Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/64443
Título: | From the flame imperishable to the silmarils: the dimming of lights in J.R.R. Tolkien’s The Silmarillion |
Autor: | Sá, Patrícia |
Palavras-chave: | J.R.R. Tolkien The Silmarillion Light Medieval philosophy Darkness O Silmarillion Luz Filosofia medieval Escuridão |
Data: | 26-Fev-2024 |
Editora: | Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa |
Citação: | Sá, Patrícia. 2024. «From the Flame Imperishable to the Silmarils: The Dimming of Lights in J.R.R. Tolkien’s The Silmarillion». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 2 (2). Lisboa, Portugal.:120-40. https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0006. |
Resumo: | In J.R.R. Tolkien’s The Silmarillion, Light permeates the world from its prime to its dimmest hues. Authors such as Lisa Coutras, Verlyn Flieger, and Reno E. Lauro have expertly explored the role of light in Ëa, and, in this essay, I draw on their theories to investigate the way light and darkness are portrayed from the beginning of creation to the making of the Silmarils. Recalling Lauro’s allusion to medieval theories of light, I suggest a look at Eä as a world built on refractions of a pure, all-encompassing light that grows progressively dimmer, until its encapsulation in three jewels, going from a source of wonder to an object of desire. Light, in The Silmarillion, is synonymous with good, beauty, and truth, but it scorches and punishes those who misuse it. Furthermore, in this essay I corroborate the theories that darkness − not the primeval darkness, but Morgoth’s evil, consuming darkness − is a deformation of the light that gave shape and life to Ilúvatar’s creation. As such, I aim to briefly examine Arda’s initial lights and their waning as not only a reflection of the increasing separation from their primary principle, but also a result of both the entrance of evil in the world, and Fëanor’s hybris, which sealed the Elves of his house’s fate. Em O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien, a luz permeia o mundo, desde o seu esplendor máximo, à sua luminosidade mais ténue. Autores como Lisa Coutras, Verlyn Flieger e Reno E. Lauro exploraram eximiamente o papel da luz em Ëa e, neste ensaio, servimo-nos dessas teorias para averiguar o modo como a luz e a escuridão são representadas desde o começo da criação ao fabrico dos Silmarils. Lembrando a alusão de Lauro às teorias medievais acerca da luz, sugerimos uma perspetiva sobre Ëa enquanto mundo feito de refrações de uma luz totalizante e pura, que se atenua progressivamente até ao seu enclausuramento em três jóias, deixando de ser encarada como fonte de encanto e passando a ser objeto de desejo. A Luz, n’O Silmarillion, é sinónimo de bom, belo e verdadeiro, mas queima e castiga quem a usar indevidamente. Além disso, neste ensaio corroboramos as teses de que a escuridão − não a escuridão primordial, mas a escuridão malvada e absorvente de Morgoth − é uma deformação da luz que deu forma e vida a toda a criação de Ilúvatar. Assim, procuramos examinar, brevemente, as luzes iniciais em Arda e o seu enfraquecimento, não só como um reflexo da separação progressiva do seu princípio primário, mas também como resultado da entrada do mal em Arda e da hybris de Fëanor, que selou o destino dos Elfos da sua casa. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/64443 |
DOI: | https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0006 |
ISSN: | 2182-8040 |
Versão do Editor: | http://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/290 |
Aparece nas colecções: | FL - CEComp - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo6_Patrícia+Sá_From+the+Flame+Imperishable.pdf | 317,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.