IE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IE - Dissertações de Mestrado by Author "Agostinho, Renato Nuno Marques do Espírito Santo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem do conceito de limite de uma sucessão : uma experiência no 11º anoPublication . Agostinho, Renato Nuno Marques do Espírito Santo; Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Este trabalho de projeto tem como objetivo compreender como alunos do 11.º ano podem mobilizar os seus conhecimentos matemáticos e intuitivos de convergência para construir uma definição formal de limite de uma sucessão. Este foi orientado pelas seguintes questões: Que conhecimentos matemáticos são utilizados pelos alunos no estudo intuitivo do limite de uma sucessão?; De que forma o recurso a representações numéricas e gráficas contribui para a aprendizagem de conceitos ligados ao limite de sucessões?; e Quais as principais dificuldades manifestadas pelos alunos relativamente à noção de limite?. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 11.º ano, no âmbito do tema Sucessões, lecionado no final do 2.º período e início do 3.º período do ano letivo 2017/2018 numa escola secundária do concelho de Oeiras. As tarefas propostas aos alunos no decorrer da intervenção foram voltadas para o desenvolvimento do conceito de limite de uma sucessão, tanto do ponto de vista intuitivo, como a definição formal. A construção de conjeturas, ao longo das tarefas, foi auxiliada pela utilização de tecnologias, calculadora e computador, de modo a representar, tanto gráfica como numericamente um grande número de sucessões. Seguindo uma metodologia de natureza qualitativa assente num paradigma interpretativo, a recolha de dados baseou-se, essencialmente, na observação participante, através de registos áudio e escritos, e na recolha documental das resoluções dos alunos, tendo sido também aplicado um questionário a todos os alunos. Da implementação da unidade de ensino verificou-se que a maioria dos alunos evidenciou saber aplicar a definição formal de limite de uma sucessão do ponto de vista operacional. Numa fase inicial, estes revelaram conceções erróneas já esperadas na construção da noção de limite, tais como a ideia de que uma sucessão constante não tem limite e de que o limite é um valor que não é alcançado. Com o auxílio das tarefas implementadas, estas conceções erróneas iniciais foram sendo discutidas e esclarecidas. No entanto, o estudo evidencia que os alunos têm alguma dificuldade em conceber sucessões não monótonas, o que, no caso da noção de limite de uma sucessão, pode contribuir para as tais conceções erróneas.