Browsing by Author "Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Lealdade no futebol : estudo dos espectadores e patrocinadoresPublication . Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto; Correia, Abel Hermínio Lourenço; Rosado, António Fernando BoletoEsta tese pretende contribuir para o conhecimento sobre o papel da lealdade dos espectadores de futebol para os clubes e patrocinadores. Assim, realizaram-se três estudos para examinar os antecedentes da lealdade dos espectadores aos seus clubes. Seguidamente, estudaram-se as consequências da lealdade aos clubes para as marcas patrocinadoras em dois estudos adicionais. Os dados foram analisados através de modelos de equações estruturais, análises multi-grupos e testes ANOVA. Os resultados dos três estudos iniciais mostraram que as emoções, qualidade do serviço, preço dos bilhetes, valor da marca e satisfação influenciam a lealdade atitudinal aos clubes. No quarto estudo verificou-se que a notoriedade dos patrocinadores é maior para as marcas visíveis nas camisolas da equipa e nas bancadas do estádio e que um comportamento leal face ao clube aumenta a capacidade para identificar os patrocinadores. Os resultados do quinto estudo mostraram que a lealdade atitudinal influencia a lealdade comportamental ao clube. Adicionalmente, estas duas dimensões afetam direta ou indiretamente a notoriedade dos patrocinadores, a atitude face aos patrocinadores e as intenções de compra. Os resultados globais permitiram propor um modelo conceptual da lealdade dos espectadores no futebol. Implicações para a gestão dos clubes, limitações e direções para futuras pesquisas são também discutidas.
- Members’ segmentation, service quality and behabioral intentions: a case study of a professional football teamPublication . Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto; Correia, Abel Hermínio Lourenço; Menezes, Vilde Gomes de; Rosado, António Fernando Boleto; Colaço, Carlos Jorge PinheiroThis study aims to identify segments of members in a professional football team, and to compare service quality perceptions and behavioral intentions among these segments. The members registered in the club’s database were invited to complete a survey including demographic questions, measures of consumer behavior, service quality, and behavioral intentions. The results from a sample of 6820 participants allowed the identification of three distinct segments, named as ‘Occasional’, ‘Die-hard’, and ‘Weekend Lovers’. Results also indicate that these three segments of members showed statistically significant differences regarding service quality perceptions and behavioral intentions. Managerial implications of these results are discussed and suggestions for future research are provided.
- A Motivação como variável explicativa da satisfação e lealdade dos espectadores de basquetebolPublication . Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto; Correia, Abel Hermínio LourençoEste estudo pretende aferir os motivos das pessoas para assistir aos jogos de basquetebol e medir o seu impacto na satisfação e lealdade. Foram recolhidos 459 questionários em oito jogos dos play-offs 2008 da Liga de Clubes de Basquetebol e através duma análise factorial identificámos que o sentimento de pertença à equipa e cidade, escape, família, conhecimento do jogo, apreciar as habilidades técnicas dos jogadores, interesse nos jogadores, drama e entretenimento em comunidade, são os motivos mais importantes para assistir aos jogos, indicando no entanto as regressões lineares que os mesmos têm impacto reduzido para explicar a satisfação e lealdade. Ainda assim, destaca-se a importância da família, pertença à equipa e cidade, habilidades técnicas dos jogadores, escape e entretenimento em comunidade para compreender a satisfação, enquanto que para a lealdade apenas as habilidades técnicas dos jogadores, conhecimento do jogo e entretenimento em comunidade têm relevância. A análise sociodemográfica indica grande variabilidade entre espectadores, existindo diferenças nas motivações mediante o género, habilitações literárias, proximidade geográfica e prática de basquetebol. A satisfação difere de acordo com o género e a prática de basquetebol, não se verificando diferenças na lealdade.
- Perfil sociodemográfico e motivos do espectador de basquetebolPublication . Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto; Correia, Abel Hermínio Lourenço; Rosado, António Fernando BoletoO objectivo deste estudo foi identificar as motivações dos espectadores de basquetebol e o seu perfil sociodemográfico. Recolheram-se 459 questionários em oito jogos dos play-offs 2008 da Liga de Clubes de Basquetebol em Portugal e através duma análise factorial identificou-se que o sentimento de pertença à equipa e cidade, escape, família, conhecimento do jogo, apreciar as habilidades técnicas dos jogadores, interesse nos jogadores e drama são os motivos mais importantes. Na análise sociodemográfica verificou-se uma grande variabilidade entre espectadores de acordo com a idade, género, habilitações literárias, agregado familiar, rendimentos, proximidade geográfica, número de acompanhantes e prática de basquetebol.