Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/50889
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.issue1pt_PT
dc.contributor.authorQueiroz, João-
dc.contributor.authorAlonso Sanz, Mª Amparo-
dc.contributor.authorRita, Dora Iva-
dc.contributor.authorGradíssimo, Maria Alice Sousa Dias-
dc.contributor.authorSylla, Cristina-
dc.contributor.authorSiebert, Emanuele Cristina-
dc.contributor.authorBernardo Rangel, Valeska-
dc.contributor.authorCesconetto, Gizely-
dc.contributor.authorAristimuño, Felipe-
dc.contributor.authorPereira, Ana Marta Fernandes de Almeida-
dc.contributor.authorMaddonni, Alejandra Viviana-
dc.contributor.authorMONARI, ANA CLAUDIA-
dc.contributor.authorSchvambach, Janaina-
dc.contributor.authorConsiglieri, Joana-
dc.contributor.authorFrade, Marta-
dc.contributor.authorMartelli, Susana-
dc.contributor.authorSigal, Paola-
dc.contributor.authorMarquez, Camila Luciana-
dc.contributor.authorFaria, Alessandra Ancona de-
dc.contributor.authorPessanha, Ana Maria Araújo-
dc.contributor.authorLeal, Alda Maria Encarnação Rodrigues-
dc.contributor.authorPires, André Dias-
dc.contributor.authorGuimarães, Alexandre Henrique Monteiro-
dc.contributor.authorGonçalves, Luís Jorge Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-01-19T14:24:29Z-
dc.date.available2022-01-19T14:24:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2182-9756-
dc.identifier.issn2182-9829-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/50889-
dc.description.abstractRisco: educação artística: A educação artística enfrenta o risco de desaparecimento gradual do seu habitat da educação formal ao mesmo tempo que a sociedade civil cada vez mais a reclama, no contexto das instituições que dependem do sucesso dos públicos e dos visitantes. Assiste-se a uma contradição de termos que parece ser originária de uma liberalização cognitiva: este parece ser um paradigma para ficar. O neo-liberalismo vigente contribui de modo contraditório. Por um lado, diminui as cargas horárias e extingue disciplinas, expulsa os profissionais artísticos da sala de aula: cada vez há menos horas de contacto de educação artística, do ensino do desenho. Por outro lado, a dependência das lógicas de sponsorização obriga os gestores culturais a urdirem estratégias educativas dirigidas a massas cada vez maiores, a convocarem e a reivindicarem posicionamentos formativos, a procurarem implicar e criar mais audiências. O sistema precisa dos alunos que quer reduzir, numa contradição de termos evidente. O professor de artes, o mediador entre o mundo da arte e a premência educativa vê-se com uma injunção que dele exige uma operatividade quer como pedagogo, quer como artista, integrando várias dimensões numa só, numa incarnação exigente. A educação artística parece depender da criatividade dos seus agentes, da sua mobilização, do seu entusiasmo, da sua competência mobilizadora: os tempos estão adversos ao conformismo e assim se anotam muitas ações desassossegadas e, cremos, implicadas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectEstudo e Ensinopt_PT
dc.subjectPeriódicospt_PT
dc.titleMatéria-Prima, vol.6, nº1 (Jan./Abr. 2018)pt_PT
dc.typeotherpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume6pt_PT
Aparece nas colecções:FBA-CIEBA: Revista Matéria-Prima

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIEBA_Materiaprima_v6n1_capa.jpg46,71 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
CIEBA_MP_v6_iss1.pdf5,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.