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degois.publication.locationSão Paulo, BRpt_PT
degois.publication.titleEducação e Pesquisapt_PT
dc.contributor.authorFonseca Paulos, Catarina Isabel-
dc.contributor.authorCavaco, Carmen-
dc.date.accessioned2022-10-03T08:44:03Z-
dc.date.available2022-10-03T08:44:03Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPaulos, C., & Cavaco, C. (2022). A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Educação e Pesquisa, 48, e244384. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244384porpt_PT
dc.identifier.issn1517-9702-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/54646-
dc.description.abstractO texto trata do processo de formação de educadores de adultos responsáveis pela implementação do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais em Portugal. As investigações realizadas neste domínio revelam que, de forma geral, esses educadores não têm uma formação de base específica, no âmbito da educação formal, que os prepare para o desempenho profissional do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais, contudo assumem funções que exigem o domínio de metodologias inovadoras e complexas. Deste modo, o texto, ao centrar-se no processo de formação dos educadores de adultos que trabalham no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados, visa analisar o modo como eles aprenderam a desempenhar essa atividade profissional. A problematização e a reflexão, apresentadas no texto, são orientadas pelo pressuposto de que a formação é um processo amplo e difuso, que ocorre ao longo da vida, nos múltiplos espaços e tempos. A análise é resultado de uma investigação qualitativa, cujos dados empíricos são oriundos de entrevistas biográficas com educadores de adultos, responsáveis pela implementação do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Os dados empíricos recolhidos evidenciam que a formação dos educadores de adultos decorreu, essencialmente, da sua experiência profissional no âmbito deste processo. Os educadores de adultos aprenderam com os pares, no contexto de trabalho, através das dinâmicas dos próprios centros de educação de adultos, resultantes da missão, das metodologias utilizadas e da especificidade do processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Deste modo, sua formação resultou do contato direto com a ação, da reflexão e da apropriação das experiências vividas no trabalho.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducador de adultospt_PT
dc.subjectReconhecimento e validação de adquiridos experienciaispt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.titleA formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciaispt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume48pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1678-4634202248244384porpt_PT
dc.identifier.eissn1678-4634-
Aparece nas colecções:IE - GIFA - Artigos em Revistas Internacionais

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