Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/46898
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 47 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 81 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/praticas-formacao-inicial-professores-participantes-dinamicas | pt_PT |
dc.contributor.author | Faria, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Chagas, Isabel | - |
dc.contributor.author | Kullberg, Maria Carla | - |
dc.contributor.author | Galvão, Cecília | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-18T11:51:34Z | - |
dc.date.available | 2021-03-18T11:51:34Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Faria, C., Chagas, I. Kullberg, M. C., & Galvão, C. (2018). A relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didática. In C. Galvão, & J. P. Ponte (Orgs.), Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas (pp. 47-81). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-42-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/46898 | - |
dc.description.abstract | Na formação inicial é essencial que os futuros professores adquiram não só um conhecimento científico sólido, mas desenvolvam também um repertório de práticas educativas variado. O presente capítulo tem como objetivo compreender como se concretiza esta relação teoria e prática no Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia. Este trabalho baseou-se na análise dos programas e dos trabalhos realizados no âmbito de algumas das UCs deste Mestrado, e na análise de entrevistas às docentes responsáveis e a uma professora cooperante. Os resultados sugerem que neste Mestrado se aposta fortemente no desenvolvimento de uma abordagem investigativa, em contextos formais e não-formais, na promoção da compreensão sobre a natureza do conhecimento científico, e na reflexão sobre a prática. No entanto, desta análise sobressaem algumas dificuldades, sendo perspetivada a necessidade de envolver os futuros professores em situações de sala de aula, nomeadamente através de atividades práticas, logo desde o início da formação. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | Ligação teoria-prática | pt_PT |
dc.subject | Reflexão sobre a prática | pt_PT |
dc.title | A relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didática | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fariaetal_2018_verPréImpressa_cap_FormacaoProfessoresCiencias.pdf | 740,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.