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degois.publication.firstPage345por
degois.publication.lastPage358por
degois.publication.locationUniversidade de Évorapor
degois.publication.titleBibliotecas para a Vida II: Bibliotecas e Leiturapor
dc.contributor.authorSanches, Tatiana-
dc.date.accessioned2012-07-03T15:27:21Z-
dc.date.available2012-07-03T15:27:21Z-
dc.date.issued2009-11-
dc.identifier.citationSANCHES, Tatiana (2010) – Campus de Leitura: pensar o espaço da biblioteca universitária para a leitura: o caso da biblioteca da FPCE-UL In CALIXTO, José António, ed. –II Conferência internacional bibliotecas para a vida: bibliotecas e leitura. Colibri ; CIDEHUS/UEpor
dc.identifier.isbn978-972-772-949-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/6605-
dc.description.abstractEsta comunicação apresenta o caso da reorganização dos espaços e serviços da Biblioteca da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Universidade de Lisboa) que consubstanciou uma visão em que a leitura e a aprendizagem são centrais. Com este pretexto, poderemos expor a perspectiva que temos de uma biblioteca universitária voltada para os leitores e para as suas necessidades de estudo e investigação, mas também de interacção com os seus pares e de contacto com as diversas fontes de informação num ambiente convidativo e tranquilo. É nossa intenção dar um enquadramento de todo o processo, desde a avaliação inicial dos serviços, que apontava para uma necessidade de melhorar a oferta de condições de permanência dos utilizadores, até à instalação do novo mobiliário e reabertura, finalizando com uma nova avaliação da biblioteca pelos utilizadores. Este processo teve como objectivos procurar completar a oferta dos serviços, diversificando os espaços funcionais, sem esquecer as condições necessárias ao desempenho dos técnicos que aqui desenvolvem o seu trabalho. Por fim será feita uma análise de práticas de leitura dos utilizadores da biblioteca da FPCE e da influência e impacto que as alterações espacio-funcionais terão tido no uso local dos recursos impressos e digitais e na permanência dos utilizadores na biblioteca. Conclui-se que o ambiente de estudo e as condições do espaço condicionam a apropriação que é feita pelos utilizadores da biblioteca e logo, as práticas de leitura aí desenvolvidas, que, no caso em análise, se observaram reforçadas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherColibri; CIDEHUS/UE; Biblioteca Pública de Évorapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectEspaços de leiturapor
dc.subjectAmbiente de aprendizagempor
dc.titleCampus de leitura: pensar o espaço da biblioteca universitária para a leitura: o caso da biblioteca da FPCE-ULpor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewedyespor
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