Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/5507
Título: | Percursos e desafios da avaliação contemporânea: Lição síntese apresentada nas provas de agregação. |
Autor: | Fernandes, Domingos |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Teoria da avaliação Abordagens de avaliação Epistemologia da avaliação Metodologia da avaliação Avaliação e qualidade Natureza da avaliação |
Data: | 2007 |
Citação: | Fernandes, D. (2007). Percursos e desafios da avaliação contemporânea. Lição síntese apresentada nas provas de agregação. Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. |
Resumo: | Para além da introdução este trabalho foi organizado em quatro secções principais: a) Sobre a Natureza da Avaliação, em que se discutem questões relacionadas com a avaliação formal e a avaliação informal e com a avaliação como disciplina científica; b) Sobre as Abordagens Modelos e Teorias, em que se apresentam e discutem as perspectivas teóricas que estão na base dos principais modelos, procurando integrá-los de acordo com essas mesmas perspectivas; c) Sobre a Avaliação e a Qualidade, em que, no essencial, se contrastam duas abordagens utilizadas quando se pretende avaliar a qualidade de um dado ente: a que se baseia em critérios e a que se baseia nas práticas e experiências vividas pelos participantes; e d) Conclusões e Reflexões Finais, em que, com base numa síntese dos elementos essenciais da discussão desenvolvida ao longo do trabalho, se produzem algumas reflexões de natureza teórica e prática. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/5507 |
Aparece nas colecções: | FPCE-UOE-DCAETE- Outros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lição.pdf | 221,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.