Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/8091
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castro, Mariana Gray de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Miguel | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-26T12:44:05Z | - |
dc.date.available | 2013-03-26T12:44:05Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/8091 | - |
dc.description | Tese de mestrado, Teoria da Literatura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 | por |
dc.description.abstract | Na primeira parte desta tese faz-se a identificação daquele que considero um dos problemas maiores da crítica de Mário de Sá-Carneiro, a saber, a tentativa de explicação da relação entre a vida e a obra deste autor. Para isso analisam-se as chamadas leituras psicologistas, que defendem que esta relação se basearia numa ideia de sinceridade, e a contraproposta de Fernando Cabral Martins que sugere que, inversamente, seria mais correcto falar numa teatralidade. Recusando ambas as abordagens, na segunda parte procede-se a uma análise da obra de Sá-Carneiro que não tenha por base a explicação desta relação. Para tal parte-se de uma ideia recorrente da sua obra – a de impossibilidade –, explorando-a e tentando encontrar o seu funcionamento dentro dessa obra, assim como as várias significações que vai adquirindo. Termina-se pela sugestão da impossibilidade enquanto unidade e de como essa ideia nos permite uma visão particular da obra de Mário de Sá- Carneiro | por |
dc.description.abstract | Abstract The first part of this thesis identifies what I consider to be one of the major problems of the existing criticism of Mario de Sá-Carneiro’s work, which is the attempt of explaining the relationship between his life and his work. For that purpose, I analyse the so-called psychological readings, which hold that this relation is based on an idea of sincerity, and the counterproposal of Fernando Cabral Martins whom suggests that, inversely, it would be more correct to talk of theatricality. Refusing both approaches, in the second part I proceed to an analysis of the works of Sá-Carneiro that does not focus on explaining the mentioned relationship. For that purpose, I start from a recurrent idea present on his works – the idea of impossibility –, exploring it and trying to find its function in those works, as well as the various meanings it acquires. The thesis ends with the suggestion that the impossibility as a whole, as a unity, allows a particular vision of Mario de Sá-Carneiro’s work. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Carneiro, Mário de Sá, 1890-1916 - Crítica e interpretação | por |
dc.subject | Possibilidade | por |
dc.subject | Literatura portuguesa - séc.20 - História e crítica | por |
dc.subject | Teses de mestrado - 2012 | por |
dc.title | A impossibilidade em Mário de Sá-Carneiro | por |
dc.type | masterThesis | por |
Aparece nas colecções: | FL - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfl128851_tm.pdf | 784,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.