Faculdade de Medicina Dentária (FMD)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Medicina Dentária (FMD) by advisor "Albuquerque, Teresa Maria Beatriz Ramos Esteves Gonçalves dos Santos"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Atitudes, comportamentos e estado de saúde oral dos estudantes do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade de LisboaPublication . Almeida, Sandrine de Jesus Nogueira; Borralho, Sónia Alexandra Mateus Flores Mendes; Albuquerque, Teresa Maria Beatriz Ramos Esteves Gonçalves dos SantosEste estudo pretendeu: 1) Conhecer as atitudes e comportamentos de saúde oral dos estudantes do último ano do curso de Medicina Dentária; 2) Estudar o estado de saúde oral e sua autoperceção da saúde oral na mesma população; 3) Relacionar as atitudes e comportamentos com o estado de saúde oral e 4) Identificar as crenças sobre as atitudes e comportamentos de saúde oral. A população-alvo foi constituída pelos estudantes do 5º ano do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Os dados foram recolhidos por um questionário sobre as atitudes e comportamentos de saúde oral, incluindo o Hiroshima University Dental Behavioural Inventory (HUDBI) e por um exame intraoral para o estudo de cárie (ICCMS), do nível de higiene oral (ID-S) e da inflamação gengival (IPC modificado). Foi realizada a estatística descritiva e utilizados os testes Mann- Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman (α=0,05). O valor médio de HUDBI foi 9,20 (dp=1,34). Quase todos os estudantes (97,8%) escovavam os dentes bidiariamente, mas apenas 23,9% utilizavam o fio dentário diariamente. A prevalência de cárie foi 100%, sendo o CA-6POD médio 10,4 (dp=4,2). O nível de higiene oral foi excelente em 43,5% dos estudantes. A frequência de inflamação gengival foi de 100%, sendo o IPC modificado médio 0,37 (dp=0,2). Apenas se verificou uma associação positiva entre o consumo de alimentos açucaradas e o C3-6POD (p=0,03). Os estudantes referiram que a importância de comportamentos saudáveis foi influenciada pelo conhecimento das doenças orais adquirido no curso e que a dificuldade do uso diário do fio dentário é explicada devido à técnica difícil, ao tempo exigido, cansaço e preguiça. Os estudantes apresentaram atitudes e comportamentos positivos e bons indicadores de higiene oral e inflamação gengival, contudo, a prevalência de cárie foi elevad
- Comportamentos, atitudes e estado de saúde oal dos alunos do 3º ano da FMDULPublication . Ferreira, Sónia Raqul Cruz Fernandes; Borralho, Sónia Alexandra Mateus Flores Mendes; Albuquerque, Teresa Maria Beatriz Ramos Esteves Gonçalves dos SantosEste estudo observacional e transversal pretendeu: a) Conhecer o estado de saúde oral, os comportamentos e atitudes dos alunos do 3º ano da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL); b) Estudar as atitudes e comportamentos no âmbito da saúde oral; c) Conhecer o estado de saúde oral; d) Relacionar as atitudes e os comportamentos com o estado de saúde oral; e) Verificar a existência de diferenças entre os três cursos da FMDUL. A amostra incluiu 102 indivíduos do 3º ano dos cursos da FMDUL, que assinaram o consentimento livre, informado e esclarecido. A recolha de dados foi realizada nas instalações da instituição através da aplicação de um questionário, abordando atitudes e comportamentos relacionados com a saúde oral, que incluía a versão portuguesa do Hiroshima University Dental Behavioural Inventory (HUDBI); e através da realização de uma observação intraoral, que incluiu o registo de cárie dentária (ICDAS II), presença de hemorragia gengival (IPC modificado) e o nível de higiene oral (ID-S). A prevalência de cárie foi de 97,1%, sendo o CA-6POD 6,7 (dp=3,8). Metade dos participantes apresentou uma higiene oral boa e 49% apresentou hemorragia gengival. Verificou-se uma associação significativa e inversa entre o HUDBI e o valor CA-6POD (p=-0, 241; p=0,015). Os alunos de Higiene Oral e Medicina Dentária apresentaram valores superiores de HUDBI aos de Prótese Dentária (p=0, 001). Os alunos de Higiene Oral apresentam um melhor nível de higiene oral (p=0,005) e menos hemorragia gengival (p=0,004). Os alunos de Higiene Oral referiram consumir mais frequentemente alimentos açucarados do que os de Medicina Dentária e de Prótese Dentária (p=0,005). Os alunos do 3º ano da FMDUL apresentam bons indicadores de saúde oral no que refere ao nível de higiene oral e hemorragia gengival. Apesar de tudo, a prevalência de cárie pode considerar-se elevada.
- Dental hygienists involvement in public oral health promotion activitiesPublication . Adomaitiene, Rima; Albuquerque, Teresa Maria Beatriz Ramos Esteves Gonçalves dos Santos; Andruskiene, JurgitaThe role of oral hygienists in promoting public oral health in Lithuania is crucial yet underutilized. Despite a high number of oral hygienists, the incidence of oral diseases in the population is increasing, highlighting the need for a comprehensive national prevention program. This study aimed to assess the involvement of oral hygienists in public oral health promotion activities through three research studies: Study I – Contributions of higher education institutions on training of oral hygienists for public oral health promotion activities; Study II – The view of health strategy experts about the profession of oral hygienist and the prospects for promoting public oral health; Study III – The participation of oral hygienists in public oral health educational activities. The findings revealed that while oral hygienists provide individualized oral health promotion, their involvement in broader health promotion activities is limited. However, they acknowledge the importance of public oral health promotion and express willingness to contribute further under certain conditions. These conditions include coordinated activities, provision of resources, and recognition through licensure renewal and remuneration. Health strategy experts recognize the pivotal role of oral hygienists in both personal and public oral care. They advocate for increased involvement of oral hygienists in multidisciplinary teams, integrating them into broader public health initiatives. Furthermore, oral hygienists receive comprehensive training in public health education during their education, engaging with diverse communities in various practice settings. This training equips them with the skills and knowledge necessary to contribute effectively to public oral health promotion. In conclusion, while oral hygienists in Lithuania have the potential to significantly impact public oral health, their involvement in broader health promotion activities requires systematic support and integration into multidisciplinary teams. Establishing a national prevention program and providing necessary resources and recognition can enhance their contribution and mitigate the escalating burden of oral diseases in the population.
- Eficácia da arginina, nitrato de potássio e fosfosilicato de cálcio e sódio no alívio da hipersensibilidade dentináriaPublication . Alves, Astrid Valentina Lopez; Albuquerque, Teresa Maria Beatriz Ramos Esteves Gonçalves dos Santos; Assunção, Victor AbreuIntrodução: A hipersensibilidade dentinária (HD) é caracterizada por dores curtas e agudas, podendo ser intermitentes ou contantes. A dor é desencadeada devido a túbulos dentinários expostos que respondem a estímulos térmicos, tácteis, osmóticos, químicos ou evaporativos, que não podem ser atribuídos a outra patologia dentária. Objetivo: Avaliar a eficácia de três pastas dentífricas (Arginina, Nitrato de Potássio e Fosfosilicato de Cálcio e Sódio) na diminuição da hipersensibilidade dentinária. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo exploratório em 30 pacientes com HD em pelo menos 2 dentes, em que foi avaliada a dor ao estímulo do frio que a seringa de ar - água proporcionava ao participante antes, após aplicação durante um minuto e após um mês de utilização contínua da pasta aleatoriamente selecionada, através da escala de sensibilidade de Schiff e da escala numérica NRS. Resultados: Aquando do uso da pasta com Arginina verificou-se uma diminuição de até 30% utilizando de forma tópica durante 1 minuto e uma diminuição de até 63% com uso continuo durante 1 mês. A pasta com Nitrato de Potássio apresentou uma diminuição de até 68,3% utilizando de forma tópica durante 1 minuto e de ate 84% utilizando continuamente durante 1 mês. Relativamente à pasta com Fosfosilicato de Cálcio e Sódio (NovaMin) verificou-se uma diminuição de até 75% utilizando de forma tópica durante 1 minuto, enquanto que na utilização continua de 1 mês, verificou-se uma diminuição de até 81%. Conclusão: As pastas em estudo apresentaram uma diminuição significativa da HD quando utilizadas topicamente durante um minuto, e uma redução ainda maior quando utilizadas continuamente durante um mês. As pastas que apresentaram uma redução maior, foi a de Nitrato de Potássio (segundo a avaliação de Schiff) e a de NovaMin (segundo a avaliação de NRS), no entanto seria necessária uma amostra maior para conseguir tirar conclusões claras quanto ao melhor composto para a diminuição da HD.