16), Staphylococcus spp (3/16), Pseudomonas aeruginosa (3/16) e E. coli (3/16). Foram verificadas diferenças no perfil de isolamento entre as amostras colhida na bula timpânica e no conduto auditivo em 88,9% dos casos. Os grupos antibióticos com mais resistências foram as penicilinas e as tetraciclinas, sendo que os que se revelaram mais eficazes foram os aminoglicosídeos, as cefalosporinas de 3º geração e o cloranfenicol. Em 45% dos casos verificaram-se multirresistências. Não foram encontradas associações entre as alterações tomográficas e a ocorrência de complicações. Esta técnica demonstrou ser eficaz na resolução da otite média e apresentou bom prognóstico.
- A atividade turistica à luz da Lei da reabilitação urbanaPublication . Dias, Ana Catarina Abrantes; Monteiro, CláudioAs diversas políticas de Reabilitação Urbana têm sido bastante debatidas desde há muitas décadas, no sentido de as definir estrategicamente, bem como, aos seus critérios de aplicação e execução. O debate político tem-se focado na questão do alojamento local devido aos impactos negativos que as populações sentem, em consequência do aumento da carga turística nos centros de Lisboa e Porto, principalmente. Os próprios mercados por não terem capacidade de resolver as dificuldades relativas à degradação dos espaços urbanos, foram forçados a implementar e estabelecer condições socioeconómicas atrativas para os centros urbanos e, a inverter a tendência do abandono de alguns locais. O RJRU foi estabelecido pelo Decreto-Lei nº 307/2009, de 23 de Outubro. Considerou-se que a criação deste regime era fundamental para assegurar a previsão e a execução das políticas de reabilitação dos espaços degradados e para promover a requalificação do parque edificado. Com estes pressupostos, o legislador teve como pretensão organizar e tipificar os instrumentos de intervenção ao dispor da entidade gestora, em associação com uma série de mecanismos até então dispersos na legislação e prever outros de forma a reunir e regular as figuras essenciais de suporte e materialização das opções em matéria de reabilitação. Deste modo, colocou-se como questão de investigação: Qual a importância da Lei da reabilitação urbana no âmbito da atividade turística? Tomando esta pergunta como um princípio, esta tese apresenta contribuições e propostas para esse fim, com base em vários pontos de vista e boas práticas provenientes dos diversos pontos do globo. O que diferencia a nossa forma de avaliar a qualidade dos processos das restantes, que veremos no estado de arte, é que esta irá agregar todos os pontos de vista das entidades e pareceres individuais selecionados, todos os itens defendidos por estas entidades, todas as culturas, todas as missões e todos os objetivos para construir uma só forma de avaliar os materiais institucionais.
- Entre o erudito e o vernacularPublication . Belo, Inês Marques; Abreu, Pedro Paulo da Silva Marques de; Leite, António Miguel das Neves da Silva Santos, coorientadorLimite sul ao casario com que se desenha a povoação de Venda-Seca, lugar de Belas, a Quinta das Águas Férreas distende-se nos seus quinze hectares verdejantes como uma promessa fecunda entre traços eruditos e vernaculares, sintetizada nos contornos de uma adaptação da Casa Portuguesa de Raul Lino. Apesar da sua interessante singularidade e do seu potencial poético que testemunha um passado sustentado por águas de nobres propriedades, refletidas em coloridas pedrarias de origens setecentistas, a Quinta permanece, há cerca de duas décadas, numa situação de abandono que potencia a sua degradação e a vota alheia ao conhecimento geral. Com o presente trabalho, pretende-se a exposição e investigação de um caso que, entre muitos daqueles que tomam lugar nos perímetros suburbanos das grandes cidades — e que por isso são muitas vezes desvalorizados —, merece consideração pelo património, natural e edificado, da memória coletiva que reúne. Mas procura-se, igualmente, contribuir para a reflexão acerca do reconhecimento do conteúdo específico de cada lugar como modo de compreender a sua correspondência com o habitar humano e, assim, sustentar uma intervenção que preserve (e realce) essa identidade singular. É deste entendimento que se norteia o percurso tomado ao longo da investigação desenvolvida para a Quinta das Águas Férreas. Partindo da experiência presencial do lugar, delineou-se uma abordagem onde a leitura da história, da forma e do sentido — como componentes cruciais ao (re)conhecimento de um espaço onde se pretende intervir arquitetonicamente — convergem para uma das várias possibilidades de interpretação dos pressupostos encontrados ao longo do processo, materializada no projeto de reabilitação.
- Migrações e diversidade cultural: uma experiência didática no 8º ano de escolaridadePublication . Pereira, Eliana de Melo Prospero; Esteves, Maria Helena Mariano de Brito FidalgoO presente relatório de prática de ensino supervisionada encontra-se, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia para o 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário da Universidade de Lisboa, visa apresentar as atividades desenvolvidas com a turma do 8ºA da Escola Básica de Alfornelos, no concelho da Amadora. A lecionação dos conteúdos programáticos para a disciplina de Geografia teve como documento de referência as Metas Curriculares vigentes no ano letivo de 2017/2018 e incidiram sobre o domínio “População e Povoamento” e sobre os subdomínios “Mobilidade da população” e “Diversidade cultural”. De forma a conduzir esta experiência didática foi estabelecida a seguinte questão de investigação: Qual contributo que a Geografia Escolar pode dar para um melhor entendimento do fenómeno das Migrações e da Diversidade Cultural? Como estratégia de ensino e aprendizagem foi utilizado o trabalho de grupo na sua vertente colaborativa. Ao longo das aulas destinadas para efeitos desta experiência os alunos e alunas puderam adquirir conhecimentos teóricos acerca das temáticas das migrações e da diversidade cultural e, posteriormente, mobilizar esses conhecimentos na realização do trabalho em grupo, permitindo-lhes também desenvolver competências geográficas relacionadas com a pesquisa e organização de dados, representação gráfica e cartográfica. Para a avaliação das aprendizagens, os alunos e as alunas foram avaliados/as de forma sumativa, através de uma ficha de avaliação, e formativa, através da avaliação do produto final de cada um dos trabalhos, bem como da auto e hetero avaliação por eles realizada. Após a experiência os alunos e alunas no 8ºA tiveram ainda a oportunidade de responder a um inquérito onde foi possível expressarem a sua opinião sobre o trabalho de grupo realizado e aula. Os resultados alcançados através da avaliação e da informação disponibilizada pelos alunos e alunas permitiram constatar que toda esta experiência estimulou o interesse dos mesmos para as temáticas lecionadas, ajudando-os a compreender melhor os conteúdos e a desenvolverem competências geográficas como a leitura e interpretação de mapas, a utilização do vocabulário geográfico em descrições simples, o tratamento da informação geográfica e a interpretação dos fenómenos, formulando conclusões.
- Qualidade e Saúde no Desporto de Alto Rendimento. Suplementação.Publication . Silva, Diana Micaela Abreu de Sousa e; Loureiro, Rui Miguel DiasO mercado dos suplementos alimentares é um setor que tem vindo a crescer cada vez mais nos últimos anos. Os suplementos são consumidos por variadíssimas razões e em praticamente todas as faixas etárias. Desde os mais novos aos mais velhos é notório o recurso a estas substâncias, sendo este um aspeto que alicia bastante as empresas a investir cada vez mais nesta realidade, por vezes pelos motivos errados, não tendo em conta os interesses da população, mas exclusivamente os seus próprios. Este facto, aliado à regulamentação pouco apertada que existe leva a práticas de conduta imprópria e que põem em risco a saúde dos consumidores. É, portanto, fundamental que haja informação disponível, de fácil acesso e fiável para quem utiliza suplementos alimentares. Atualmente, a utilização dos suplementos alimentares para melhorar as capacidades físicas está muito implementada nas mentalidades das pessoas, principalmente no que diz respeito aos atletas de alta competição. Neste mundo qualquer diferença pode significar ficar em primeiro lugar e ser o melhor ou pelo contrário, ficar pelo caminho e não se chegar onde se é pretendido. O que a maioria dos atletas não tem noção ou não lhe dá a devida relevância é que uma alimentação equilibrada e adequada à atividade que se pratica, a motivação, o treino e um acompanhamento físico e psicológico por especialistas (treinador, fisioterapeuta, médico, enfermeiro, psicólogo etc.), na maioria dos casos é suficiente para se obter os efeitos pretendidos, como o ganho de massa muscular, o aumento da resistência ou a recuperação muscular mais rápida, sem ser necessário recorrer aos suplementos alimentares para estas mesmas funções. Estas substâncias acabam por ser uma forma fácil de ganhar vantagem sobre outros atletas e melhorar a própria forma física, constituindo muitas das vezes parte dos programas alimentares dos profissionais de saúde, como são exemplo os nutricionistas. Contudo pode também tornar-se um “presente envenenado”, havendo casos de efeitos adversos de suplementos que circulam no mercado e casos de contaminação com componentes proibidos no mundo do desporto. Pretendo ao longo desta dissertação desvendar um pouco o funcionamento do mercado da suplementação, recorrendo também à legislação vigente em Portugal e principalmente investigar a adesão e o padrão de consumo de suplementos alimentares, em atletas no desporto feminino de alto rendimento, zelando assim pelos interesses dos consumidores e mais em concreto dos atletas de alto rendimento que procuram incessantemente por meios para atingir o sucesso, confiando nos anúncios publicitários e na palavra de alguns profissionais ou amigos que muitas das vezes são duvidosos ou não estão convenientemente informados. Palavras chave: Suplemento alimentar, regulamentação, atletas, alto rendimento, alimentação.
- The most prevalent respiratory and gastrointestinal parasites in Herring Gulls -Larus argentatus- admitted in a wildlife rehabilitation centre in South-East EnglandPublication . Oliveira, Filipa Batista Galinha de; Colling, Amy; Carvalho, Luís Manuel Madeira deHerring gull (Larus argentatus) is one of the most widespread species throughout the British coastal areas. In the last 40 years, there has been a decline of 30% in the global population followed by a decrease in the natural breeding sites and sharp increase in the urban nesting populations. RSPCA Mallydams Woods, is a wildlife rehabilitation centre situated in the South-East of England that has been receiving increasing numbers of Herring gulls that end up being euthanized due to respiratory signs with the suspicion of the persistence of a parasitological agent (Cyathostoma sp.), previously identified in 2004. In the meantime, no further parasitological studies in this species were performed by the centre. Therefore, a total 65 necropsies and coprological analysis were performed in order to assess the main respiratory and gastrointestinal parasites as well as the main pathological alterations suggestive of other infectious agents. The general results showed that 32% (21/65) were positive for the presence of parasites. These results included gulls that had not received worming treatment, who showed 60% of positives (12/20) and dewormed gulls, who still showed 20% positives (9/45). Around 24.6% (16/65) presented Syngamidae eggs including two mixed infection cases, one with Porrocaecum eggs (1.54%) and the other with Contracaecum (1.54%). Among those 16 cases, 44.8% also presented visible worms in the infraorbital area of the nasal cavity. Nematodes of the species Cyathostoma lari were detected in 16.9% (11/65) of the cases and genus Syngamus in 1.54% (1/65). As to the McMaster method, it was shown that 23.1% (15/65) gulls had ˃50 EPG counts, including 9.2% (6/65) within the dewormed gulls. During necropsy procedures, signs of acute inflammation on the lungs were the most prevalent findings (30%). The longer rehabilitation periods and higher number of doses of wormer were the only factors to show significant association with the lower prevalence of parasites. This study demonstrated that the inefficacy of the worming protocol, the high animal density and presence of other infectious agents are the most probable causes of the persistence of respiratory signs within the admitted gulls. However, to the best of the author’s knowledge, this is the first parasitological study on Herring gulls performed in a British rehabilitation centre and there is a difference of 40 years between this study and the previous ones performed in wild populations, which shows that there is a serious need for more projects in this field.
- Anticancer prodrugs for targeted therapyPublication . Almeida, Débora Reis Veiga de; Francisco, Ana Paula GameiroNos tempos que correm, o cancro é a segunda maior causa de morte globalmente, sendo uma doença com uma grande expressão e fisiopatologia complexa. Existem diversos tipos de tratamentos anti cancro como, por exemplo, cirurgia e radioterapia porém, quando o tumor se encontra distribuído e com desenvolvimento de metástases, surge a quimioterapia. Apesar da sua ação ser focada no decréscimo da proliferação de células cancerígenas, a maioria dos fármacos citotóxicos não está apta a localizar, seletivamente, o local do tumor, o que leva a variados efeitos adversos indesejados. Por este motivo, tornou-se urgente a procura de novas soluções que possam otimizar o tratamento anti cancro e a terapia localizada, com a utilização de pró fármacos, é uma das potenciais estratégias. Em comparação com os tecidos ditos normais, as células cancerígenas são caracterizadas por únicos e anormais marcadores e, por isso, a estratégia baseada no uso de pró fármacos irá explorar essas diferenças, de modo a afetar somente o tumor, sem causar dano aos tecidos saudáveis. As células cancerígenas são, então, caracterizadas pelo seu microambiente específico com baixos valores de pH, elevada concentração de espécies reativas de oxigénio e glutationa e, ainda, por uma elevada expressão de certas enzimas e antigénios específicos. Esta última característica está relacionada com abordagens mais experimentais focando-se em anticorpos monoclonais ou terapia genómica. Deste modo, estão a ser desenvolvidas estratégias centradas nos mecanismos e singularidades do cancro e alguns exemplos já se encontram disponíveis, incluindo não só pró fármacos que já se encontram no mercado, mas também aqueles que ainda se encontram em estados mais primordiais do seu desenvolvimento. Consequentemente, esta monografia irá focar-se não só no design de pro fármacos mas na tentativa de ter uma maior perceção de todos estes métodos através de vários exemplos detalhados de alguns dos pro fármacos já comercializados ou ainda em desenvolvimento.
- Plantas e produtos vegetais no tratamento da psoríasePublication . Ferreira, Inês Isabel Bandarra; Serrano, Rita Maria Olivença Trindade dos SantosA psoríase é uma doença crónica que afeta, aproximadamente, 2 a 3% da população mundial. A sua etiologia é multifatorial resultante da interação entre fatores genéticos, imunológicos e ambientais. Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de placas avermelhadas e escamosas na pele, que resultam de uma elevada proliferação e anormal diferenciação de queratinócitos. As lesões variam na sua extensão e gravidade podendo, em casos mais graves, estar presentes em áreas extensas do corpo, afetar as articulações e levar ao aparecimento de outras comorbilidades. Estes fatores representam assim, um impacto negativo no bem-estar e qualidade de vida das pessoas com a doença. A sua terapêutica convencional consiste na utilização crónica de agentes tópicos, sistémicos e biológicos com acentuados efeitos nefastos para a saúde o que, muitas vezes, leva os doentes a uma baixa adesão à terapêutica, o que constitui um impedimento ao sucesso da mesma. Atualmente existe um maior interesse, por parte da população em geral, na procura e utilização de recursos naturais com ação terapêutica que sejam não só eficazes, como possibilitem uma utilização a longo prazo mais segura. Além disso, fatores como o alto custo dos medicamentos sintéticos e a dificuldade no acesso à assistência médica contribuem também para esta tendência. Os produtos à base de plantas e produtos vegetais são utilizados desde a antiguidade, em todo o mundo, no tratamento de diversas patologias, entre as quais as doenças dermatológicas. Um número crescente de estudos têm vindo a ser desenvolvidos, nos últimos anos, em consequência do potencial terapêutico que algumas dessas plantas e produtos vegetais evidenciaram ter. No entanto, ainda são escassos os estudos clínicos e toxicológicos que avaliem, com clareza, a sua eficácia e segurança. É por este motivo, de extrema importância, a realização de mais investigação e ensaios clínicos devidamente controlados que permitam aferir rigorosamente o real valor desta terapêutica. Neste artigo de revisão bibliográfica serão identificadas dez espécies de plantas e produtos vegetais com potenciais benefícios na terapêutica tópica da psoríase. Estas espécies serão analisadas, de acordo com os estudos já publicados, pelas suas características, mecanismos de ação, eficácia e possíveis efeitos adversos.
- Avanços Tecnológicos na Regeneração CutâneaPublication . Oliveira, André Filipe Ferreira de; Reis, Ana Catarina Beco Pinto; Ascenso, Andreia Patrícia HenriquesA pele é a primeira barreira contra agentes externos, sejam eles químicos, físicos ou bacterianos. Uma lesão na pele pode comprometer a sua integridade, causando algumas complicações se não for curada de forma adequada. Portanto, a cicatrização de feridas é um dos processos fisiológicos mais importantes. Trata-se de um processo complexo que ocorre no corpo humano, envolvendo a ativação sequencial de vários tipos de células e cascatas de sinalização de forma coordenada. Sob determinadas condições, como acontece na presença de diabetes, a cicatrização adequada de feridas pode não ser facilmente conseguida, levando ao desenvolvimento de feridas crónicas não cicatrizantes. Dependendo das etiologias possíveis, as feridas crónicas são classificadas como: úlceras de pressão, úlceras diabéticas, úlceras venosas e úlceras por insuficiência arterial. As feridas crónicas e as queimaduras diminuem a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias já que estão associadas a um aumento da dor física do doente e de complicações socioeconómicas. Além disso, a incidência e a prevalência das feridas crónicas, ao contrário das queimaduras, têm aumentado, principalmente, devido ao envelhecimento da população, resultando num aumento de custos para os sistemas nacionais de saúde. A tendência é de aumentar ainda mais. Assim, o desenvolvimento de novas tecnologias/terapias mais económicas não é apenas de grande interesse, mas também necessário para melhorar a sustentabilidade dos sistemas nacionais de saúde a longo termo. Esta revisão sistemática apresenta uma visão geral do conhecimento atual sobre tecnologias/terapias recentes desenvolvidas (benefícios e riscos associados, usos clínicos e disponibilidade) na área da regeneração cutânea que ocorreram nas últimas duas décadas, incluindo: (a) Substitutos de Pele; (b) Expansores Externos de Tecidos; (c) Terapia de Feridas por Pressão Negativa; (d) Oxigenoterapia; (e) Pensos; (f) Terapia Exógena Baseada em Fatores de Crescimento; (g) Terapia Sistémica. Além disso, esta revisão explora tendências futuras no tratamento de feridas, que incluem o desenvolvimento de formulações usando nanopartículas metálicas (prata, ouro e óxido de zinco) e insulina por via tópica. Estas novas formulações foram extensivamente estudadas e os resultados têm demonstrado serem promissoras opções terapêuticas num futuro próximo que podem mudar o paradigma de tratamento de feridas. Como as diferentes terapias apresentam características diferentes, a seleção da terapia apropriada ou da combinação de terapias para uma ferida específica é um passo fundamental para melhorar os resultados.
