Browsing by Issue Date, starting with "2013-10-04"
Now showing 1 - 10 of 42
Results Per Page
Sort Options
- Mercúrio: origem, transformação e toxicidadePublication . Areias, Andreia Cristina Laranjeiras; Carvalho, Cristina
- Efeito terapêutico de agonistas dos receptores canabinóidesPublication . Salgueiro, Catarina Vicente Barroso Reis; Sepodes, BrunoOs compostos canabinóides são conhecidos há várias décadas, após a descoberta dos receptores onde actuam: CB1 e CB2. Estes receptores localizam-se principalmente no Sistema Nervoso Central (SNC) e no Sistema Imunológico, exercendo várias funções. De entre os diversos compostos agonistas conhecidos, podemos destacar o delta-9-tetrahidrocanabinol (Δ9-THC), delta-8-tetrahidrocanabinol (Δ8-THC), anandamida (AEA) e 2-Araquidonoilglicerol (2-AG). Estes são compostos lipofílicos que podem exercer a sua função localmente ou em zonas distantes do local de produção através da ligação aos receptores. Uma vez que estes receptores se encontram distribuídos por todo o organismo, quer em animais, quer em humanos, os efeitos que podem ocorrer são muito diversos. Estes receptores participam na supressão da dor crónica e neuropática através da modulação de mecanismos inflamatórios, participam nos mecanismos do glaucoma (Glc), em doenças neurodegenerativas como a Esclerose Múltipla (EM) e no cancro. No entanto, alguns agonistas canabinóides exercem efeitos secundários graves e discutíveis, como a acção psicotrópica provocada pelo Δ9-THC. Esta monografia pretende debruçar-se sobre os estudos realizados e utilizações terapêuticas dos agonistas, bem como formas de ultrapassar os efeitos secundários de alguns deles para que o seu potencial possa ser valorizado.
- Produção industrial de nanopartículas lipídicasPublication . Machado, Sara Sofia Martins; Almeida, António J.As nanopartículas lipídicas (LNP) atraíram a atenção de vários grupos de pesquisa durante os últimos anos devido à sua excelente tolerabilidade e segurança bem como pelas vantagens que apresentam relativamente aos lipossomas e nanopartículas poliméricas. O presente trabalho faz uma revisão dos métodos de produção de LNP, categorizando-os em termos da sua transponibilidade de escala a nível industrial. É de destacar o processo de homogeneização por alta pressão (HPH) uma vez que já se encontra implementado na indústria, evita o uso de solventes orgânicos e é relativamente rápido. Os métodos de que recorrem ao uso de fluídos supercríticos e o método de contactor de membrana apresentam-se também como alternativas promissoras para a produção de LNP. Infelizmente, até ao momento não foram comercializados quaisquer fármacos com LNP, mas devido às vantagens já documentadas a introdução no mercado deverá acontecer num futuro próximo. O método de HPH será provavelmente aquele pelo qual os primeiros fármacos com LNP serão obtidos.
- Infertilidade feminina: estratégias para a indução de ovulaçãoPublication . Jorge, Rita Belo; Pinto, RuiA infertilidade é, de uma forma geral, a incapacidade de um casal conceber após 12 meses de relações sexuais. Mundialmente a infertilidade tem aumentado, atingindo 10-15% dos casais e 9-10% a nível nacional. As causas para esta doença são múltiplas, nomeadamente, idade, estilos de vida, distúrbios ovulatórios, endometriose, anormalidades na TF e no útero, causas genéticas, imunológicas e inexplicáveis. Os distúrbios ovulatórios são os que possuem maior incidência, estando divididos pela OMS em 4 classes: 1, 2 (com maior percentagem), 3 e hiperprolatinémia. Para detetar a causa e a terapia mais indicada, realiza-se uma avaliação histórica e física. Para os distúrbios ovulatórios, consoante a sua classe, tem uma terapia específica, para além da mudança do estilo de vida. As várias opções terapêuticas incluem: anti-estrogénios, IA’s, sensibilizadores de insulina, glicocorticóides, gonadotrofinas exógenas, hCG, GnRH pulsátil, DOL, agonista da dopamina, IIU e TRA. Os maiores riscos associados a estas terapêuticas são a GM e SHO. Tem-se realizado vários estudos, a fim de perceber melhor o mecanismo e sugerir novas estratégias terapêuticas, como por exemplo, o uso da combinação BMP-6/gonadotrofinas, para ultrapassar a infertilidade associada ao envelhecimento, e a administração de CNP, como alternativa para a indução de ovulação. Em Portugal, ainda não existe legislação para a PMA. Contudo, para além da medicina seguir padrões de ética médica, existe o CNPMA que controla a atividade de PMA. O Farmacêutico tem um papel ativo na infertilidade feminina, aconselhando, alertando, tranquilizando e, se necessário, o encaminhamento para o médico.
- À procura de novas abordagens terapêuticas no combate ao cancro: aplicação de lectinas em nanoformulaçõesPublication . Viveiros, Carla Sofia Medeiros; Ribeiro, Ana Cristina F. C.As lectinas são proteínas, de origem não imunológica e sem actividade enzimática, com pelo menos um domínio não-catalítico, que estabelecem ligações específicas reversíveis com hidratos de carbono presentes na superfície celular. Devido a essas características, as lectinas têm sido utilizadas como moléculas de reconhecimento capazes de diferenciar entre tumores benignos e malignos, e diferentes tipo de tumores, possibilitando um diagnóstico e prognóstico da doença. Estudos recentes observaram que algumas lectinas como as MLs (Mistletoe lectin), ConA (Concanavalina A) e a PCL (Polygonatum cyrtonema lectin), possuem actividade antitumoral, por indução de mecanismos de morte celular programada como a apoptose e a autofagia, proporcionando possíveis novos agentes anti-cancerígenos. Por outro lado, os avanços da ciência e da nanotecnologia possibilitaram o desenvolvimento de novas terapêuticas antitumorais capazes de ultrapassar os problemas associados à terapêutica convencional. Tendo como base o acesso selectivo ao tumor, esta terapêutica, através de nanopartículas conjugadas com um marcador de reconhecimento molecular, como uma lectina, específica para um alvo das células tumorais, tem incorporada um fármaco antitumoral, transportando-o selectivamente até ao tumor, resultando numa diminuição da toxicidade do agente terapêutico, e consequentemente uma diminuição dos efeitos secundários, aumentando eficácia do tratamento.
- Avaliação da exposição de risco ao metilmercúrio em grávidas: estimativa do riscoPublication . Sousa, Lúcia Isabel Milho de; Carvalho, Cristina Maria Leitão deEm Portugal, verifica-se um elevado consumo de pescado. O pescado possui benefícios para a saúde dos consumidores no entanto pode ser uma fonte de contaminantes como o metilmercúrio (MeHg), com efeitos tóxicos para o ser humano. O objetivo deste estudo é avaliar a exposição de grávidas ao MeHg através do consumo de peixe, da população da ilha da Madeira. Desta forma, realizaram-se 126 questionários a grávidas residentes nesta região e foram recolhidas 64 amostras de sangue de forma a avaliar o consumo de pescado e o potencial risco associado. A população em estudo apresenta uma média de refeições semanais de peixe de 2,5±1,5 refeições, sendo o bacalhau e o atum enlatado as espécies mais consumidas. Através do confronto entre a ingestão estimada, através dos inquéritos, e a ingestão semanal tolerável, verificou-se que 38% da amostra apresenta um IR≥1, apresentando risco potencial. As amostras de sangue apresentam um teor médio de Hg de 6,64±4,51 μg/kg, correlacionando-se com o número de refeições e a ingestão semanal estimada com um R2 de 0,96 e 0,84, respectivamente. Este estudo revela a importância da alimentação na grávida e os potenciais riscos que podem surgir do consumo inadequado de pescado.
- Controlo do risco ambiental de biocidas: deltametrina como caso de estudoPublication . Costa, Lénia Catarina Meireles Coutinho Faria da; Carvalho, Cristina Maria Leitão deAs populações estão expostas a agentes químicos, nomeadamente os biocidas, pelo que são indispensáveis medidas legislativas que avaliem o risco e constituam uma proteção da saúde humana, animal e do ambiente. Nesse seguimento, foi publicada a Diretiva 98/8/CE que regulamenta a colocação no mercado de produtos biocidas. Com este diploma é criada uma lista positiva de substâncias ativas que podem ser utilizadas em produtos biocidas. Assim, torna-se essencial avaliar o risco das substâncias ativas biocidas, dividindo-as em existentes, cuja comercialização é anterior a 14 de maio de 2000, e novas, em que a avaliação é realizada antes da sua colocação no mercado. Neste âmbito, foi desenvolvido um programa de avaliação do risco de substâncias ativas existentes, onde se enquadra a avaliação do risco ambiental. Esta avaliação supõe 4 etapas: identificação dos perigos, avaliação da exposição, avaliação dos efeitos e caraterização do risco. Estes temas são abordados no presente trabalho, tomando como caso do estudo a deltametrina com utilização como inseticida, sendo substância ativa biocida existente, que foi incluída, em 2011, na lista positiva da Diretiva (Anexo I).
- Erros de medicação associados a problemas de segurança com medicamentos nos adolescentesPublication . Monteiro, Flávio Daniel Costa; Ramos, Filipa DuarteO tema da segurança do doente tem surgido nos últimos anos como um dos principais assuntos debatidos nas diversas reuniões científicas, com o intuito de compreender a sua essência e delinear estratégias objectivas e seguras para a sua resolução. A par da segurança do doente, também os problemas relacionados com o medicamento e os erros de medicação se destacam como áreas de actuação por parte do farmacêuticos e dos outros profissionais de saúde. A compreensão da forma como acontecem muitos erros de medicação ainda não está muito exemplificada e estudada, principalmente quando os mesmos ocorrem nos adolescentes. De facto, a população adolescente, pelas suas características intrínsecas, apresenta respostas diferentes daqueles apresentadas pelos adultos, pelo que se torna urgente um estudo da mesma. Neste sentido, a presente revisão de conjunto pretende avaliar os estudos realizados em adolescentes, compreender o seu impato na segurança do doente e debater as principais estratégias encontradas para fazer frente aos erros de medicação mais comuns.
- Novas abordagens farmacológicas no tratamento da asmaPublication . Rodrigues, Carina Teixeira; Rocha, JoãoA asma é um problema mundial, estimando-se que afecta cerca de 300 milhões de pessoas. O actual tratamento para esta patologia baseia-se numa abordagem em etapas, que depende da gravidade da doença e tem como objectivo reduzir os sintomas que resultam da inflamação e obstrução das vias aéreas, sendo a combinação de glucocorticóides e agonistas dos receptores adrenérgicos β2 de longa acção (LABA) inalados o tratamento disponível mais eficaz. Apesar de grandes avanços na terapêutica, os sintomas de doentes com asma grave refractária, que representam entre 5 a 10% dos doentes asmáticos, não estão adequadamente controlados e são quem mais precisa de novas abordagens mais eficazes para melhorar o controlo da asma e reduzir o risco de exacerbações. Muitos novos tratamentos, como os inibidores das citocinas, são muito específicos, tendo como alvo um único mediador ou receptor, e apesar de ser improvável que tenham um grande efeito clínico, podem ser eficazes em fenótipos específicos da asma. Fármacos com efeitos mais generalizados, como inibidores das cinases, podem ser mais eficazes mas ter um maior risco de efeitos adversos. Melhores abordagens de imunoterapia têm a perspectiva de modificar a doença, embora a perspectiva de uma cura para a asma ligeira a moderada esteja ainda distante.
- Avaliação da exposição ao Metilmercúrio em grávidas por consumo de peixe na MadeiraPublication . Leite, Andreia Isabel Marques; Carvalho, Cristina Maria Leitão deO objetivo deste estudo é a avaliação da exposição ao Metilmercúrio (MeHg) em potenciais populações de Risco em Portugal. Para a realização deste estudo foi selecionada uma população de grávidas dos SESARAM (Serviços de Saúde da Região Autónoma da Madeira). Esta população foi escolhida porque, sendo a Madeira uma Ilha e sendo a atividade piscatória uma fonte de subsistência, o peixe é um dos alimentos mais consumidos. De acordo com estudos prévios, o consumo de peixe contaminado com MeHg na gravidez pode levar a atrasos no neurodesenvolvimento dos fetos. De forma a averiguar a frequência e as espécies de peixe mais consumidos bem como as características sociodemográficas da população foram realizados inquéritos. O número médio de refeições por semana encontrado foi 2,51 e o Índice de Risco médio detetado foi de 1,02, sendo que valores superiores a 1 indicam risco para a saúde. Foram recolhidas em simultâneo com a realização dos inquéritos, amostras de sangue das grávidas nas quais foram determinados os teores de mercúrio. Esta medição funciona como biomarcador de exposição a este metal.