Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/64443
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage120pt_PT
degois.publication.lastPage140pt_PT
degois.publication.locationLisboa, Portugalpt_PT
degois.publication.titleEstrema: revista interdisciplinar de humanidadespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/290pt_PT
dc.contributor.authorSá, Patrícia-
dc.date.accessioned2024-04-19T17:02:27Z-
dc.date.available2024-04-19T17:02:27Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationSá, Patrícia. 2024. «From the Flame Imperishable to the Silmarils: The Dimming of Lights in J.R.R. Tolkien’s The Silmarillion». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 2 (2). Lisboa, Portugal.:120-40. https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0006.pt_PT
dc.identifier.issn2182-8040-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/64443-
dc.description.abstractIn J.R.R. Tolkien’s The Silmarillion, Light permeates the world from its prime to its dimmest hues. Authors such as Lisa Coutras, Verlyn Flieger, and Reno E. Lauro have expertly explored the role of light in Ëa, and, in this essay, I draw on their theories to investigate the way light and darkness are portrayed from the beginning of creation to the making of the Silmarils. Recalling Lauro’s allusion to medieval theories of light, I suggest a look at Eä as a world built on refractions of a pure, all-encompassing light that grows progressively dimmer, until its encapsulation in three jewels, going from a source of wonder to an object of desire. Light, in The Silmarillion, is synonymous with good, beauty, and truth, but it scorches and punishes those who misuse it. Furthermore, in this essay I corroborate the theories that darkness − not the primeval darkness, but Morgoth’s evil, consuming darkness − is a deformation of the light that gave shape and life to Ilúvatar’s creation. As such, I aim to briefly examine Arda’s initial lights and their waning as not only a reflection of the increasing separation from their primary principle, but also a result of both the entrance of evil in the world, and Fëanor’s hybris, which sealed the Elves of his house’s fate.pt_PT
dc.description.abstractEm O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien, a luz permeia o mundo, desde o seu esplendor máximo, à sua luminosidade mais ténue. Autores como Lisa Coutras, Verlyn Flieger e Reno E. Lauro exploraram eximiamente o papel da luz em Ëa e, neste ensaio, servimo-nos dessas teorias para averiguar o modo como a luz e a escuridão são representadas desde o começo da criação ao fabrico dos Silmarils. Lembrando a alusão de Lauro às teorias medievais acerca da luz, sugerimos uma perspetiva sobre Ëa enquanto mundo feito de refrações de uma luz totalizante e pura, que se atenua progressivamente até ao seu enclausuramento em três jóias, deixando de ser encarada como fonte de encanto e passando a ser objeto de desejo. A Luz, n’O Silmarillion, é sinónimo de bom, belo e verdadeiro, mas queima e castiga quem a usar indevidamente. Além disso, neste ensaio corroboramos as teses de que a escuridão − não a escuridão primordial, mas a escuridão malvada e absorvente de Morgoth − é uma deformação da luz que deu forma e vida a toda a criação de Ilúvatar. Assim, procuramos examinar, brevemente, as luzes iniciais em Arda e o seu enfraquecimento, não só como um reflexo da separação progressiva do seu princípio primário, mas também como resultado da entrada do mal em Arda e da hybris de Fëanor, que selou o destino dos Elfos da sua casa.pt_PT
dc.description.sponsorshipThis work is funded by national funds through the FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.publisherCentro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00509%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJ.R.R. Tolkienpt_PT
dc.subjectThe Silmarillionpt_PT
dc.subjectLightpt_PT
dc.subjectMedieval philosophypt_PT
dc.subjectDarknesspt_PT
dc.subjectO Silmarillionpt_PT
dc.subjectLuzpt_PT
dc.subjectFilosofia medievalpt_PT
dc.subjectEscuridãopt_PT
dc.titleFrom the flame imperishable to the silmarils: the dimming of lights in J.R.R. Tolkien’s The Silmarillionpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume2(2)pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0006pt_PT
Aparece nas colecções:FL - CEComp - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo6_Patrícia+Sá_From+the+Flame+Imperishable.pdf317,74 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.