Browsing by Issue Date, starting with "1974"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise sistémica, modelização social e planificaçãoPublication . Silva, ManuelaAté hoje, a planificação, tal como se apresenta ao nível da prática dos vários países, tem consistido mais num conjunto de esforços de adequação entre meios e fins do que no desvendamento dos mecanismos de funcionamento do sistema e em formas de intervenção sobre esses mecanismos. Sem cuidar de saber que factores explicam o caminho até agora seguido, interessa, todavia, não deixar na sombra uma consequência importante ligada a esta forma de proceder. É que, polarizada na relação entre meios e fins, a prática planificadora tem ignorado ou menosprezado a complexidade das relações que caracterizam o sistema social. Assume este como se fosse um todo homogéneo, quando, na realidade, se trata de um complexo de diversificados, com suas leis próprias de funcionamento no conjunto por forma a manterem no seu interior, entre si, e com o exterior relações significativas, persistentes e de validade geral. Desnecessário se torna insistir na importância desta propriedade sistémica no caso dos sistemas sociais e, em particular, no alcance de que ela se reveste quando em a reprodução dos mesmos. Na medida em que a planificação é esforço de regulação da reprodução do sistema, não pode apreender-se sem se inserir no conjunto do sistema.
- Sobre o sindicalismo : Antologia de textos de Marx e EngelsPublication . Marx, Karl; Engels, FriedreichA revolta dos operários começou assim que a indústria se desenvolveu, e passou por diversas fases. A primeira - a mais brutal e estéril - foi o crime. Vivendo na miséria, o operário via que outros tinham melhor sorte do que ele. sabe-se que a criminalidade aumentou com o desenvolvimento da indústria. Os operários enquamto classe só começaram a opor-se à burguesia quando resistiram pela força à introdução das máquinas, como foi o caso a partir do nascimento da indústria. Nesta obra,na fase embrionária da industrialização, a palavra de ordem consistia no seguinte: um salário diário justo por um dia de trabalho justo. Os autores chegaram à conclusão que, nas condições sociais actuais, o mais justo salário diário equivale necessariamente à mais injusta distribuição do produto do operário, indo a maior parte para as algibeiras do capitalista, enquanto o operário só recebe o que lhe permite continuar em estado de pobreza. Esta é uma lei da economia política, quer dizer, uma lei da organização económica da sociedade actual, que é mais forte do que todo o direito consuetudinário ou escrito juntos de Inglaterra, incluindo o Sistema Tribunal de Justiça. Neste contexto, a luta dos sindicatos não vai contra a lei do salário; antes pelo contrário, não faz mais do que aplicá-la. sem a arma sindical de resistência, o operário não receberia sequer o que lhe é devido segundo o estatuto do assalariado. por conseguinte, a degradação económica da classe operária não é devida ao nível, baixo ou alto dos salários, mas ao facto de que, em vez de receber o produto integral do seu trabalho, a classe operária deve satisfazer-se com uma fracção do seu produto, aquela a que se chama salário. Com efeito, sendo o capitalista o proprietário dos instrumentos dos meios de trabalho, embolsa todo o produto e é com ele que depois paga ao operário..
- Adaptação da técnica de Paul-Bunnell-Davidsohn a micrométodoPublication . Catarino, Maria Manuela Beirão NogueiraAfter doing a revision about infectious mononucleosis and its methods of diagnosis, the author presents a micromethod adapted from the Paul-Bunnell-Davidsohn reaaction. Because it is easily and quicklyperformed, the micromethodis particularly useful for epidemiological studies.
- Padrões bacteriológicos de alimentos portuguesesPublication . Ribeiro, A. M. R.Revisão dos padrões bacteriológicos portugueses para alimentos, propostos pela Sociedade Portuguesa Veterinária da Higiene Alimentar. Instruções para coleta de amostras e de métodos de amostragem para os diferentes tipos de alimentos, de acordo com o sistema de empacotamento empregado e referências aos métodos de análise bacteriológica recomendados para alimentos. Proposição de padrões para alimentos brutos e processados, tanto de origem vegetal como animal.
- Adaptation de la technique de Paul-Bunnell-Davidsohn a la micromethodePublication . Catarino, Maria Manuela Beirão Nogueira
- As Gavetas da Torre do Tombo. Volume 10. Gavetas 19-20, maços 1-7.Publication . Rego, António da Silva Rego (coord.)
