DG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
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- Evolução e tendências da auditoria informática nas unidades económicasPublication . Antunes, Ilídio Rodrigues; Cerveira, Alexandre Gomes; Coelho, Hélder Manuel FerreiraA auditoria informática,como função de exame e avaliação do sistema de informação e das tecnologias que o suportam, insere-se nos princípios da gestão sistémica e da "auditoria interna", nos domínios da informação, organização, operação e decisão. Considera-se que as tecnologias de informação geram mutações em todos os sistemas, mas têm, apesar das suas implicações globais e estratégicas, acima de si a auditoria que visa examinar e avaliar a integridade e a consistência sistémica, emgeral, e do sistema de informação, em particular. A auditoria informática tende inevitavelmente para um sistema parcial de exame e avaliação global, denominado, "Audimática", com relevo científico nos seguintes âmbitos: nas funções dos actuais departamentos de "auditiria interna", identificando-se com a avaliação global dos sistemas, funções, actividades e negócios, independentemente das tecnologias de informação; nos desempenhos específicos de exame e avaliação do sistema de informação e das tecnologias que o suportam,bem como da função "organização e informática" e das normas e metodologias adoptadas. Enquanto o primeiro âmbito enquadra todos os tipos de auditorias e pode ser aplicado universalmente, o segundo, pela complexidade e grandeza dos custos envolvidos, só faz sentido nas grandes unidades económicas fortemente dependentes das tecnologias que suportam os sistemas de informação.
- A competitividade da empresa através da gestão dos recursos humanos: concepção de um sistema de informação para a gestão dos recursos humanosPublication . Santos, Maria Clara Peres Sousa Cabrita dos
- Understanding the adoption and use of information systems/ Information technology in small and medium-sized manufacturing entreprises: a study in portuguese industryPublication . Caldeira, Mário; Ward, JohnThis research analysed factors and sets of factors that affect and explain the varying leveis of success in the adoption and use of IS/IT (Inforrnation Systemsllnforrnation Technology) in Portuguese manufacturing SMEs (Small and Medium-sized Enterprises). The study set out to fill a 'gap in knowledge not covered by previous research into the area of IS/IT in SMEs. Existing work was found to be of limited relevance or was out-of-date, due to the rapid evolution of IS/IT, and did not address the Portuguese context. The study followed a realist approach to social enquiry. Seeking to explain IS/IT success, it is necessary to understand the perspectives and social relationships amongst the key actors involved in the process of IS/IT- adoption and use. Case study research was undertaken in twelve SMEs operating in the Portuguese manufacturing industry. A total of 56 interviews were conducted with top managers, IS/IT managers, IS/IT staff, and IS/IT suppliers. The factors identified as associated with IS/IT success were clustered into four categories according to their perceived relevance. Interrelationships amongst factors were established and the common pattems across firrns with similar leveis of IS/IT adoption and success were analysed. This research demonstrates that a combination of factors were deterrninant to explain IS/IT adoption and success. These are related to the involv ment of the top managers in the process of IS/IT adoption and use, and to the development of IS/IT competencies, in-house or in associated IS/IT suppliers. Of particular importance is the presence of an individual in the firm with IS/IT knowledge, CEO trust, and a view on how to incorporate IS/IT in the strategic development of the firm. ln the SMEs that were more successful in adopting and using IS/IT, the establishment of co-operative links with IS/IT suppliers was essentially based on personal relationships or ownership of the IS/IT enterprise, rather than on contractual relationships. The findings were validated by comparison with existing theory, and resource-based theory was found to provide a coherent explanation of the results of the empírical work.
- Gestão dos recursos humanos : influências e determinantes do desempenhoPublication . Moura, Estêvão Rodrigues Pires de; Sá, Jorge Vasconcellos eEsta dissertação analisa a relação existente entre o sistema de gestão de recursos humanos, o desempenho económico-financeiro e a produtividade em empresas de média e grande dimensão, com actividade em Portugal. A caracterização do universo empresarial português estabelecida nesta investigação, nunca antes foi efectuada. Para realização do estudo foram utilizadas duas bases de dados: uma de natureza económico-financeira e outra sobre os padrões de gestão das pessoas adoptados pelas empresas. No estudo participaram 63 empresas. Os dados demográficos revelaram que esta amostra era representativa, pelo que eventuais conclusões resultantes do estudo seriam passíveis de generalização para um universo com idêntico perfil. A metodologia foi a seguinte. Para recolha de informação sobre as políticas e práticas de gestão de recursos humanos das empresas foi elaborado um inquérito questionário que viria a ser remetido por via postal, aos dirigentes máximos de 289 médias e grandes empresas, representativas do universo empresarial português e que se distinguiam por uma posição de mercado forte (avaliada através do volume de vendas) e continuada (mantendo essa posição num período de cinco anos). A informação económico-financeira, utilizada na criação de um painel de dados a cinco anos, para cada empresa, foi recolhida através da base de dados Dun&Bradstreet/Exame, que sistematiza essa informação para as principais empresas industriais e de serviços e das associações sectoriais, no que respeitou aos dados sobre o sector financeiro. Para a medida representativa das escalas do sistema de gestão de recursos humanos foi calculado como indicador de fiabilidade o a de Cronbach. Os dados económico-financeiros foram submetidos a tratamento analítico de forma a transformar o painel de dados a cinco anos num único índice, por empresa e indicador de desempenho. A existência de correlação, estatisticamente significativa, entre as características do sistema de gestão de recursos humano, o desempenho económico-financeiro e a produtividade foi pesquisada a partir da formulação de hipóteses em cuja análise foram utilizadas técnicas de regressão linear simples (MRLS) e efectuados testes estatísticos de significância. Para determinar em que medida as características das políticas e práticas de gestão de recursos humanos mantêm a sua associação com o desempenho, quando factores ambientais e organizacionais, como o sector, a propriedade e a nacionalidade, entre outros, são controlados, foram conduzidos testes adicionais utilizando técnicas de correlação bi variada. Os resultados dos testes estatísticos e econométricos mostram que: (i) existem relações estatisticamente significativas entre vários atributos do sistema de gestão de recursos humanos, o desempenho económico-financeiro e a produtividade; e (ii) o número dos atributos que têm uma influência positiva sobre o desempenho é suficientemente expressivo para permitir concluir que o sistema de gestão de recursos humanos é um elemento que as empresas devem ter em conta na determinação do seu desempenho. Dado que a amostra é representativa do universo de empresas que operam em Portugal com as características estudadas, os resultados obtidos no estudo permitem apoiar a definição de políticas de gestão das pessoas numa base quantitativa e objectiva.
- Relacionamentos industriais como mecanismos de coordenação de competências : casos da indústria de moldes para plásticos.Publication . Mota, Joao; Castro, Luís Mota deNos últimos anos tern havido um interesse crescente nos factores intangiveis para explicar o desempenho de empresas, regiões ou países. No estudo da dinâmica dos sistemas industriais, a ênfase no conhecimento conduziu a novas perspectivas sobre os mecanismos de coordenação das actividades económicas. A teoria evolucionista de competências (Langlois e Robertson, 1995), procura explicar a divisão de trabalho na indústria e os mecanismos subjacentes a sua evolução, tendo por base a distinção entre conhecimento tacito e explicito. A dinâmica e interpenetração destes dois tipos de conhecimento dita a escolha entre mercado e hierarquia num determinado momento. Um dos mecanismos de coordenação que a perspectiva anterior não considera, mas cuja importância é salientada por outros autores, é o das relações entre empresas (Richardson, 1972; Loasby, 1998a, 1998b). Com base numa distinção entre competencias directas e indirectas, Loasby encara as relações entre empresas como resultando do investimento das empresas na construção de uma estrutura de competências indirectas, complementares às suas competencias directas. As interdependências entre ambas e o papel das relações na diversidade de competências a que uma empresa pode aceder e influenciar, são aspectos não explorados. 0 propósito desta tese e o de abordar o tema da divisão do trabalho na industria e os mecanismos para integrar as diferentes especialidades, abordando em profundidade o papel das relações inter-organizacionais nesse processo. Recorre-se a abordagem de redes industriais (Axelsson e Easton, 1992, Hakansson e Snehota, 1995) e a noção de estratégia em redes para ultrapassar algumas insuficiências das abordagens anteriores, nomeadamente obter urn melhor entendimento da noção de competências indirectas e das interdependências com as competencias directas. A indústria portuguesa de moldes para injecção de plástico e o percurso de quatro empresas constituem o contexto empírico do estudo.
- A influência do comportamento do gestor de topo (empresário) e da opção de estratégia na estrutura financeira e no desempenho da empresa. O caso das médias empresas.Publication . Felício, José Augusto de Jesus; Ferreira, Rogério FernandesPara a elaboração do trabalho de investigação, sobre "A influência do comportamento do gestor de topo ( empresário) e da opção de estratégia na estrutura financeira e no desempenho da empresa. 0 caso das médias empresas", estabeleceu-se como objectivo essencial verificar em que medida a tipologia do gestor (oito variavéis), identificada por caracteristicas de comportamento, personalidade, especialização e demográficas, de empresas predominantemente industriais pertencentes a diferentes sectores de actividade, e a op~ao de estrategia (dez variaveis), identificada por opções de transação, inovação, diversificação e expansão, influenciam a estrutura financeira (quatro variaveis), identificada pela estrutura de capital, estrutura de endividamento e estrutura de investimento, e o desempenho (cinco variavéis), medido este em termos de rendibilidade, índice de crescimento e rotação do activo. 0 estudo realizou-se com base numa amostra de 132 médias empresas portuguesas, referente ao periodo de 1990 a 1997, distribuídas pelos sectores da alimentação com 16 empresas, têxteis e confecção com 57 empresas, química e plásticos com 27 empresas e metalúrgia e metalomecânica com 32 empresas. 0 inquérito-questionário foi enviado a 1288 empresas, correspondentes ao universo. Os dados a partir dos quais se procedeu à análise, utilizando como técnicas estatisticas o test t, o metodo da regressão linear múltipla e a análise da correlação canónica, com base no SPSS, permitiram, no essencial, tudo o indica, comprovar cinco das hipóteses formuladas: a) a tipologia do gestor influencia a estrutura financeira das empresas, qualquer que seja o sector de actividade o que nao se verificou no caso da amostra global. Contudo, a intensidade e tipo de relação demonstram variar consoante a especificidade do negócio; b) da mesma forma, a opção de estratégia influencia a estrutura financeira das empresas; c) a opçao de estratégia influencia o desempenho, verificando-se, no entanto, importantes diferenças quanto ao tipo de relações, consoante as orientações de estratégia das empresas, no sentido da expansão, diversificação ou transação, e o sector de actividade; d) comprova-se existir relação de influência entre a estrutura financeira eo desempenho, qualquer que seja o sector de actividade e referente a amostra global. No entanto, a intensidade e tipo de relação variam consoante a especificidade do negócio; e) comprova-se existir relação de influência entre a tipologia do gestor e a opção de estratégia, considerando a amostra global e as amostras parciais por sector de actividade, exceptuando o sector da alimentação por, neste caso, a amostra ser de reduzida dimensão. Da mesma forma, a intensidade e tipo de relação varia consoante a especificidade da actividade. Nao se comprovou, de forma evidente, a existencia de rela~ao de influencia entre a tipologia do gestor e o desempenho das empresas, tanto no que respeita as empresas que constituem a amostra global como por sector de actividade .
- Reengenharia de Sistemas de InformaçãoPublication . Sampaio, Maria Fernanda Abreu; Reis, António Palma dosPara que as tecnologias de informação proporcionem às organizações o melhor desempenho que anunciam, é necessário que sejam adequadas ao modelo de negócio corrente, e ajustáveis aos modelos de negócios futuros. Assim, a existência de sistemas de informação legados (SILs), incapazes de responder às necessidades de informação das organizações, colocam um sério entrave ao seu desempenho. Este trabalho identifica as características e os problemas dos sistemas de informação legados, onde as bases de dados legadas são um componente relevante, e analisa as abordagens existentes para a engenharia inversa e migração dos dados destes sistemas para novas plataformas capazes de satisfazer os desafios do presente e flexíveis para se adaptarem aos desafios futuros. Considerando as abordagens existentes, este trabalho explora as possibilidades de melhorar a realização da reengenharia de bases de dados, visando não só a integração de aspectos relevantes do negócio, mas também a proposta de um guia que permita acelerar o processo em causa. Este objectivo foi perseguido num contexto em que as tecnologias actualmente disponíveis proporcionam os meios para especificação dos aspectos relacionados com a reengenharia do processo de negócio e de muitas das tarefas associadas com a reengenharia de bases de dados. Desta forma, a contribuição do presente trabalho centra-se na apresentação de uma proposta de metodologia para orientar a reengenharia de bases de dados.
- O controlo e a coordenação na gestão internacional das empresas multinacionais : o caso das empresas portuguesasPublication . Nevado, Pedro Picaluga; Santos, Maria Clara dosEsta investigação, realizada na área dos negócios internacionais (^international business'^), diz respeito ao controlo e coordenação que as empresas multinacionais utilizam para a gestão das suas subsidiárias no estrangeiro. Em primeiro lugar procurámos esclarecer a ligação entre os dois conceitos e a sua aplicação nas organizações em geral. A resposta, genérica, evidenciou a importância da pessoa, do espaço e do tempo pelo que estas características relativas ao controlo em geral acompanharam-nos em todo o estudo. A pessoa e respectivo perfil remeteu-nos para o "espírito" (global) e para a cultura, o espaço para o "corpo" (que sistema do controlo utilizar para um conjunto disperso de unidades?) e âmbito do controlo e o tempo para os mecanismos utilizados para a "acção" de controlar e coordenar. Desenvolvemos, então, um quadro conceptual que foi sendo afinado pela aplicação e replicação em três empresas multinacionais portuguesas, que aprofundámos em trabalho de campo, no respeito pela estratégia de investigação que adoptámos baseada em estudo de casos. Concluímos pela possibilidade de aplicação do modelo e das suas principais componentes - institucionais, estratégicas e operacionais - em empresas multinacionais, pelo que este é o contributo teórico mais relevante, entre outros, que damos à gestão de multinacionais.
- Satisfação do cliente com os atributos : definição, mensuração e validaçãoPublication . Gonçalves, Helena; Assunção, João Borges deA satisfação com os atributos e a satisfação global têm sido vistas como dois construios distintos mas relacionados. A investigação sobre satisfação com os atributos é relevante para a melhor compreensão, tanto conceptual como da gestão, da satisfação dos clientes e, também, para se tomarem melhores decisões em gestão. Apesar do desenvolvimento de medidas válidas ser sugerido como uma área de investigação importante em marketing e na satisfação do cliente, a definição e mensuração da satisfação com os atributos não foi até agora apresentada. A partir de fundamentação teórica, apresentamos uma definição para a satisfação com os atributos e propomos diferentes estruturas de mensuração. São testados modelos alternativos de Análise Factorial Confirmatoria, e concluímos que a satisfação com os atributos tem uma estrutura multidimensional hierárquica com três dimensões primárias: produto, qualidade do serviço e valor. A qualidade do serviço tem três dimensões: aspectos físicos, aspectos pessoais e aspectos processuais; e o valor tem duas dimensões: o preço e os benefícios. O processo de desenvolvimento e validação de escalas incorpora os contributos mais recentes da literatura e foi adaptado a um modelo factorial de 3a ordem. A escala de satisfação com os atributos revelou boas propriedades psicométricas. Confirmámos ainda várias relações: a satisfação com os atributos tem uma relação directa com a satisfação global e uma relação indirecta com a intenção de uso e a satisfação global tem uma relação directa com a intenção de uso. A escala de satisfação com os atributos demonstrou invariância da forma e métrica e invariância parcial escalar em relação ao género dos inquiridos.
- Distance-based methods for classification and clustering of time seriesPublication . Caiado, Aníbal Jorge da Costa Cristóvão