Browsing by Issue Date, starting with "2014-03"
Now showing 1 - 10 of 55
Results Per Page
Sort Options
- A negociação colectiva na União EuropeiaPublication . Ramos, Mariana Pinto; Ramalho, Maria do Rosário PalmaA negociação colectiva europeia é o processo de negociação que se realiza entre sindicatos e organizações de empregadores europeus, com vista à regulação dos termos e condições de trabalho dos trabalhadores dos Estados-Membros da União Europeia. É um processo que visa a elaboração e celebração de normas de cariz social, em especial convenções colectivas europeias. As convenções colectivas europeias, em conjunto com os objectivos do diálogo social europeu, pretendem implementar padrões mínimos de condições de trabalho que vinculem todos os Estados-Membros, numa lógica de harmonização legal dos objectivos sociais da União Europeia. Pretendemos, portanto, analisar o processo de negociação colectiva europeia, bem como de celebração de convenções colectivas europeias e sua implementação nos ordenamentos jurídicos nacionais.
- Construir no vazioPublication . Henriques, Raquel de Sousa Bento; Mateus, Nuno Miguel Feio
- Segurança urbana, a arquitectura ao serviço da diversidadePublication . Silva, Carla Valéria Siqueira Pinto da; Ramos, Tânia Liani Beisl
- O jardim fechado como paisagem urbana. Na cerca de Santa Marta de Lisboa.Publication . Marques, João Paulo Rodrigues; Pacheco, António Pedro Moreira
- Construir no construído. Apropriações do Convento e da Cerca dos Capuchos. Relações entre exterior e interior, público e privado no objecto arquitectónico.Publication . Leitão, Pedro Diogo Correia Lacerda da Silva; Afonso, Luís Filipe FerreiraEste trabalho tem como objectivo estudar as relações e os limites que o objecto arquitectónico estabelece entre lugares exteriores e interiores, públicos e privados. Procura-se para isso compreender de que modo o edifício gera espaço público pela sua presença e com que dispositivos convida a comunidade a entrar no seu interior. Define-se o conceito de limite e como este dispositivo inerente ao edificado gera relações entre espaços de carácter diferente, e também como este limite se expande para dar lugar a um espaço intermédio. Para sustentar esta investigação teórica, procede-se ao estudo de um conjunto de casos de estudo paradigmáticos nas diferentes formas como separam, unem ou colocam em confronto as dicotomias exterior/interior e público/privado. Demonstra-se a importância de realizar transições entre lugares dicotómicos através de variados mecanismos, de modo a que a relação do edifício com o utilizador seja tornada complexa e significativa pela sua estabilização no tempo e no espaço. Estas conclusões são expressas num trabalho prático projectual, onde se expressam várias ideias exploradas no corpo de texto.
- O claustro enquanto lugar. A reabilitação como motor da vivência.Publication . Amaral, Ana Rosa; Costa, José Manuel Aguiar Portela daO presente trabalho tem como objectivo a requalificação do antigo mosteiro de Santa Marta, na Colina de Sant’Ana, cujo programa hospitalar tem um fim anunciado. O estado actual do seu edificado revela uma incompreensão do seu património na cidade e do seu significado enquanto lugar. Começa-se, neste trabalho, por desenvolver questões relativas à fenomenologia do lugar, procedendo-se a uma leitura fenomenológica do lugar de Santa Marta para compreender o seu sentido existencial. Partindo da análise da sua forma e da sua experiência concreta identificam-se as características específicas da sua personalidade. Combinando-as com a análise do contexto do território actual em que se insere, encontram-se os elementos definidores da sua forma e função programática. Do ponto de vista de projecto, as conclusões referidas são trabalhadas tendo em vista a concretização do seu genius loci.
- Ilustração de moda segundo a obra de Mucha, Klimt e SchielePublication . Nogueira, Ana Paula Gomes Dias; Caseirão, Armando Jorge Campos dos SantosA Ilustração de Moda foi, desde o seu aparecimento, considerada tanto um meio publicitário para as criações de designers, como um registo histórico do traje, tendo portanto passado por variadas técnicas, da pintura à fotografia, cobrindo também o desenho digital. Actualmente a Ilustração de Moda incluí o cruzamento de diferentes técnicas, criando assim um maior valor na peça final. Este Projecto de Investigação teórico-prático pretende chegar a um Estudo Exploratório do cruzamento da forma ilustrativa de grandes nomes da história da pintura com a Ilustração de Moda Contemporânea. Como casos de estudo, foram abordadas as obras de três pintores – Alphonse Mucha, Gustav Klimt e Egon Schiele –, e posteriormente utilizadas para ilustrar o trabalho de três designers de Moda Contemporânea – Givenchy, Balmain e Ann Demeulemeester. Partindo de uma procura e revisão de conhecimentos teóricos sobre a vida e obra dos artistas em estudo, pretende-se posteriormente reflectir estes conhecimentos na prática de experiências ilustrativas. A exploração prática desta Dissertação é dividida em três momentos, cada um resultando numa série de ilustrações distintas. No primeiro momento cada ilustração será realizada apenas com a influência da obra de um pintor; no segundo cada uma das ilustrações será baseada nas características da obra de dois pintores distintos; o terceiro e último momento resultará em ilustrações obtidas através do cruzamento das características formais dos três casos de estudo.
- Aplicação das tecnologias e conceitos da arquitectura de vidiojogos ao projecto de arquitectura.Publication . Cruz, Ana Catarina Costa Nobre da; Agostinho, Francisco José Almeida Santos
- Edifícios e espaço públicoPublication . Fialho, Sara Soromenho da Silva; Vaz, Barbara Lhansol da Costa MassapinaAtualmente, o projeto de um espaço público é muitas vezes pensado tendo apenas em conta a colocação de mobiliário urbano e vegetação. A questão do conforto e o conceito de sombras urbanas nem sempre são consideradas. O principal objectivo do presente trabalho, localizado zona Ajuda – Belém é propor um espaço urbano, que seja um pólo atrativo e agregador de equipamentos e de novas atividades culturais, de lazer e desportivas. A nível arquitectónico, são propostos novos edifícios com diferentes tipologias, incidindo o projeto essencialmente num hotel e num Centro de Exposições, em que a cobertura verde e a continuação do próprio espaço público permitem um espaço percorrível que proporciona um sistema de vistas sobre o Rio Tejo e elementos notáveis envolventes. A questão das sombras urbanas é uma componente importante para a sensação de conforto no espaço público, sobretudo no equilíbrio entre espaços de sombra e outros com radiação solar incidente. Assim, através da implementação de edifícios e de equipamentos, o projeto urbano pretende demonstrar como, através do tratamento de diversas áreas no espaço público, é possível promover o conforto e bem-estar dos seus utilizadores.
- Densificação vs. retracção. Que futuro para os Olivais? (re)pensar o tecido urbano a partir do espaço público.Publication . Frederico, Filipa Cardoso; Coelho, Carlos Francisco Lucas DiasO debate sobre o papel das áreas urbanizadas de expansão num novo quadro de retracção das cidades - shrinking cities, está na ordem do dia, pelo que se pretendeu perceber quão grande é o potencial especulativo destas áreas, enquanto se questiona o seu papel na cidade contemporânea, ao mesmo tempo que se procura perceber a retracção e a densificação urbanas e o seu impacto nas cidades. Tomou-se o exemplo de uma área da cidade de Lisboa, como caso de estudo, para desenvolvimento do tema “Densificação vs. Retracção. Que futuro para os Olivais?”. Foram analisadas as singularidades e os diferentes processos de intervenção implementados em algumas cidades mundiais, seguindo-se uma análise às características e elementos existentes no espaço público, uma vez que os mesmos, possuem potencialidades que podem amenizar ou impedir a retracção. Como caso de estudo, escolheu-se a área dos Olivais, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, na cidade de Lisboa, por se entender ser uma área que pode vir a sofrer pressão de renovação. Pretende-se densificar esta área já construída e consolidada, através da sua recuperação e redensificação, sem recurso à construção de novos edifícios. Foi criada uma proposta de intervenção, estabelecendo-se um modelo de evolução a partir de um conjunto de edifícios habitacionais e de um conceito que mostre uma nova visão para a área tendo posteriormente, sido criado um modelo de organização espacial e funcional, de maior escala, o qual justifica um novo papel dos Olivais na cidade de Lisboa. Por fim foi criado um Projecto Urbano, centrado no espaço público que passa a ser o elemento agregador das áreas intervencionadas e do bairro dos Olivais, pois agregará os tecidos urbanos e unirá áreas anteriormente desconexas, devolvendo-as ao transeunte. Através deste projecto pretende-se perceber de que forma a simples alteração do espaço público pode contribuir para tornar uma cidade mais densificada, mais multifuncional e com melhor qualidade de vida urbana, de forma a contrariar uma possível tendência para a retracção.
