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http://hdl.handle.net/10451/7100
Título: | Um modelo de questionamento para o desenvolvimento do pensamento crítico no e-forum |
Autor: | Jorge, Idalina |
Palavras-chave: | e-Fórum Pensamento crítico Questionamento |
Data: | Jun-2011 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Citação: | Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação |
Resumo: | Um currículo para o desenvolvimento do pensamento crítico, mais do que enunciar competências simples e avulsas, inclui nos seus o objectivos formas mais complexas de pensamento que procuram retratar as tarefas do mundo real, na sua complexidade e baseia-se em processos situados de tomada de decisão e de resolução de problemas, que são habitualmente partilhados e ligados a situações reais; tal currículo é interdisciplinar e envolve várias áreas do conhecimento. Sendo desejável que o currículo esteja orientado para o pensamento crítico, estimule o gosto de aprender e de ser eficaz, de pensar sob múltiplas perspectivas, nomeadamente culturais, é necessária a colaboração de estudantes e dos seus professores, para que estes estimulem o pensamento complexo. O presente estudo desenvolveu-se no âmbito de Mestrados a distância em universidades de Lisboa. Procedeu-se à análise do conteúdo de 5 200 mensagens de fóruns, duas linhas de tutoria foram analisadas: uma tutoria predominantemente constituída por intervenções de dinamização e uma tutoria mais centrada na função de ensino, através do questionamento dos estudantes. Verificaram-se diferenças significativas nos níveis de reflexão dos estudantes, tendo as mensagens categorizáveis nos níveis superiores de reflexão sido mais frequentes na modalidade tutorial centrada no modelo de questionamento adoptado. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/7100 |
Aparece nas colecções: | IE - GIETS - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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