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- Daydream Nation : Luz, Espaço e CapitalismoPublication . Ferreira, Sandra Maria Zuzarte Reis da Silva; Sousa Dias, AntónioDaydream Nation the project here presented experiments the deconstruction of a process of stereoscopic visualization, proposing a reflection on the gaze mediated by an optical apparatus, subject to a “scopic regime”. In a world flooded with light, this work intends the immersion in small perceptions, within the delicate limits of visuality. Daydream Nation takes the title of the musical album from the New York’s Band Sonic Youth, which in 1988 played through sonic explosions the capitalist dystopia of the digital age, with the reproduction of a Gerhard Richter painting on the cover. To look at this image reproduced in a CD, is to stand “in front of time” where echo’s; the vanitas La Madeleine aux deux Flammes de Georges de La Tour, the countless candles lit by the caravagists of Utrecht Utrecht (Gerrit van Honthorst, Hendrick ter Bruggen, Dirck van Barburen) or the confrontation of light and darkness in Caravaggio's tenebrism. The idea of survival got relevance, the “surviving image” or “pathos-image”, Aby Warburg's ghost story as we find reflected in Georges Didi-Huberman's work. This work manifests itself in the form of as a phantasmatic vanitas, which unfolds an anaglyphic stereoscopy image, making appear the vision of a simultaneously lit and unlit candle, a paradox, as the one suggested to Schrödinger by the superposition states of the photon. Democritus of Abdera, the pre-Socratic philosopher believed that human vision depended on projections constantly emanated by bodies, responsible for the transmission of sensations, these emanations where called eidolon, later in latin simulacra. It is precisely a simulacrum that Daydream Nation elaborates. To this end, an multimedia audiovisual installation was elaborated based on an anaglyphic digital photograph that is projected with an HD projector, creating a fantasmatic environment and allowing the viewer to enjoy the "three-dimensional" image of this paradoxical object, the anaglyph candle, simultaneously lit and unlit
- Sharing the Decision Process Framework to Identify Well-supported Records of Mammal Species-occurrence in MozambiquePublication . Neves, Isabel; Mathias, Maria da Luz; Bastos-Silveira, Cristiane
- Empathy as an answer for the tragedy paradox in musicPublication . Viegas, Catarina dos Reis; Coelho, Hélder; Yates, David; Duarte, AntónioO apelo de motivos trágicos nas artes constitui um paradoxo que remonta à Antiguidade clássica, aplicado sobretudo no âmbito das artes dramáticas, denominado Paradoxo da Tragédia. Aristóteles foi o primeiro filósofo a elaborar uma resposta para o mesmo baseada na purgação de emoções negativas do espectador pela sua experiência em contextos ficcionadas, o qual designou de catarse. O objectivo deste trabalho foi resolver o mesmo paradoxo no âmbito da música com motivos trágicos, ou seja, capaz de evocar emoções negativas - em especial a tristeza -, através de explicações conversoras , que consideram que a experiência de emoções negativas é convertida em experiências psicologicamente recompensadoras. Considerando a catarse uma proposta coerente com as explicações conversoras, o trabalho propôs-se a oferecer uma versão adaptável à música. Tendo em conta a relação estabelecida na literatura entre a apreciação de música triste e disposição individual de traços de empatia, esta foi considerada como uma capacidade importante para a resolução do referido paradoxo. Contudo, como é possível que a empatia explique tal conversão? Como empatizar com a música? Para perseguir o objectivo acima descrito, estabeleceram-se duas questões de pesquisa fundamentais que dividiram o trabalho em duas partes: Como é que uma experiência empática permite experienciar emoções negativas através da música? e Como é que a empatia pode explicar um processo catártico na música ? Na primeira parte do trabalho foi elaborada uma confirmação da evocação de sentimentos negativos através da música, indispensável para defender a explicação mencionada, produzida por mecanismos de empatia emocional ( contágio emocional ) ou cognitiva ( imaginação ), caso a resposta tenha origem nas características acústicas da música ou no significado da letra. Além disso, foi destacado o papel dos neurónios-espelho na ponte entre a percepção de emoções na música e a sua apreciação. Na segunda parte do trabalho foi atribuída a exclusiva responsabilidade das recompensas psicológicas aos mecanismos de empatia cognitiva , gerando recompensas com origem no próprio processo empático e na falta de implicações reais associadas com a tristeza provocada pela música. Tais recompensas compõe o processo catártico que leva à purificação de emoções negativas do ouvinte e justifica as suas motivações para ouvir música triste . Para o futuro, sugere-se que seja explorada a relação entre mecanismos homeostáticos de regulação de emoções e da empatia cognitiva, a fim de gerar um melhor entendimento sobre a capacidade de empatizar, bem como, sobre o papel da música como potenciador de tal capacidade, tão importante para as interações humanas a diversos níveis da sociedade.
- Institucionalização de alienados em Portugal : o hospital Conde de Ferreira (1883-1910) : discursos e práticas assistênciaisPublication . Gomes, Sérgio Paulo Tenreiro; Reis, Maria de Fátima Marques Dias Antunes dosO estudo da assistência aos alienados tem merecido, por parte da comunidade historiográfica, um crescente interesse. Todavia, são diminutos os trabalhos que incidam em particular sobre as instituições que de forma exclusiva prestavam cuidados a esta população. Considerando relevante o papel do Hospital de Alienados do Conde de Ferreira, primeira instituição a ser criada de raiz em Portugal para o tratamento de doenças mentais, encetámos um estudo que, alicerçado na análise de diversas fontes coevas da cronologia adotada, nos permitiu, por um lado, estudar o discurso produzido nesta temática e, por outro, a sua tradução nas práticas assistenciais proporcionadas aos alienados, tendo como exemplo o hospital supra citado. A nossa investigação procura contribuir para o aprofundamento do conhecimento do início do processo de institucionalização dos alienados em Portugal, tendo em consideração as teorias científicas e filosóficas subjacentes bem como o papel desempenhado pelo Hospital Conde de Ferreira. Numa fase inicial deste estudo, as nossas pesquisas incidiram sobre o entendimento dos alienistas portugueses acerca do panorama assistencial europeu no que aos alienados dizia respeito, procurando influências na construção de um paradigma assistencial português. Posteriormente considerámos pertinente aludirmos a Joaquim Ferreira dos Santos, cuja obra de filantropia permitiu a construção do novo hospital, não esquecendo a evolução das suas infraestruturas. Os contributos científicos de António Maria de Sena e Júlio de Matos foram estudados com o objetivo de apreendermos o seu pensamento e a forma como o mesmo influiu na sua administração do HCF. Os regulamentos da instituição, dada a sua importância no funcionamento quotidiano do hospital, mereceram igualmente a nossa atenção bem como o seu efetivo cumprimento. Relevante mostrou-se também o estudo que efetuámos no sentido de conhecermos a população internada no hospital portuense bem como a sua atividade assistencial tendo em conta os recursos terapêuticos utilizados. Percebemos ao longo do nosso estudo que, embora os responsáveis pela instituição pautassem muitos dos seus discursos por uma elevada excelência das práticas assistenciais instituídas, a realidade quotidiana nem sempre confirmava tais desígnios.
- Metabolic syndrome and cardiovascular riskPublication . Rocha, EvangelistaThe effects of isolated and associated cardiovascular risk factors have been investigated since the mid-twentieth century, but the relationship between the elements of what is now termed the metabolic syndrome (MetS) and cardiovascular risk was paid little attention until 1988, when Reaven described the role of insulin resistance in human disease, which he called syndrome X.1 This did not include obesity, particularly abdominal obesity, which came to be considered an important component of insulin resistance syndrome, now known as MetS, the designation preferred by the American Association of Clinical Endocrinologists.
- Preceitos para uma Arte Edificante: pintura e gravura na corte josefina através da obra de António Joaquim Padrão (c. 1730-1771)Publication . Leal, Lécio da Cruz; Serrão, Manuel Guimarães Veríssimo; Faria, Miguel Filipe Ferreira Figueira deA investigação que se apresenta não se reduz à reconstrução históricobiográfica de António Joaquim Padrão (c. 1730-71) – personalidade marginal no panorâma artístico da capital, ainda assim com oficina aí fixada e operante durante o terceiro quartel do século XVIII, tanto no domínio da pintura como da gravura –, do corpus artístico do mesmo, tampouco à análise da sua obra, necessariamente confrontada com a dos pares ou homólogos coetâneos no que à estética diz respeito. Dedica-se, igualmente, a compreender a natureza, evolução, aplicação e contexto dos diferentes tipos de linguagem corporal nos géneros de História Religiosa e Retrato, à luz da generalização da ideia relativa ao poder instrutivo da imagem dentro do catolicismo e regime. Na primeira e segunda parte do escrito, atende-se à família e indivíduo, tanto no plano privado como público e profissional (origens, condição social, nível de instrução, agregado familiar, saúde, formação profissional, amigos, carteira de clientes, contactos frequentes, obras, pensamento estético). Os dados recolhidos ajudam a esclarecer a aparente contradição de ver este pintor – seguidor da corrente estética mais acalentada pela Corte, formado na principal oficina da capital (André Gonçalves), consorciado em trabalhos calcográficos com o primeiro pintor régio (Vieira Lusitano), amigo e prestador de serviços artísticos a frei Manuel do Cenáculo (uma das mentes mais esclarecidas do país e figura de relevo na Corte) – afastado das obras de maior vulto que decorriam nos templos religiosos que se iam reedificando e, ao mesmo tempo, manter a sua oficina activa e sem falta de trabalho. A última parte dedica-se à análise dos elementos do tardo-Barroco romano mais estimados no nosso país, essencialmente os mesmos louvados a nível internacional, fundamentos do seu êxito e razões de continuidade, alicerçados, na medida certa, no classicismo, no Barroco e no cânone de beleza do Renascimento, referencial da linguagem virtuosa e sensível da figura humana (modéstia, humildade, pudicícia).
