Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/64161
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage753pt_PT
degois.publication.lastPage762pt_PT
degois.publication.locationBragapt_PT
degois.publication.titleChallenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challengespt_PT
dc.contributor.authorCosta, David-
dc.contributor.authorCosta, Fernando Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-04-11T17:06:53Z-
dc.date.available2024-04-11T17:06:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCosta, D., & Costa, F. A. (2019). Um estudo sobre a utilização das tecnologias digitais pelos professores e a sua perspetiva sobre o contributo da formação contínua nessa área. In A. J. Osório, M. J. Gomes, & A. L. Valente (Orgs.), Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges (pp. 753-762). Universidade do Minho.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97374-8-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/64161-
dc.descriptionConferência Internacional realizada em Braga, de 13 a 15 de maio de 2019pt_PT
dc.description.abstractO trabalho apresentado surge da procura de respostas a inquietações decorrentes da reflexão que temos vindo a fazer sobre o trabalho desenvolvido com professores em contexto de formação contínua e pretende contribuir para uma melhor compreensão das suas práticas e perceções sobre o processo de integração das tecnologias digitais na sua atividade curricular. Em concreto, pretende-se conhecer a utilização que os professores fazem da Internet e de outros recursos digitais, conhecer as suas perceções sobre a importância da utilização das tecnologias educativas nas atividades letivas e sobre os fatores que condicionam a integração das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem e, bem assim, sobre o contributo que a formação contínua de professores desempenha ou pode desempenhar nesse processo. Os resultados, decorrentes da aplicação de um questionário construído para o efeito, permitem concluir que um grupo significativo de professores usa com alguma regularidade recursos digitais na sala de aula, considera possuir um nível satisfatório em termos de competências técnico-pedagógicas para o fazer e concorda que a utilização das tecnologias aumenta a motivação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. No geral, os professores inquiridos procuram formação na área da utilização pedagógica das tecnologias digitais, principalmente na modalidade de oficina de formação, com alguma regularidade e consideram que a formação contribui efetivamente para a integração das tecnologias digitais no currículo, sobretudo porque permite uma atualização de conhecimentos e competências pedagógicas, o conhecimento de novas ferramentas e aplicações e a aplicação prática do que aprenderam na formação. Valorizam também a partilha de experiências entre colegas, considerando muito importante que, na modalidade de oficina de formação, os grupos de formação se organizem em função da experiência no uso das tecnologias na atividade pedagógica.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCEC%2F00319%2F2019/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectIntegração de tecnologias digitais no currículopt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.titleUm estudo sobre a utilização das tecnologias digitais pelos professores e a sua perspetiva sobre o contributo da formação contínua nessa áreapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Comunicações e Conferências



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.