Browsing by Issue Date, starting with "2008-07"
Now showing 1 - 10 of 51
Results Per Page
Sort Options
- Essays on corporate debtPublication . Silva, Sérgio Ferreira da; Pereira, José de AzevedoThis work addresses several issues related to corporate debt, within a structural framework. Specifically, we model the value of finite maturity coupon bonds with rating-trigger based covenants. Prior and at maturity default are explicitly taken into account and two types of these covenants are considered, namely a coupon increase and a partial redemption of the bond face value. The coupon increase rating-trigger covenant is further analysed regarding the optimal debt and its effectiveness to solve the asset substitution problem. It is shown that the use of this particular type of covenant not only can inhibit the substitution of assets, but also, in some cases, can produce better results in terms of firm value, when compared with straight debt. This last result will depend on the trade-off between agency and inefficiency costs related to those two types of debt. Finally, we analyse the influence of bankruptcy procedures on the optimal debt level. Specifically we consider the possibility of a single Chapter 11 filling, which originates a grace period, before the occurrence of the firm's asset liquidation. Closed form solutions for equity and debt are delivered, considering different assumptions regarding debt forgiveness at the end of the grace period. The influence of such grace period on the optimal values of debt, equity and the leverage firm value is analysed.
- Publicações de teatro em 2007Publication . Fadda, SebastianaO texto procede ao levantamento bibliográfico, selecção da tipologia e listagem das edições de / sobre teatro no ano indicado, inclui adenda aos anos anteriores
- Efeitos macroeconómicos do investimento público central e local: uma comparação internacional.Publication . Semião, Patrícia Margarida Floro; St' Aubyn, MiguelO investimento público tem sido alvo de interesse por parte das investigações económicas mais recentes, enquanto uma variável que pode fomentar o crescimento económico. Através da observação dos seus impactos na economia, consegue-se compreender se os esforços empreendidos no investimento público são eventualmente produtivos. Este estudo pretende analisar essa produtividade, medindo os efeitos do investimento público no PIB, no investimento privado e no emprego, no longo prazo. A especificidade do exposto neste trabalho consiste numa desagregação diferente do investimento público, ao analisar em separado os efeitos do investimento feito pela administração central, pela administração local e pela administração estadual, quando aplicável. É efectuado para sete países da União Europeia, a saber; Alemanha, Bélgica, Finlândia, França, Holanda, Itália e Portugal, permitindo assim uma comparação a nível internacional. A abordagem metodológica baseia-se em modelos de vectores autoregressivos - modelos VAR. Com base nas funções acumuladas de resposta a um impulso por tipo de investimento público, são calculadas as elasticidades, as produtividades marginais parciais e totais do PIB e do investimento privado, bem como as taxas de rendibilidade parciais e totais do PIB. É ainda calculado o número marginal de empregos criados. Conclui-se que, de modo geral, o investimento público por subsector é produtivo, apresentando efeitos positivos no PIB, no investimento privado e no emprego. Por tipo de investimento público, o investimento local tem sempre efeitos positivos no PIB, apresenta impactos positivos no investimento privado para um maior número de países e, no emprego, embora as elasticidades de longo prazo sejam superiores, os empregos criados são menores do que para o investimento central.
- Gestão e planeamento das tecnologias de Informação e Comunicação numa organização em Cabo Verde.Publication . Silva, António Henrique Fontes Pereira da; Varanda, MartaEsta dissertação tem como finalidade compreender e descrever como é feita a estratégia de gestão e planeamento das tecnologias de informação e comunicação, na ENAPOR, ( Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde), Considerando que a organização estudada é burocrática, analisamos as principais características, vantagens e desvantagens, da teoria burocrática. No entanto, constatamos que na prática o facto de a organização ser burocrática não afecta o planeamento e gestão das TIC que está a cargo do gabinete técnico. Tendo em conta a nossa pergunta de partida ( Existe uma estratégia de gestão e planeamento das TIC na organização?) analisamos e descrevemos a adopção de estratégias, investimentos e planeamento das tecnologias. Partindo de uma abordagem qualitativa, apoiada na metodologia do estudo de caso, e baseada em entrevistas e análise documental, concluímos que na empresa não existia uma estratégia de planeamento definida das TIC, mas que está em fase de elaboração para os próximos anos. O estudo em causa foi pesquisado junto das pessoas que contribuem para a reflexão e a tomada de decisão na área do planeamento das tecnologias da empresa.
- A cooperação da União Europeia na reconstrução das economias da ex-JugosláviaPublication . Romana, José Miguel Ramires; Dias, JoãoA análise do papel da União Europeia na reconstrução dos Estados que nasceram do conflito da dissolução da Jugoslávia será o tema central desta dissertação. Será feita uma breve citação histórica dos factos ocorridos durante a década de noventa e o apoio prestado pela comunidade internacional na resolução da guerra e na reconstrução dos países afectados. É realçada também a importância que o sucesso da economia eslovena e a sua integração na UE representou para estes países. O trabalho focaliza o restabelecimento das relações comerciais destes novos países e o incremento destas com a UE, bem como da entrada de investimento directo estrangeiro para a modernização e melhoria da economia da Ex-Jugoslávia. Será dado especial atenção ao enorme esforço financeiro e político exercido pela UE na cooperação com a Ex-Jugoslávia, com vista à resolução dos graves problemas económico- financeiros. Relata as principais medidas utilizadas pela UE e os primeiros resultados da reconstrução económica destes países, os quais estão criando condições para uma futura adesão destes países à UE, o que irá marcar a história da construção europeia durante a próxima década.
- O problema da TeoriaPublication . Abreu, Pedro Paulo da Silva Marques de
- A construção europeia à luz da economia das instituições e do paradigma integral: o caso particular da endogeneidade da zona monetária europeiaPublication . Banaco, Ivo José Patrício; Mendonça, AntónioPropõe-se neste trabalho atingir dois grandes objectivos. O primeiro relaciona-se com aspectos metodológicos e com a preocupação em fundar princípios ontológicos claros a partir dos quais essa metodologia abstracta encaixe num segundo objectivo que é a de uma proposta da sua aplicação prática, concretamente ao estudo da construção da União Europeia, em particular enfatizando a importância da zona monetária europeia. No primeiro objectivo o autor tem a intenção de observar a realidade económica, no seu sentido mais lato, fazendo-o primeiramente através do paradigma integral, uma metodologia pluralista que segue a linha de pensamento do filósofo norte-americano Ken Wilber. Com essa base, procurar-se-á "recuperar" alguns fundamentos da "velha" e da nova escola do institucionalismo económico, procurando acrescentar e aprofundar as ideias iniciais de Veblen do virar do séc. XIX para o séc. XX e da abordagem institucional de Douglass North. Propõe-se pegar nos fundamentos que se considera mais importantes dessas escolas e acrescentar-lhe alguns insights modernos, sobretudo pegando no trabalho de Hogdson bem como explorando também os mais recentes desenvolvimentos no trabalho de North. Atingido o primeiro objectivo, partir-se-á para uma proposta de aplicação prática da metodologia criada à construção do projecto da União Europeia, dedicando especial atenção às características endógenas da zona monetária europeia.
- Energia nos municípios: impacto nas políticas energéticas nacionaisPublication . Pipio, Ana Celeste Galrão; Monteiro, Álvaro Gonçalves Martins; Alves, Luís Manuel MonteiroO objectivo principal deste trabalho é avaliar o impacto de medidas municipais na área da energia, nas políticas nacionais, nomeadamente na redução da intensidade energética, no aumento da penetração de FER no mix energético nacional e na mitigação das emissões de GEE. Para tal, é proposta uma metodologia baseada em indicadores, que permite avaliar quantitativamente o impacto das medidas a nível municipal e nacional. A metodologia foi aplicada a três casos estudo: solar térmico; biodiesel e biogás, considerando três cenários de níveis de adesão dos municípios. Concluiu‐se que as acções locais contribuem para os três eixos da estratégia nacional para a energia, através da substituição de combustíveis importados de origem fóssil por recursos endógenos renováveis – diversificação das fontes e redução das emissões de GEE – e através da criação de mais competências num sector com uma forte componente tecnológica – competitividade nacional. Para aumentar o nível de adesão dos municípios é necessário o correcto enquadramento que pode ser concretizado através das A21L. Estes processos são dinâmicos e têm a participação da comunidade, contribuindo para aumentar, de forma sustentável, as acções locais na área da energia.
- Assessing Economic Complexity in some OECD countries with Input-Output Based MeasuresPublication . Lopes, João Carlos; Dias, João; Amaral, João Ferreira doEconomic complexity can be defined as the level of interdependence between the component parts of an economy. In input-output systems intersectoral connectedness is a crucial feature of analysis, and there are many different methods of measuring it. Most of the measures, however, have important drawbacks to be used as a good indicator of economic complexity, because they were not explicitly made with this purpose in mind. In this paper, we present, discuss and compare empirically different indexes of economic complexity as sectoral connectedness, using the inter-industry tables of several OECD countries.
- Relationships between the perceived quality of life and the personality styles measured with the The Millon Index of Personality Styles Revised (MIPS-R)Publication . Pires, Rute; Silva, Danilo R.; Sousa Ferreira, Ana Maria; Fagulha, TeresaThis exploratory study aims to determine whether the personality styles measured with the Portuguese adaptation of Millon Index of Personality Styles Revised, MIPS-R affect the perceived quality of life. The MIPS-R is a theory-based inventory that measures 24 personality styles in normally functioning adults. Life satisfaction was measured with the Portuguese version of the Quality of Life Inventory, QOLI (Fagulha, Duarte & Miranda, 2000). It refers to a person’s subjective evaluation of the degree to which his/her most important needs, goals and wishes have been fulfilled. This study was carried out with a sample of 43 college students, 36 females (age mean = 19,7; SD = 3,1) and 7 males (age mean = 27,4; SD = 11,4). Based on the participants’ overall life satisfaction score three groups were defined: (1) Low/Very Low quality of life, (2) Average quality of life, (3) High quality of life. Discriminant Factor Analysis (DFA) and the Kruskal-Wallis Test were used to identify the styles that most differentiate these groups and to compare each style in the groups. The Other-Nurturing style is the one that best differentiates the groups. DFA results will be further exploited. Considering the Kruskal-Wallis Test, differences are observed in the Pleasure-Enhancing (p=.006), the Actively Modifying (p=.002), the Gregarious/Outgoing (p=.012), the Passively Accommodating (p=.027), the Asocial/Withdrawing (p=.036), the Unconventional/Dissenting (p=.041) and in the Dissatisfied/Complaining (p=.019) styles. Multiple comparisons were used to compare these styles in the groups. The authors believe that the discussion of these results will provide a better understanding of the MIPS-R.