Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/59942
Título: | Guião "Hands-on Remote" |
Autor: | Reis, Pedro Baptista, Mónica Tinoca, Luís Kampschulte, Lorenz Karcz, Wojciech Pellowski, Marion Voss, Miriam Zahler, Adam |
Palavras-chave: | Aprendizagem a distância Atividades práticas Atividades experimentais Trabalho colaborativo Ensino a distância Ensino remoto Atividades virtuais |
Data: | 2023 |
Editora: | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
Citação: | Reis, P., Baptista, M., Tinoca, L., Kampschulte, L., Karcz, W., Pellowski, M., Voss, M., & Zahler, A. (2023). Guião "Hands-on Remote". Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. |
Resumo: | A crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/59942 |
ISBN: | 978-989-8753-81-6 |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hands_on_remote_guidebook_PT_PRINT_20230301.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.