Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/6605
Título: | Campus de leitura: pensar o espaço da biblioteca universitária para a leitura: o caso da biblioteca da FPCE-UL |
Autor: | Sanches, Tatiana |
Palavras-chave: | Bibliotecas universitárias Espaços de leitura Ambiente de aprendizagem |
Data: | Nov-2009 |
Editora: | Colibri; CIDEHUS/UE; Biblioteca Pública de Évora |
Citação: | SANCHES, Tatiana (2010) – Campus de Leitura: pensar o espaço da biblioteca universitária para a leitura: o caso da biblioteca da FPCE-UL In CALIXTO, José António, ed. –II Conferência internacional bibliotecas para a vida: bibliotecas e leitura. Colibri ; CIDEHUS/UE |
Resumo: | Esta comunicação apresenta o caso da reorganização dos espaços e serviços da Biblioteca da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Universidade de Lisboa) que consubstanciou uma visão em que a leitura e a aprendizagem são centrais. Com este pretexto, poderemos expor a perspectiva que temos de uma biblioteca universitária voltada para os leitores e para as suas necessidades de estudo e investigação, mas também de interacção com os seus pares e de contacto com as diversas fontes de informação num ambiente convidativo e tranquilo. É nossa intenção dar um enquadramento de todo o processo, desde a avaliação inicial dos serviços, que apontava para uma necessidade de melhorar a oferta de condições de permanência dos utilizadores, até à instalação do novo mobiliário e reabertura, finalizando com uma nova avaliação da biblioteca pelos utilizadores. Este processo teve como objectivos procurar completar a oferta dos serviços, diversificando os espaços funcionais, sem esquecer as condições necessárias ao desempenho dos técnicos que aqui desenvolvem o seu trabalho. Por fim será feita uma análise de práticas de leitura dos utilizadores da biblioteca da FPCE e da influência e impacto que as alterações espacio-funcionais terão tido no uso local dos recursos impressos e digitais e na permanência dos utilizadores na biblioteca. Conclui-se que o ambiente de estudo e as condições do espaço condicionam a apropriação que é feita pelos utilizadores da biblioteca e logo, as práticas de leitura aí desenvolvidas, que, no caso em análise, se observaram reforçadas. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/6605 |
ISBN: | 978-972-772-949-4 |
Aparece nas colecções: | BUL - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Campus de leitura.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.