Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Tim Burton e a monstruosidade: uma leitura de FrankenweeniePublication . Duarte, José; Martins, Ana RitaFrankenweenie (2012) é, talvez, o filme mais pessoal de Tim Burton, não só pelos temas que aborda – o acto da criação e ciência, o sobrenatural e a monstruosidade –, mas também pelo modo como o faz. O propósito deste estudo é explorar o filme de Burton tendo em conta as suas influências, como é o caso da narrativa Frankenstein (Mary Shelley, 1818), olhar para o conceito de monstro considerado no filme e analisar outros temas caros ao realizador.
- O pensamento socioeconómico e o crime de colarinho brancoPublication . Lopes, Ana Filipa de Almeida Guiomar Mendes; Dias, Augusto SilvaTradicionalmente o crime era associado a problemas de desemprego, a desigualdades económicas e sociais, assim como a questões de distúrbios na personalidade. Porém, os ordenamentos jurídicos começaram a ganhar consciência de que indivíduos com estatuto socioeconómico elevado também praticavam crimes, chegando-se à noção de crime de colarinho branco, como um conceito geral capaz de abarcar as condutas ilícitas praticadas por indivíduos que em nada se pareciam assemelhar ao delinquente comum. A Sociologia tem-se debruçado sobre a matéria de saber quem é o autor de colarinho branco, e de que modo se distingue do delinquente comum, embora alguns autores tendam a desistir de analisar estas diferenças por considerar que o autor de colarinho branco não se distingue do não delinquente. A Economia, por sua vez, reconhecendo que a obtenção de lucro é a motivação transversal, ao ser humano, para delinquir, procura analisar como é que os agentes criminosos se comportam no mercado, desenvolvendo, assim, teorias capazes de nos explicar porque é que só alguns indivíduos entram na vida do crime.
- Caracterização de recetores do linfoma canino para imunoterapiaPublication . Almeida, André Gil Pedro Pinto de; Silva, Frederico Nuno Castanheira Aires da; Gil, Solange Judite Roque Coelho AlvesO linfoma canino é a terceira neoplasia mais prevalente no cão, sendo a neoplasia hematopoiética mais frequente nesta espécie. Apesar da otimização dos protocolos de quimioterapia, 50% dos animais não passa do primeiro ano de sobrevida e 90% não chega aos dois anos. O objetivo deste estudo foi caracterizar a expressão de recetores de membrana no linfoma canino com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de imunoterapias, e os recetores estudados foram o CD19, o CD20, o CD21, o CD22, o CD74 e o CD80. Para este fim recorreuse a uma linha celular de linfoma canino de células B (CLBL-1), e a amostras de linfonodos de 22 animais diagnosticados com linfoma no Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e de 8 animais saudáveis de um grupo controlo. A partir dessas amostras fez-se quantificação relativa da expressão génica dos recetores por qRTPCR, avaliou-se a expressão proteica de CD20 por Western Blot (WB) e sequenciou-se o CD20 pelo método de Sanger. Os resultados obtidos pela técnica de qRT-PCR permitiram observar, em linfoma B, uma sobrexpressão génica significativa do CD19 e CD20, de 10,9 e 8,2 folds, respetivamente, e uma subexpressão génica significativa do CD21, do CD74 e do CD80, de respetivamente 0,05, 0,5 e 0,8 folds. Por sua vez, a quantificação de proteína do CD20 por WB corroborou a sua sobrexpressão em linfoma B, tendo uma correlação de 0,53 com a expressão de mRNA. A sequenciação do CD20 demonstrou que o seu gene é conservado. Observou-se, por fim, que as expressões génicas de CD19, CD20, CD21 e CD22 apresentam uma forte correlação entre si no grupo controlo, sendo esta mais fraca nos animais com linfoma B. Conclui-se que com esta dissertação foi possível caracterizar a expressão de vários recetores e contribuir para o desenvolvimento de novas terapias para o linfoma canino ao validar-se o CD20 e apontando-se o CD19, o CD22 e o CD74 como potenciais alvos de imunoterapia.