Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/59942
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Guião "Hands-on Remote" | pt_PT |
dc.contributor.author | Reis, Pedro | - |
dc.contributor.author | Baptista, Mónica | - |
dc.contributor.author | Tinoca, Luís | - |
dc.contributor.author | Kampschulte, Lorenz | - |
dc.contributor.author | Karcz, Wojciech | - |
dc.contributor.author | Pellowski, Marion | - |
dc.contributor.author | Voss, Miriam | - |
dc.contributor.author | Zahler, Adam | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T09:49:34Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T09:49:34Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Reis, P., Baptista, M., Tinoca, L., Kampschulte, L., Karcz, W., Pellowski, M., Voss, M., & Zahler, A. (2023). Guião "Hands-on Remote". Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-81-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/59942 | - |
dc.description.abstract | A crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | pt_PT |
dc.relation | Erasmus+ KA226 Partnerships for Digital Education Readiness 2020-1-DE02-KA226-VET-008295 | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem a distância | pt_PT |
dc.subject | Atividades práticas | pt_PT |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | Ensino remoto | pt_PT |
dc.subject | Atividades virtuais | pt_PT |
dc.title | Guião "Hands-on Remote" | pt_PT |
dc.type | book | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hands_on_remote_guidebook_PT_PRINT_20230301.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.