Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/54646
Título: A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais
Autor: Fonseca Paulos, Catarina Isabel
Cavaco, Carmen
Palavras-chave: Educador de adultos
Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais
Formação
Data: 2022
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Citação: Paulos, C., & Cavaco, C. (2022). A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Educação e Pesquisa, 48, e244384. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244384por
Resumo: O texto trata do processo de formação de educadores de adultos responsáveis pela implementação do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais em Portugal. As investigações realizadas neste domínio revelam que, de forma geral, esses educadores não têm uma formação de base específica, no âmbito da educação formal, que os prepare para o desempenho profissional do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais, contudo assumem funções que exigem o domínio de metodologias inovadoras e complexas. Deste modo, o texto, ao centrar-se no processo de formação dos educadores de adultos que trabalham no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados, visa analisar o modo como eles aprenderam a desempenhar essa atividade profissional. A problematização e a reflexão, apresentadas no texto, são orientadas pelo pressuposto de que a formação é um processo amplo e difuso, que ocorre ao longo da vida, nos múltiplos espaços e tempos. A análise é resultado de uma investigação qualitativa, cujos dados empíricos são oriundos de entrevistas biográficas com educadores de adultos, responsáveis pela implementação do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Os dados empíricos recolhidos evidenciam que a formação dos educadores de adultos decorreu, essencialmente, da sua experiência profissional no âmbito deste processo. Os educadores de adultos aprenderam com os pares, no contexto de trabalho, através das dinâmicas dos próprios centros de educação de adultos, resultantes da missão, das metodologias utilizadas e da especificidade do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Deste modo, sua formação resultou do contato direto com a ação, da reflexão e da apropriação das experiências vividas no trabalho.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/54646
DOI: 10.1590/s1678-4634202248244384por
ISSN: 1517-9702
Aparece nas colecções:IE - GIFA - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022_Educação e Pesquisa_C.Paulos_C.Cavaco.pdf147,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.