Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/4618
Título: | Concepções sobre os cientistas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico: “Poções, máquinas, monstros, invenções e outras coisas malucas” |
Autor: | Reis, Pedro Rodrigues, Sara Santos, Filipa |
Palavras-chave: | Natureza da ciência Concepções de alunos Desenhos de cientistas Histórias sobre cientistas Narrativas Educação em ciência |
Data: | 2006 |
Editora: | Universidad de Vigo |
Citação: | Reis, P., Rodrigues, S., & Santos, F. (2006). Concepções sobre os cientistas em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: “Poções, máquinas, monstros, invenções e outras coisas malucas”. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 5(1), 51-74. |
Resumo: | Actualmente, a compreensão da natureza da ciência é considerada um aspecto essencial da literacia científica, indispensável à avaliação informada, crítica e responsável das propostas científicas e tecnológicas (Cachapuz, Praia e Jorge, 2002; Millar e Osborne, 1998). O presente trabalho descreve um estudo qualitativo das concepções acerca da natureza da ciência de um grupo de 48 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (2º e 4º anos de escolaridade). Através da análise de conteúdo dos enredos de histórias e de desenhos sobre o trabalho de cientistas, elaborados pelos alunos, identificaram-se possíveis concepções acerca do empreendimento científico e da actividade dos cientistas. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a alguns participantes com o intuito de discutir algumas ideias incorporadas nesses documentos. Esta investigação permitiu constatar as potencialidades deste dispositivo metodológico no diagnóstico das concepções dos alunos sobre as características, a actividade e as motivações dos cientistas. Verifica-se que para a maioria dos participantes, a realidade da ciência consiste num conjunto de ideias estereotipadas e distorcidas veiculadas pelos meios de comunicação social. Constata-se, ainda, a ausência de qualquer tipo de intervenção da escola na análise crítica dessas ideias e na discussão de aspectos da natureza da ciência. Com base nestes resultados são apresentadas algumas implicações educativas. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/4618 |
ISSN: | 1579-1513 |
Aparece nas colecções: | FC-DE-CIE-GIDC - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Concepcoes-sobre-os-cientistas-em-alunos-do-1-ciclo-do-Ensino-Basico-Pocoes-maquinas-monstros-invencoes-e-outras-coisas-malucas.pdf | 534,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.