Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/64021
Título: | A oficina do fragmento Método e processo historiográfico em Walter Benjamin |
Outros títulos: | The workshop of fragments: Method and historiographical process in Walter Benjamin |
Autor: | Ó, Jorge Ramos do Vallera, Tomás |
Palavras-chave: | Walter Benjamin Metodologia da história Escrita da história Methodology of history Writing of history |
Data: | 2020 |
Editora: | Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia |
Citação: | Ó, Jorge Ramos do, & Vallera, T. (2020). A oficina do fragmento: Método e processo historiográfico em Walter Benjamin. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, 13(32), 331-366. https://doi.org/10.15848/hh.v13i32.1570 |
Resumo: | Este artigo propõe uma excursão pela obra de Walter Benjamin na perspectiva do fragmentarismo construtivo que a caracteriza. Procura-se capturar os princípios metodológicos e epistemológicos que subjazem à prática historiográfica em Benjamin, no que ela contém de radicalmente experimental, articulando-os quer com a sua condição de existência como investigador-arquivista ou “escritor operante”, quer com o seu fatídico destino pessoal. Examina-se um método focado no particular, na descontinuidade e na concretude dos teores coisais; a criação de um saber histórico monadológico, reticular e constelacional, que arranca imagens do passado à sequência contínua da história universal; o confronto do artesanato benjaminiano com as exigências teóricas do materialismo dialéctico perfilhado pelos seus amigos e contemporâneos; a montagem de um inesgotável dispositivo intertextual e, por fim, a defesa da figura do autor-produtor, arauto de um tempo por vir onde o texto se tornaria um “bem comum”. This article proposes a journey inside Walter Benjamin’s work from the perspective of its peculiar constructive fragmentarism. We set out to identify the methodological and epistemological principles that underpin Benjamin’s radically experimental brand of historiography, while relating them to the author’s existential status as an archivist-researcher or operative writer and to his own fateful destiny. The analysis focuses on a method grounded in the particular and based on the discontinuity and concreteness of material contents; the formation of a monadological, reticular and constellational type of historical knowledge that blasts images of the past out of the continuum of universal history; the collision between benjaminian craft and the theoretical demands of dialectical materialism espoused by his friends and contemporaries; the assemblage of a limitless intertextual mechanism and, finally, his advocacy of the author-producer figure, herald of an age to come where the text would become a “common good”. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/64021 |
DOI: | 10.15848/hh.v13i32.1570 |
ISSN: | 1983-9928 |
Versão do Editor: | https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1570 |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A oficina do fragmento.pdf | 513,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.