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- Drawing space : from early sketches to finished artwork : rsearch on a personal language through experimentationPublication . Bonneau, Camille Marie Monique; Jacinto, João, 1966-This final work explores my obsession about space through personal practice. Its experimental nature seeks to open new paths, as well as overcome some limitations in the exercise of drawing, and focuses on the following topics: The quest for more sensitive means of spatial representations and solutions to evoke depth, perspective and movement other than the figurative techniques. Finding my own graphical and plastic language embedded into the physical and psychological experience of space, exploring other forms of creative and sensitive expression. The practical research project that was developed is also supported by a written part which includes a critical analysis of my work as well as an element of research on the Portuguese artist Nadir Afonso, and the Ethiopian born, New York based contemporary artist Julie Mehretu; both of whom´s work is deeply rooted into the expression of space, and their abstract languages convey a strong presence of physical reality whilst going beyond our visual perception of the world; characteristics in the representation of space which I find extremely interesting and justify my choice to study them. Furthermore, I thought that the fact their narrative and style are very different from each other would make for an interesting confrontation to explore. The result of my immersion in their work, and the process of finding within it references for my own personal development, allowed me to open up my mind to a new way of looking at space, giving me new means by which to express it, and helped me clarify some underlying paradoxes with which I’ve fought about the medium. At the same time it helped me refine my interest in the relationship between the man-made and Nature linked to a more metaphysical dimension. Overall the development of this project is a testimony of how I gained confidence to break out of my comfort zone, bringing the initial sketch into becoming a fully autonomous drawing, and how engaging into the abstract opened for me a door to a whole new plane in which I can translate feelings and emotions related to the experience of space
- A infografia na explorarão multidimensional do património natural e cultural local em contexto virtualPublication . Santos, Cristina Isabel Pires dos; Neto, Maria João de Mendonça e Costa Pereira; Silva, Marco António Neves da, coorientadorAtualmente, procuramos constantemente por informação, pois queremos estar informados para conseguirmos tomar decisões mais acertadas. Somos, contudo, cada vez mais exigentes com o modo como acedemos à informação. No caso específico do Património Natural e Cultural, em que a forma como a informação é apresentada, revela-se essencial para que uma visita física ou online seja efetuada de um modo mais qualitativo, este requisito torna-se fundamental para um público que anseia por obter informação acerca de um determinado local patrimonial e que por vezes, a encontra desorganizada ou dispersa. Considerando a apresentação da informação de forma visual, constatou-se que não existe um local físico ou virtual nacional, que compile e que permita o seu acesso de um modo organizado, direto e integrado, permitindo a ligação entre todas as partes caracterizantes do Património de uma região, contribuindo para um conhecimento mais acessível e estruturado. Assim, procuraram-se aferir que métodos e procedimentos podemos adotar, para que, a partir de um concelho selecionado (Aljezur), se possa concretizar e comunicar o projeto infográfico INFOSPOT.PT – Diretório infográfico para o Património Natural e Cultural Português, um projeto para apresentação de informação visual, de modo a contribuir para uma exploração multidimensional do Património, num contexto virtual, objetivando a transmissão e partilha da informação de uma forma mais inteligível, visual e memorável. Deste modo, objetivando-se a realização de uma componente prática, a investigação foi baseada numa aprofundada revisão literária nas áreas do Design de Informação, do Património e do Turismo Cultural, assim como, numa pesquisa visual estruturada, interligando o Design de Informação nas suas variadas expressões e a apresentação do Património. Posteriormente, aplicou-se o método de estudo de casos múltiplos, a vários exemplos de infografias selecionadas, representativas de aspetos patrimoniais, o que se revelou essencial para aferir métodos e procedimentos, no tratamento de conjuntos de informação patrimonial gerais e particulares, para aplicação direta na consecução do projeto proposto. Ensaiou-se o protótipo do projeto e as infografias realizadas no utilizador final, através da aplicação de testes de usabilidade e, por fim, propôs-se um fluxograma para adaptação do projeto a outros contextos. A utilização da informação visual revela-se muito eficaz, pois é o procedimento mais memorável e inteligível de reter informação, permitindo-nos detetar padrões e relações, que de outro modo (por exemplo, só com texto) não seria possível, justificando a sua utilização na apresentação de uma informação que é complexa, como é o caso da informação patrimonial. O Design de Informação quando praticado de acordo com certos princípios, essenciais para a perceção visual, revela-se fundamental para organizar, selecionar e apresentar essa informação, contribuindo inteiramente para o processo de codificação e descodificação da mensagem informativa. Assim, o projeto proposto pretendeu reunir e apresentar informação patrimonial, somente através da informação visual, objetivando demarcar-se dos materiais existentes mais convencionais e ser uma solução importante para a apresentação do Património nacional, contribuindo para a preservação da sua memória, interpretação e disseminação.
- Psicomotricidade na saúde mental infantil no Centro Doutor João dos Santos – Casa da PraiaPublication . Lima, Liliana Marta Oliveira; Melo, Ana Isabel Amaral Nacimento Rodrigues deO presente relatório enquadra-se no Ramo de Aprofundamento das Competências Profissionais, do segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa, referente à atividade de estágio desenvolvida no Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia. A intervenção inserese na vertente de Saúde Mental Infantil, apoiando crianças com idades entre os 5 e os 12 anos que apresentem problemas de foro emocional, trazendo consequências ao nível das aprendizagens e do comportamento, verificando-se bloqueio na capacidade de comunicar, imaginar, pensar ou ação. A metodologia utilizada como meio de intervenção é a Pedagogia Terapêutica, tendo uma visão holística da criança, dando ênfase ao trabalho em grupo e à relação, criando um espaço contentor e securizante, de forma a organizar e resolver conflitos internos, adquirindo os pré-requisitos, a motivação e interesse nas aprendizagens. A psicomotricidade nesta instituição integra-se nesta dinâmica, juntando a vertente pedagógica e a terapêutica, em contexto individual ou de grupo. Assim, em intervenção psicomotora foram apoiadas 5 crianças, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, em sessões de 60 minutos, semanalmente
