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Título: Currículo e Judicialização na Modernidade: Fundamentos Históricos em Relação
Outros títulos: Curriculum and judicialization in modernity: Historical foundaments in relation
Autor: Ó, Jorge Ramos do
Scheinvar, Estela
Palavras-chave: Currículo
Judicialização
Subjetivação
Data: 2020
Editora: Universidade Estadual da Bahia
Citação: Ó, Jorge Ramos do, & Scheinvar, E. (2020). Currículo e judicialização na modernidade: Fundamentos históricos em relação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 29(58), 326-343. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p326-343
Resumo: Como instrumento dileto para massificar a escola, o currículo emerge a serviço de uma forma de controle social sustentada na classificação e pasteurização dos conteúdos, com a função precípua de ensinar hierarquia e obediência a partir de um padrão de verdade. Ensinamentos imprescindíveis para a ordem jurídica liberal, sustentada no reconhecimento da verdade única, subjetivada como premissa à civilização. Uma tecnologia pedagógica que opera por meio de instrumentos (tais quais o currículo), que têm como efeito uma produção subjetiva que aciona procedimentos entendidos como externos e superiores aos profissionais, invisibilizando os efeitos de mutilação do pensamento próprios às práticas judicializadas. A grande conexão que a instituição escolar estabelece não é, portanto, com o saber ou o conhecimento, mas distribuindo a fatalidade de destinos sociais no interior de uma pirâmide cuja manutenção vai justificandose pela sua correspondência com a realidade da meritocracia.
As a privileged instrument to turn the school a mass institution, the curriculum emerges in the service of a social control sustained in classification and pasteurization of contents, in order to teach hierarchy and obedience, parting from a pattern of true. Those are Basic elements for juridical liberal order, sustained in recognition of one only true, subjetivated as fundamental for civilization. A pedagogical technology that operates through instruments (as the curriculum), that have as effects subjective productions making work procedures, understood as external and superior to professionals, while turning unvisible the effects of mutilation of thought, as in judicialized practices. Thus, the great connection that school establishes is not with knowledge, but with the distribution of fatality of social destiny, in a pyramid that is justified given the correspondence with the reality of meritocracy.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/64020
DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p326-343
ISSN: 0104-7043
Versão do Editor: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9045
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