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http://hdl.handle.net/10451/46870
Título: | Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores |
Autor: | Rodrigues, A. V. Galvão, Cecília Faria, Cláudia Costa, Conceição Cabrita, I. Chagas, Isabel Jorge, Fátima Paixão, Fátima Teixeira, Filomena Sá, Patrícia Neto, Teresa Vieira, Rui João, Patrícia |
Palavras-chave: | Educação em ciências Educação formal e não formal Ensino superior Formação de professores |
Data: | 2015 |
Editora: | Ministério da Educação e Ciência |
Citação: | Rodrigues, A., Galvão, C., Faria, C., Costa, C., Cabrita, I., Chagas, I., Jorge, F., Paixão, F., Teixeira, F., Sá, P., Neto, T., Vieira, R., & João, P. (2015). Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores. In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior (pp. 129-148). Ministério da Educação e Ciência. |
Resumo: | O estudo que se apresenta teve como principal finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvolvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de planificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formaL em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (CID). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curriculares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvolver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/46870 |
ISBN: | 978-972-729-087-1 |
Versão do Editor: | http://www.dges.mec.pt/didatica_ensinosuperior/ |
Aparece nas colecções: | IE - GIDC - Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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