DCST - Departamento de Ciências Sociais e do Território
Permanent URI for this community
Browse
Browsing DCST - Departamento de Ciências Sociais e do Território by advisor "Alho, Carlos Alberto de Assunção"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O projecto urbano estratégico na revitalização da cidade.Publication . Dettori, Stefano; Alho, Carlos Alberto de AssunçãoAs complexas dinâmicas da cidade contemporânea têm um importante papel no funcionamento dos actuais sistemas urbanos, influenciando de diferentes modos as relações entre dimensões globais e locais, entre urbanismo e arquitectura, entre plano e projecto. A importância do poder privado nas transformações urbanas tem claramente aumentado nos últimos anos, assim como as tradicionais formas de planeamento urbano falharam na gestão de um contexto (económico, ambiental e social) já profundamente diferente em comparação com o passado, evidenciando a necessidade de reforma das “maneiras de fazer cidade”. Neste contexto, este trabalho quer investigar a capacidade do método e da prática dos “projectos urbanos estratégicos” de influenciar, positiva ou negativamente os processos de desenvolvimento das cidades contemporâneas. Tal metodologia é desenvolvida e utilizada no caso do projecto de uma nova centralidade urbana localizada no interior de Cascais, procurando na definição das linhas programáticas e no desenho da proposta urbana, uma síntese das diferentes e complexas questões constituintes do quadro de influências e compromissos locais. A investigação é assim orientada, numa primeira fase, para a procura das respostas relativas a algumas questões urbanas fundamentais, com o objectivo de compreender o significado e o funcionamento do “projecto urbano estratégico” dentro dos seus âmbitos e contextos de aplicação na cidade. Uma segunda parte da dissertação introduz o conceito de projecto urbano sustentável através do estudo dos seus princípios principais e das suas aplicações na vida real, acabando na análise de sete diferentes casos de estudos localizados em quatro diversos países europeus. Tais referências projectuais caracterizam-se no eficiente desenvolvimento da metodologia do projecto urbano em relação aos princípios de sustentabilidade. A terceira parte analisa e desenvolve o enquadramento urbano estratégico da proposta projectual de Cascais a partir de duas visões paralelas da cidade: uma do Movimento Cascais Cidade Global, a outra da Câmara de Cascais e contidas nos documentos do Plano Director Municipal (em processo de revisão). Este capítulo termina com a construção de cenários de desenvolvimento futuro para os próximos vinte anos baseados nestas ideias. Por fim. a quarta e última parte consiste na definição do quadro programático e na simulação do desenvolvimento projectual, baseado na concretização do cenário futuro e na aplicação dos conceitos derivados da investigação. Tal intervenção prevê a transformação da última parte da actual auto-estrada numa avenida urbana, permitindo o aproveitamento das áreas envolventes para a construção de uma nova centralidade urbana caracterizada pela qualidade e variedade dos espaços e dos edifícios propostos, assim como pela capacidade de integração ao contexto local.
- Reabilitação urbana e arquitetónicaPublication . Richicinschi, Daniela; Alho, Carlos Alberto de Assunção; Crespo, José Luís Mourato, coorientadorOs centros históricos e a sua evolução têm motivado uma discussão e reflexão quanto à sua condição de áreas de referência vividas nas cidades. Esta é uma problemática que não é nova, mas que continua na ordem do dia. A degradação e a desqualificação do edificado e do espaço público dos centros históricos, nomeadamente o de Santarém, objeto de estudo deste trabalho, foi influenciado pela perda de população, com a saída para as áreas periféricas, levando ao seu envelhecimento, social e material. Assim, torna-se hoje premente ideias, propostas e ações para a sua reabilitação e requalificação, tendo em conta o seu rico valor cultural e patrimonial, preservando a memória e identidade desses locais. Nesse sentido, o tema “Reabilitação do Antigo Teatro Rosa Damasceno, Santarém, como estratégia de Transformação Urbana” pretende atuar sobre a revitalização do centro histórico de Santarém, tendo como pressuposto a apresentação de uma estratégia de promoção da cidade tendo como alcance uma possível candidatura a Capital Europeia da Cultura. Nesse sentido procurou-se, neste trabalho, uma estratégia com todo o património cultural do centro histórico, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e cultural da cidade. Para a resolução dos problemas encontrados ao longo do eixo de intervenção, através da requalificação e a reabilitação dos espaços, procurou-se melhorar a imagem do centro histórico, valorizando e preservando o património existente, contribuindo para a memória e identidade do local. A reabilitação do Teatro Rosa Damasceno é o elemento focal para as propostas de intervenção, que em conjunto, procuram contribuir para uma revitalização e dinamização do centro histórico de Santarém.
- Urbanidades emergentes em albufeiras de águas públicasPublication . Amador, Hélder António Gomes Caeiro; Alho, Carlos Alberto de Assunção