Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6605
Título: Campus de leitura: pensar o espaço da biblioteca universitária para a leitura: o caso da biblioteca da FPCE-UL
Autor: Sanches, Tatiana
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
Espaços de leitura
Ambiente de aprendizagem
Data: Nov-2009
Editora: Colibri; CIDEHUS/UE; Biblioteca Pública de Évora
Citação: SANCHES, Tatiana (2010) – Campus de Leitura: pensar o espaço da biblioteca universitária para a leitura: o caso da biblioteca da FPCE-UL In CALIXTO, José António, ed. –II Conferência internacional bibliotecas para a vida: bibliotecas e leitura. Colibri ; CIDEHUS/UE
Resumo: Esta comunicação apresenta o caso da reorganização dos espaços e serviços da Biblioteca da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Universidade de Lisboa) que consubstanciou uma visão em que a leitura e a aprendizagem são centrais. Com este pretexto, poderemos expor a perspectiva que temos de uma biblioteca universitária voltada para os leitores e para as suas necessidades de estudo e investigação, mas também de interacção com os seus pares e de contacto com as diversas fontes de informação num ambiente convidativo e tranquilo. É nossa intenção dar um enquadramento de todo o processo, desde a avaliação inicial dos serviços, que apontava para uma necessidade de melhorar a oferta de condições de permanência dos utilizadores, até à instalação do novo mobiliário e reabertura, finalizando com uma nova avaliação da biblioteca pelos utilizadores. Este processo teve como objectivos procurar completar a oferta dos serviços, diversificando os espaços funcionais, sem esquecer as condições necessárias ao desempenho dos técnicos que aqui desenvolvem o seu trabalho. Por fim será feita uma análise de práticas de leitura dos utilizadores da biblioteca da FPCE e da influência e impacto que as alterações espacio-funcionais terão tido no uso local dos recursos impressos e digitais e na permanência dos utilizadores na biblioteca. Conclui-se que o ambiente de estudo e as condições do espaço condicionam a apropriação que é feita pelos utilizadores da biblioteca e logo, as práticas de leitura aí desenvolvidas, que, no caso em análise, se observaram reforçadas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6605
ISBN: 978-972-772-949-4
Aparece nas colecções:BUL - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Campus de leitura.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.