Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/46898
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage47pt_PT
degois.publication.lastPage81pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titlePráticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/praticas-formacao-inicial-professores-participantes-dinamicaspt_PT
dc.contributor.authorFaria, Cláudia-
dc.contributor.authorChagas, Isabel-
dc.contributor.authorKullberg, Maria Carla-
dc.contributor.authorGalvão, Cecília-
dc.date.accessioned2021-03-18T11:51:34Z-
dc.date.available2021-03-18T11:51:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFaria, C., Chagas, I. Kullberg, M. C., & Galvão, C. (2018). A relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didática. In C. Galvão, & J. P. Ponte (Orgs.), Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas (pp. 47-81). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-42-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/46898-
dc.description.abstractNa formação inicial é essencial que os futuros professores adquiram não só um conhecimento científico sólido, mas desenvolvam também um repertório de práticas educativas variado. O presente capítulo tem como objetivo compreender como se concretiza esta relação teoria e prática no Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia. Este trabalho baseou-se na análise dos programas e dos trabalhos realizados no âmbito de algumas das UCs deste Mestrado, e na análise de entrevistas às docentes responsáveis e a uma professora cooperante. Os resultados sugerem que neste Mestrado se aposta fortemente no desenvolvimento de uma abordagem investigativa, em contextos formais e não-formais, na promoção da compreensão sobre a natureza do conhecimento científico, e na reflexão sobre a prática. No entanto, desta análise sobressaem algumas dificuldades, sendo perspetivada a necessidade de envolver os futuros professores em situações de sala de aula, nomeadamente através de atividades práticas, logo desde o início da formação.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto de Educaçãopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectLigação teoria-práticapt_PT
dc.subjectReflexão sobre a práticapt_PT
dc.titleA relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didáticapt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIDC - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fariaetal_2018_verPréImpressa_cap_FormacaoProfessoresCiencias.pdf740,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.