Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/63677
Título: A escrita da tese à procura da investigação sobre a vida: uma auto-etnografia dos processos de apropriação e ensino da escrita académica
Outros títulos: The writing of the thesis searching for the research on life: An autoethnography of the processes of appropriation and teaching of academic writing.
Autor: Paz, Ana
Palavras-chave: Tese de doutoramento
Escrita académica
Auto-etnografia
História do ensino de música
Génio
Data: 2021
Citação: Paz, A.L. (2021). A escrita da tese à procura da investigação sobre a vida: uma auto-etnografia dos processos de apropriação e ensino da escrita académica. Currículo Sem Fronteiras, 21(2), 620-652. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n2.10
Resumo: O artigo propõe-se realizar um auto-estudo de cariz auto-etnográfico sobre os processos de escrita académica da autora. Elege como narrativa central a sua tese de doutoramento sobre ensino de música em História da Educação, que ocupa aqui o lugar de objeto de investigação. No cruzamento entre diferentes áreas da Educação atravessadas, História, Educação Artística, Pedagogia do Ensino Superior, procura-se ver a tese como o lugar pretérito e futuro de uma escrita que está ainda a aprender a ser, mas que também se está a aprender a ensinar. Nesta análise, são desmontados os modos como se construiu uma tese de doutoramento (organização, quadro teórico e conceituação, metodologia, etc.) e apresentam-se as consequências desta tese para o presente da autora, nomeadamente na ultrapassagem de dilemas ou na consciência sobre as opções tomadas na orientação de doutoramentos e mestrados e no ensino de modos de investigar na licenciatura, onde sempre a escrita tem um lugar central.
The article proposes to carry out a self-study with an autoethnographic perspective on the author's academic writing processes. Her Ph.D thesis in History of Education about music education is chosen as the central narrative and thus takes place here as the object of investigation. At the intersection between different areas of Education crossed, History, Arts Education, Pedagogy for the Higher Education, it seeks to envision the thesis as the past and future place of a writing that is still learning to be, but that is also being learn how to teach. In this analysis, the ways in which a doctoral thesis was constructed (organization, theoretical framework and conceptualization, methodology, etc.) are disassembled and the consequences of this thesis for the author's present are presented, namely in overcoming dilemmas or awareness about the options taken in master and Ph.D supervision and in teaching ways of investigating in the undergraduate degree, where writing always has a central place.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/63677
DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n2.10
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CSF_Ana Luísa_Paz.pdf851,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.