Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/50889
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.issue | 1 | pt_PT |
dc.contributor.author | Queiroz, João | - |
dc.contributor.author | Alonso Sanz, Mª Amparo | - |
dc.contributor.author | Rita, Dora Iva | - |
dc.contributor.author | Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias | - |
dc.contributor.author | Sylla, Cristina | - |
dc.contributor.author | Siebert, Emanuele Cristina | - |
dc.contributor.author | Bernardo Rangel, Valeska | - |
dc.contributor.author | Cesconetto, Gizely | - |
dc.contributor.author | Aristimuño, Felipe | - |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Marta Fernandes de Almeida | - |
dc.contributor.author | Maddonni, Alejandra Viviana | - |
dc.contributor.author | MONARI, ANA CLAUDIA | - |
dc.contributor.author | Schvambach, Janaina | - |
dc.contributor.author | Consiglieri, Joana | - |
dc.contributor.author | Frade, Marta | - |
dc.contributor.author | Martelli, Susana | - |
dc.contributor.author | Sigal, Paola | - |
dc.contributor.author | Marquez, Camila Luciana | - |
dc.contributor.author | Faria, Alessandra Ancona de | - |
dc.contributor.author | Pessanha, Ana Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | Leal, Alda Maria Encarnação Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Pires, André Dias | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T14:24:29Z | - |
dc.date.available | 2022-01-19T14:24:29Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.issn | 2182-9756 | - |
dc.identifier.issn | 2182-9829 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/50889 | - |
dc.description.abstract | Risco: educação artística: A educação artística enfrenta o risco de desaparecimento gradual do seu habitat da educação formal ao mesmo tempo que a sociedade civil cada vez mais a reclama, no contexto das instituições que dependem do sucesso dos públicos e dos visitantes. Assiste-se a uma contradição de termos que parece ser originária de uma liberalização cognitiva: este parece ser um paradigma para ficar. O neo-liberalismo vigente contribui de modo contraditório. Por um lado, diminui as cargas horárias e extingue disciplinas, expulsa os profissionais artísticos da sala de aula: cada vez há menos horas de contacto de educação artística, do ensino do desenho. Por outro lado, a dependência das lógicas de sponsorização obriga os gestores culturais a urdirem estratégias educativas dirigidas a massas cada vez maiores, a convocarem e a reivindicarem posicionamentos formativos, a procurarem implicar e criar mais audiências. O sistema precisa dos alunos que quer reduzir, numa contradição de termos evidente. O professor de artes, o mediador entre o mundo da arte e a premência educativa vê-se com uma injunção que dele exige uma operatividade quer como pedagogo, quer como artista, integrando várias dimensões numa só, numa incarnação exigente. A educação artística parece depender da criatividade dos seus agentes, da sua mobilização, do seu entusiasmo, da sua competência mobilizadora: os tempos estão adversos ao conformismo e assim se anotam muitas ações desassossegadas e, cremos, implicadas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Estudo e Ensino | pt_PT |
dc.subject | Periódicos | pt_PT |
dc.title | Matéria-Prima, vol.6, nº1 (Jan./Abr. 2018) | pt_PT |
dc.type | other | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.volume | 6 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FBA-CIEBA: Revista Matéria-Prima |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIEBA_Materiaprima_v6n1_capa.jpg | 46,71 kB | JPEG | ![]() Ver/Abrir | |
CIEBA_MP_v6_iss1.pdf | 5,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.