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- Relatório de estágio no Camões, I.P. : discussão sobre opções linguísticas relevantes para a traduçãoPublication . Jesus, Nuno João Gonçalves de; Mendes, Sara Gonçalves Pedro ParenteO presente relatório de estágio tem como objetivo a apresentação e análise de questões linguísticas, concentrando-se em questões lexicais, levantadas no decurso do estágio curricular realizado no Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, no âmbito do Mestrado em Tradução da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O trabalho desenvolvido no contexto deste estágio consistiu na tradução e retroversão de vários textos de caráter técnico, dos quais foram selecionados dois que serviram de base de recolha dos casos aqui tratados. O critério de seleção dos textos teve em conta o facto de estes serem mais desafiantes para o processo de tradução e pela sua significativa extensão, que nos permitiu constituir um corpus de análise bastante diversificado e consistente. O primeiro texto trata-se de um manual de avaliação de ações levadas a cabo em contextos de conflito e fragilidade e o segundo é relativo a um conjunto de escalas de avaliação para a aprendizagem de línguas estrangeiras. O relatório encontra-se dividido em três partes principais. A primeira parte, onde é apresentada a entidade de acolhimento do estágio curricular, através de um pouco da sua história e da sua organização interna, e onde é feita também uma descrição do funcionamento do estágio, bem como dos textos traduzidos durante o seu decurso e do método de trabalho adotado. Na segunda parte é feita uma pequena apresentação da Tradução enquanto objeto de estudo, bem como da sua importância histórica, e é dada especial atenção à Tradução Técnica e suas principais envolventes, como o papel do tradutor, o papel do público-alvo e os tipos de textos técnicos mais comuns. A terceira parte é dedicada à análise dos problemas de tradução mais desafiantes identificados em dois dos textos traduzidos no contexto do estágio. Serão inicialmente apresentados exemplos de termos pertencentes ao léxico especializado das áreas técnicas dos textos trabalhados, acompanhados de uma discussão do processo de tradução dos mesmos, e posteriormente são apresentadas expressões pertencentes ao léxico comum, divididas entre casos de ambiguidade lexical, falsos amigos, fraseologias, perífrase, empréstimos e phrasal verbs. A secção relativa à ambiguidade lexical, devido à heterogeneidade dos casos discutidos, encontra-se dividida em casos em que se verificam contrastes na abrangência do significado das expressões e em casos nos quais se verificam contrastes relacionados com o comportamento linguístico das expressões. No primeiro caso trataremos casos de vagueza na língua de partida, de polissemia na língua de partida e de especificidade da significação na língua de partida, enquanto que no segundo serão tratados casos de restrições de seleção, de distribuição sintática, fenómenos de co-seleção e contexto de uso.
- O Teatro Rosa Damasceno na economia urbana de Santarém (1939-1999-2039)Publication . SILVA, Diana Almeida; Noras, José Raimundo; LOPES, Tiago Soares; Fundación DOCOMOMO Ibérico; MINISTERIO DE CULTURA Y DEPORTE
- O 4º e o 3º milénio a.n.e. sítio da Ota (Alenquer) : perscrutando por entre colecções antigas e projectos recentesPublication . Lopes, André Texugo; Sousa, Ana CatarinaA Ota tem sido, recorrentemente, integrada em mapas, em discursos e dados empíricos sobre as mais diversas temáticas, em muito devido à sua larga diacronia de ocupação - Neolítico Final ao Período Islâmico – essencialmente baseada no espólio do “Castro” de Ota, em depósito no Museu Hipólito Cabaço (Alenquer). Este foi integralmente apresentado em 1956, por Ernani Barbosa num artigo expositivo, funcionando, ainda nos dias de hoje, como base ilustrativa do espólio existente. O estudo presente nesta dissertação conjuga as duas realidades disponíveis até à data, a coleção do Museu e o resultado do projecto COTA – Canhão Cársico de Ota – procurando o seu enquadramento sociocultural e cronológico. O vazio de conhecimento existente sobre as estruturas e espaços do sítio, em toda a diacronia, tornou de extrema utilidade esta abordagem, procurando compreender, e relacionar, a paisagem antrópica dos períodos Neolítico/Calcolítico, com a “Macro” Região da Estremadura Portuguesa e com a região imediata perfilada pela bacia hidrográfica dos rios de Alenquer, Grande da Pipa e Ota, que partilham a mesma base geológica – Jurássico “Lusitaniano”. Apesar da fragilidade resultante da ausência de contextos, a procura de paralelos com os sítios mais reconhecidos, em áreas limítrofes, permitiu o estabelecimento de uma caracterização cronológica relativa e genérica dos materiais arqueológicos. A sua análise seguiu muitas das propostas de outros autores, ainda que se tenha procurado desenvolver alguns aspectos em particular, gerando interpretações e justificações preparadas para lidar, em alguns casos, com possíveis adaptações locais. O arqueossítio da Ota terá sido, acreditamos nós, em finais do IV milénio e nos séculos seguintes do III, vivenciado mais intensamente por um conjunto de comunidades, cuja tipologia de ocupação do espaço, ainda se encontra por determinar, em especial porque pode ganhar ritmos diferenciados consoante a cronologia. Ainda que, segundo os dados disponíveis, as actividades agrícolas e florestais se encontrem, minimamente, fundamentadas, em associação ao elevado número de elementos de tear que poderão, também, suportar uma possível ocupação enquanto povoado, do local em estudo. Simultaneamente, as comunidades revelam a manutenção de contactos inter-regionais, lidos através de algumas matérias-primas encontradas, quer seja devido a um intenso grau de mobilidade ou relacionado com redes de troca. Esta influência encontra-se registada em materiais como o anfibolito, os metais, o xisto e algumas tipologias cerâmicas. É certo que esta abordagem careça de um estudo futuro de proveniências, a fim de alargar o conhecimento acerca das matériasprimas em questão, ainda assim parecem-nos bons pontos de partida. A Ota representa assim, mais do que um regresso a um sítio clássico, um regresso à Estremadura Portuguesa, que carece de novas visões, dados, abordagens e preconceitos.
- A importância do uso de simuladores na formação e aquisição de competências cirúrgicas do formando em laparoscopiaPublication . Assoreira, João David Eusébio; Azevedo, Pedro Ricardo Almeida Santos; Carreira, Luís Miguel AlvesA laparoscopia é uma técnica cirúrgica que exige um treino específico, por parte do cirurgião, baseado na aquisição de competências com as quais este não se encontra familiarizado e que se revelam diferenciadas da cirurgia convencional. Associando-se deste modo a uma curva de aprendizagem mais demorada. O presente estudo foi realizado utilizando um simulador de técnica laparoscópica e teve por objetivos 1) avaliar a curva de aprendizagem do autor ao longo do programa de formação inaugural em laparoscopia, 2) comparar as curvas de aprendizagem dos diferentes exercícios propostos para a aquisição de diferentes competências, 3) avaliar o nível de stress induzido ao autor ao longo da repetição dos exercícios, medindo para tal, a frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA) e o nível de desempenho do autor, e por fim 4) determinar se a experiência prévia em cirurgia convencional pode ou não influenciar a aquisição de competências em técnica laparoscópica. O estudo contou com a participação do autor como amostra e pretendeu demonstrar que, através da análise da curva de aprendizagem é possível identificar o momento em que o cirurgião adquiriu competências laparoscópicas, bem como um desempenho constante. O programa de formação contemplou 7 exercícios distintos realizados no simulador, cada um repetido 33 vezes. Ao longo do exercício foram registados o número e o tipo de erros cometidos, assim como o tempo demorado na sua realização de modo a caracterizar o tipo de curva de aprendizagem. A PA sistólica (PAS), diastólica (PAD) e a frequência cardíaca (FC) foram medidas em 3 tempos: T0 (1ª vez que o autor realiza o exercício), T1 (10ª vez que o autor realiza o exercício) e T2 (20ª que o autor realiza o exercício), de modo a avaliar o nível de stress do autor à medida que a sua experiência com o simulador aumentava. Os resultados obtidos demonstraram uma relação positiva entre a eficácia do desempenho do autor e o número de repetições realizadas. As medições e variações da PA e FC também apresentaram valores mais baixos à medida que o autor ganhava experiência, o qual se associou a uma diminuição do nível de stress experimentado pelo formando. Foram registadas diferenças estatisticamente significativas entre as diferenças nas medições da PAS entre T1 e T2 (p<0,05). Foi possível verificar a importância do uso de simuladores na formação de cirurgiões, os quais permitem a aquisição de competências fora do cenário cirúrgico real.
- Escutas telefónicas a defensor e arguido : a epidemia da devassa silenciosaPublication . Santos, Mónica Sousa dos; Morão, Helena Marisa Pinheiro da Costa