Browsing by Issue Date, starting with "2014-04-02"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Science Education in a Museum: Enhancing Earth Sciences Literacy as a Way to Enhance Public Awareness of Geological HeritagePublication . Reis, J.; Póvoas, L.; J A S Barriga, Fernando; Lopes, C.; Santos, V. F.; Ribeiro, B.; Cascalho, João; Pinto, A.Today, scientific literacy has become increasingly important as a hallmark of citizenship and as a way to facilitate many of life’s daily decisions. Scientific literacy can be achieved through learning, a complex lifelong process that occurs both in school and out-of-school settings. As most adults only engage in formal education about science during compulsory schooling, all the learning that people go through in out-of-school settings and beyond compulsory schooling becomes extremely important toward the scientific literacy of the individual. The learning process in out-of-school settings requires interest from each person and can be facilitated by various agents, for example, museums. This is particularly true for Earth sciences as Geology topics are rarely taught within the science curricula during school. The Museu Nacional de História Natural e da Ciência provides realistic experiences that engage different publics into science and thus enhances the public science literacy. It is expected that by enhancing people’s Earth sciences literacy, it will also enhance their awareness of geological heritage.
- O mundo bíblico visto de hojePublication . Vogel, Hans; Ramos, José AugustoNo âmbito da especialidade de História Antiga do mestrado em História realizei o pre-sente trabalho de projeto, intitulado ‘o Mundo Bíblico visto de hoje’. O problema investigado lida com o facto de os textos da Bíblia se articularem com os seus contextos históricos, cultu-rais, civilizacionais e ambientais. Os objetivos do estudo foram primeiro analisar temas da geografia, história e cultura bíblica; seguidamente, pesquisar representações do mundo da Bíblia na atualidade - averiguando necessidades -, e por fim, apresentar intervenções, respon-dendo à pergunta ‘mundo bíblico, que fazer com esta memória?’ A metodologia tem sido interdisciplinar pois a história articula-se com a geografia, ar-queologia, línguas, estudos culturais, ciências sociais e com o ensino. Foram igualmente obti-dos esclarecimentos em várias áreas, tanto em filologia, estudos bíblicos, bem como represen-tações atuais - tanto em Portugal, como em Israel -. Ao longo da abordagem sobre o contexto bíblico, a perspetiva histórica tem sido consistente, tanto na articulação com o passado, como com o presente e o futuro. Posso afirmar que o mundo da Bíblia se tem revelado multidisci-plinar. É de lembrar que a cultura bíblica surgiu num pequeno espaço geográfico, no entanto assumiu um papel crucial devido à sua posição entre diferentes povos. Com efeito, o mundo da Bíblia é uma ponte entre culturas. Dessa maneira, pode servir quer como uma entrada para a compreensão do mundo antigo, quer para o entendimento da atualidade. Assim sendo, a história e cultura bíblica pode e deve dar o seu contributo civilizacional. É substancial recor-dar que a memória do mundo bíblico faz parte da nossa tradição e pertence também ao domí-nio das ciências humanas. Evidentemente, as sociedades ocidentais têm duas raízes: a clássica e a bíblica. A atualidade precisa integrar a memória bíblica no mundo globalizado e promover o ensino e a investigação nesta área. Com esta pesquisa, foi realizado o propósito de articular o mundo bíblico do passado com o presente e o futuro. Os objetivos propostos foram atingidos e as interrogações iniciais foram respondidas. O projeto ‘mundo bíblico visto de hoje’ tem pertinência educacional para o ensino básico, para a formação de multiplicadores e para a sociedade em geral. Pretende-se assim, promover o diálogo e a partilha de conhecimentos entre os vários intervenientes.
- Maneio dos leitões no período peri-desmamePublication . Nunes, Tiago Miguel Plácido; Valadares, Nuno Manuel Cardoso; Caldeira, Rui Manuel de Vasconcelos e HortaO desmame é uma das etapas mais complexas na produção suinícola e com mais influência nos resultados finais, sendo relevante confrontar as diferentes opções de maneio nesta fase e o seu impacto no desempenho produtivo dos suínos. Durante o período de seis meses acompanhou-se numa exploração o desmame de 13 grupos de leitões com idade próxima de quatro semanas e o desmame de um grupo com idade próxima das três semanas, totalizando 5874 leitões. Observaram-se ainda alguns desmames parciais que ocorreram em simultâneo. Os leitões foram reagrupados por tamanhos e a sua adaptação ao pós-desmame foi analisada recorrendo à observação visual de diferentes parâmetros: tamanho, aspeto, vivacidade, apetência, estado hígido e comportamentos associados ao stress. Os leitões maiores e mais velhos demonstraram mais comportamentos agressivos mas uma melhor evolução no pós-desmame e uma maior facilidade de adaptação. Os leitões mais jovens exibiram mais comportamentos associados ao stress, mais problemas sanitários indicadores de uma menor capacidade imunitária, menor ingestão de alimento e, em geral, maior dificuldade de adaptação ao pós-desmame. O recurso a desmames faseados proporcionou resultados que ficaram aquém das vantagens descritas na literatura. Foi possível concluir que, mesmo perante condições confortáveis de pós-desmame, há vantagem no desmame às quatro semanas em relação ao desmame às três semanas, com reflexos evidentes no crescimento dos leitões.
