Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/64020
Título: | Currículo e Judicialização na Modernidade: Fundamentos Históricos em Relação |
Outros títulos: | Curriculum and judicialization in modernity: Historical foundaments in relation |
Autor: | Ó, Jorge Ramos do Scheinvar, Estela |
Palavras-chave: | Currículo Judicialização Subjetivação |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade Estadual da Bahia |
Citação: | Ó, Jorge Ramos do, & Scheinvar, E. (2020). Currículo e judicialização na modernidade: Fundamentos históricos em relação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 29(58), 326-343. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p326-343 |
Resumo: | Como instrumento dileto para massificar a escola, o currículo emerge a serviço
de uma forma de controle social sustentada na classificação e pasteurização
dos conteúdos, com a função precípua de ensinar hierarquia e obediência a
partir de um padrão de verdade. Ensinamentos imprescindíveis para a ordem
jurídica liberal, sustentada no reconhecimento da verdade única, subjetivada
como premissa à civilização. Uma tecnologia pedagógica que opera por meio
de instrumentos (tais quais o currículo), que têm como efeito uma produção
subjetiva que aciona procedimentos entendidos como externos e superiores aos
profissionais, invisibilizando os efeitos de mutilação do pensamento próprios
às práticas judicializadas. A grande conexão que a instituição escolar estabelece
não é, portanto, com o saber ou o conhecimento, mas distribuindo a fatalidade de
destinos sociais no interior de uma pirâmide cuja manutenção vai justificandose
pela sua correspondência com a realidade da meritocracia. As a privileged instrument to turn the school a mass institution, the curriculum emerges in the service of a social control sustained in classification and pasteurization of contents, in order to teach hierarchy and obedience, parting from a pattern of true. Those are Basic elements for juridical liberal order, sustained in recognition of one only true, subjetivated as fundamental for civilization. A pedagogical technology that operates through instruments (as the curriculum), that have as effects subjective productions making work procedures, understood as external and superior to professionals, while turning unvisible the effects of mutilation of thought, as in judicialized practices. Thus, the great connection that school establishes is not with knowledge, but with the distribution of fatality of social destiny, in a pyramid that is justified given the correspondence with the reality of meritocracy. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/64020 |
DOI: | 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p326-343 |
ISSN: | 0104-7043 |
Versão do Editor: | https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9045 |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
currículo e judicialização.pdf | 272,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.