GI Educação Tecnologia Sociedade (FC-DE-CIE-GIETS)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing GI Educação Tecnologia Sociedade (FC-DE-CIE-GIETS) by Issue Date
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Dez Anos de Investigação em Educação Matemática numa Perspectiva Vygotskiana Socio-cultural: Questões e PerspectivasPublication . Matos, J.F.Nos últimos dez anos tem estado presente na investigação em educação matemática (e de forma crescente) uma perspectiva que se assume de natureza socio-cultural, inspirada fundamentalmente em Vygotsky e nalguns autores nesta mesma linha. Este movimento de apropriação de ferramentas conceptuais originárias do campo da Psicologia, por parte dos educadores matemáticos com vista à análise de diversos problemas de investigação sobre o ensino e aprendizagem matemática é visível por exemplo nos relatórios que são apresentados anualmente no congresso do International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME). A partir de uma análise dos trabalhos mais significativos divulgados nos últimos dez anos através do grupo PME, nesta comunicação são colocadas à discussão algumas questões acerca do papel que a abordagem socio-cultural inspirada em Vygotsky tem tido na evolução da investigação em educação matemática e é traçado um quadro das tendências actuais.
- Satisfação profissional e auto-estima em professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Pedro, N.; Peixoto, FranciscoA relevância e o interesse acerca da satisfação profissional dos professores surge pelo facto de a ela aparecerem associadas variáveis tão importantes como a auto-estima, o bem-estar físico e mental, a motivação, o empenho, o envolvimento, o stresse, absentismo/abandono, o sucesso, a realização profissional dos professores. De igual modo, sabemos também que sentimentos de insatisfação e mal-estar afectam não só professores mas também os alunos, pois o desinvestimento e a falta de motivação dos professores contribui directamente para o desinteresse dos alunos na sala de aula e consequentemente, para a menor qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O objectivo deste trabalho é tentar perceber quais os níveis de satisfação profissional evidenciado pelo professores portugueses, bem como os factores que estão por detrás da verdadeira satisfação profissional, analisando também os efeitos que poderão ter variáveis como o grupo disciplinar a que pertencem os professores e os anos de docência que possuem. Visamos ainda perceber se a satisfação/insatisfação na dimensão profissional do sujeito se repercute na sua auto--estima. Para tal foram utilizados dois instrumentos, a Rosenberg self-esteem scale e o Questionário de Satisfação no Trabalho para Professores. Participaram no presente estudo 79 professores de cinco escolas dos 2.º e 3.º ciclos da região de Vale do Tejo. A partir dos resultados encontrados concluiu-se que os professores apresentavam baixos níveis de satisfação profissional, sendo essa insatisfação justificada predominantemente por factores socio-políticos. Encontraram-se igualmente diferenças significativas associadas às variáveis em estudo, os Anos de docência e o Grupo disciplinar dos docentes, sendo respectivamente os professores a meio da carreira (7 a 15 anos) e os professores de Educação Artística e Físico-motora, quem revelou níveis superiores de satisfação profissional. No mesmo sentido, foram encontradas fortes correlações entre a satisfação profissional e a auto-estima dos docentes.Concluiu-se igualmente que grande parte da variação registada na auto-estima se associava à dimensão “Alunos”.
- The use of learning management platforms in school context - a national studyPublication . Pedro, N.; Soares, Francisca; Matos, J.F.; Santos, MadalenaThis report results from a national study carried out under the Project “Educational application of learning management platforms”, supported and funded by the Computers, Networks, and Internet in Schools department of the Portuguese Ministry of Education- General Directorate for Innovation and Educational Development. This report has been developed by the ICT Competence Centre of the Faculty of Sciences- University of Lisbon, during the school year 2007/2008.
- De que falamos quando falamos de framework na investigação em Educação (Matemática)?Publication . Matos, J.F.; Pedro, N.Este artigo parte da necessidade de clarificação dos elementos constitutivos da investigação em educação matemática. Em particular, discute-se o papel da teoria na investigação e a noção de framework teórico, prático e conceptual adoptando a terminologia utilizada por Eisenhart. Terminamos com considerações sobre o papel do framework conceptual na investigação e a referência a necessidade de incluir o problema metodológico da caracterização do quadro teórico conceptual numa agenda de investigação em educação matemática.
- Learning mathematics and competences: Bringing together three theoretical perspectivesPublication . Matos, J.F.; Santos, Madalena; Fernandes, Elsa; Carreira, Susana; Pedro, N.; Belchior, Margarida; Gerardo, Helena; Mesquita, MônicaThe symposium aims to bring into analysis and discussion a possibility of articulating and integrating theoretical concepts from Activity Theory, Situated Learning and Critical Mathematics Education in order to contribute to understanding learning in practices where mathematics and technology seem to be relevant.
- Guião de utilização de plataformas em ambientes escolares: orientações para a dinamização de áreas de trabalho com alunosPublication . Santos, Madalena; Pedro, N.; Soares, Francisca; Matos, J.F.Este guião insere-se no âmbito do apoio à utilização das plataformas de aprendizagem (por exemplo, o Moodle) enquanto: - espaços orientados para o trabalho com os alunos, preferencialmente de uma mesma escola ou agrupamento; - espaço complementar do trabalho que já é desenvolvido presencialmente.
- Uma boa prática de integração do Moodle nas escolasPublication . Pedro, N.; Santos, Madalena; Soares, Francisca; Matos, J.F.Não vamos começar com "Era uma vez" mas pretende-se contar uma história, contextualizada num dado momento no tempo e no espaço, mas que revela, na verdade, a capacidade de poder situarse em vários espaços (escolares) e em diferentes "tempos", passados, presentes ou futuro... A “boa-prática”, ou antes, “a-experiência-prática-que-vive-e-viveudificuldades- mas-onde-se-têm-vindo-a-conseguir-bons-resultados” que a seguir se apresenta foi estruturada com base no relato do um elemento do conselho executivo do Agrupamento de Escolas de Ribamar, no concelho da Lourinhã. As frases que aparecem em itálico são, na verdade, o discurso directo dessa professora.
- Guião de utilização de plataformas em ambientes escolares: orientações para a dinamização de áreas de trabalho entre professoresPublication . Santos, Madalena; Pedro, N.; Soares, Francisca; Matos, J.F.Este guião insere-se no âmbito do apoio à utilização das plataformas LMS (por exemplo, o Moodle) enquanto: - espaço de trabalho colaborativo de um conjunto de professores, preferencialmente de uma mesma escola ou agrupamento; - espaço complementar do trabalho que já é desenvolvido presencialmente.
