Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/59942
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleGuião "Hands-on Remote"pt_PT
dc.contributor.authorReis, Pedro-
dc.contributor.authorBaptista, Mónica-
dc.contributor.authorTinoca, Luís-
dc.contributor.authorKampschulte, Lorenz-
dc.contributor.authorKarcz, Wojciech-
dc.contributor.authorPellowski, Marion-
dc.contributor.authorVoss, Miriam-
dc.contributor.authorZahler, Adam-
dc.date.accessioned2023-10-24T09:49:34Z-
dc.date.available2023-10-24T09:49:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationReis, P., Baptista, M., Tinoca, L., Kampschulte, L., Karcz, W., Pellowski, M., Voss, M., & Zahler, A. (2023). Guião "Hands-on Remote". Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-81-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/59942-
dc.description.abstractA crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.relationErasmus+ KA226 Partnerships for Digital Education Readiness 2020-1-DE02-KA226-VET-008295pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAprendizagem a distânciapt_PT
dc.subjectAtividades práticaspt_PT
dc.subjectAtividades experimentaispt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectEnsino remotopt_PT
dc.subjectAtividades virtuaispt_PT
dc.titleGuião "Hands-on Remote"pt_PT
dc.typebookpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIDC - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
hands_on_remote_guidebook_PT_PRINT_20230301.pdf4,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.