Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/4728
Título: Os professores de Ciências Naturais e a discussão de controvérsias sociocientíficas: dois casos distintos
Autor: Reis, Pedro
Galvão, Cecília
Palavras-chave: Questões sócio-científicas
Natureza da ciência
Concepções dos professores
Práticas de sala de aula
Data: 2008
Citação: Reis, P., & Galvão, C. (2008). Os professores de Ciências Naturais e a discussão de controvérsias sociocientíficas: dois casos distintos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 7(3), 746-772.
Resumo: Vários educadores em ciência defendem a inclusão da discussão de questões sociocientíficas controversas nos currículos de ciências em resultado das suas potencialidades tanto na aprendizagem dos conteúdos, dos processos e da natureza da ciência e da tecnologia, como no desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos (Levinson, 2006; Millar, 1997; Nelkin, 1992; Reis, 1997; Sadler, 2004; Zeidler e Lewis, 2003). Contudo, apesar de todas as evidências empíricas relativamente ao seu potencial educacional, as actividades de discussão de questões sociocientíficas controversas não são realizadas em muitas aulas de ciências, mesmo quando integram as orientações curriculares e os professores consideram importante a sua realização. Esta investigação de índole qualitativa, baseada em estudos de caso, pretendeu estudar os factores que influenciam a realização de actividades de discussão de questões sociocientíficas controversas. Através da análise de dados provenientes de entrevistas e da observação de sequências de aulas procurou-se compreender os factores que motivam os professores a realizarem este tipo de actividade nas suas aulas. Os dois estudos de caso revelam que as controvérsias actuais nas áreas da biotecnologia, da genética molecular e das ciências médicas parecem ter tido impacto nas concepções das professoras reforçando, nomeadamente, a concepção de ciência como empreendimento dinâmico, em constante evolução e controverso, com interacções múltiplas com a tecnologia e a sociedade. Contudo, verifica-se que as ideias destas professoras acerca do empreendimento científico e da educação científica nem sempre se reflectem na sua prática de sala de aula. Diversos factores inerentes aos professores, aos alunos e ao sistema educativo parecem afectar a coerência entre as concepções e as práticas. Assim, a realização de actividades de discussão de questões sociocientíficas controversas depende, decisivamente, das convicções das professoras acerca da relevância educacional destas actividades e dos conhecimentos necessários à sua implementação em sala de aula.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/4728
Versão do Editor: http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen7/ART13_Vol7_N3.pdf
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