Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/53344
Título: Profissões desejadas envolvimento na escola : Um estudo em alunos com e sem retenção
Autor: Veiga, Feliciano Henriques
Taveira, Maria do Céu
Janeiro, Isabel Nunes
Melo, Madalena
Caldeira, Suzana Nunes
Bahia, Sara
Nogueira, João
Galvão, Diana
Almeida, Ana
Carvalho, Carolina
CONBOY, JOSEPH
Festas, I.
Pereira, Tiago
Palavras-chave: Escolhas Profissionais
Envolvimento do Aluno na Escola
Retenções Escolares
Professional Choices
Involvement of Students in School
School Retentions
Data: 2013
Editora: AFIRSE
Citação: Veiga, F. H., Taveira, M. C., Janeiro, I., Melo, M., Caldeira, S. N., Bahia, S., Nogueira, J., Galvão, D., Almeida, A., Carvalho, C., Conboy, J., Festas, M. I., Pereira, T. (2013). Profissões desejadas envolvimento na escola: Um estudo em alunos com e sem retenção. In XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Formação Profissional: Investigação educacional sobre teorias, políticas e práticas. Lisboa: AFIRSE
Resumo: Contexto: A importância das escolhas profissionais pelos alunos tem sido recentemente salientada e questionada, mas pouco investigada e debatida. Objetivo: Este estudo teve como objetivo proceder ao levantamento das profissões desejadas por alunos, em grupos com baixo versus com elevado envolvimento na escola, quer com retenções quer sem retenções. Método: A amostra foi constituída por 685 estudantes de diferentes anos de escolaridade (6º, 7º, 9º e 10º anos), de escolas de diferentes zonas do país. Os alunos preencheram escalas de avaliação do envolvimento na escola e foram questionados acerca da profissão que gostariam de vir a ter. Resultados: as análises realizadas permitiram conhecer quais as profissões desejadas pelos jovens e de que modo variam com o envolvimento na escola, em alunos com e sem retenções escolares; os resultados foram interpretados num posicionamento cognitivo-social, tomando como suporte de discussão a sua comparação com investigações algo similares. Sugestão: é destacada a necessidade de futuras pesquisas com amostras mais heterogéneas e a utilização de entrevistas a alunos de subgrupos específicos.
Descrição: XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/53344
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ProfissoesDesejadasEnvolvimento.pdf118,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.