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http://hdl.handle.net/10451/42450
Título: | Metodologia construtivista e desenvolvimentista para prevenção de reacções ansiogéneas, depressogéneas e dolorosas em pacientes de cirurgia cardíaca |
Autor: | Reis, Joaquim da Cruz, 1960- |
Orientador: | Moniz, Luís Manuel Joyce, 1945- |
Palavras-chave: | Tratamento e prevenção Psicoterapia Aconselhamento Psicologia da saúde Teses de doutoramento - 1993 |
Data de Defesa: | 1992 |
Resumo: | Esta tese tem como objectivos: Analisar a eficácia de uma intervenção construtivista e desenvolvimentista, representada pelo confronto com personagens vídeo de cinco níveis de significação de sintomas emocionais e processos de resolução, na prevenção de reacções percebidas de ansiedade, depressão e dor, na promoção de uma avaliação mais positiva da qualidade de vida e de melhores índices de recuperação física em pacientes de cirurgia cardíaca, comparando os seus resultados do pré-operatório, pós-operatório e follow-up com os de uma intervenção cognitiva, representada pelo confronto com uma didáctica de significações racionalizantes (i.e., modelos terapia cognitiva e racional-emotiva) e com um grupo controlo, sem intervenção confrontante mas submetido às mesmas avaliações. Analisar a eficácia da intervenção construtivista e desenvolvimentista na facilitação da mudança para níveis mais complexos e integradores de significação (na sequência de cinco níveis do desenvolvimento sócio-cognitivo, identificados em pré-operatório e follow-up num questionário de auto-avaliação), comparando esses dados com os dos grupos cognitivo e controlo. E estabelecer a correspondência entre níveis de desenvolvimento e significações de confronto, auto-avaliadas em questionário no pré-operatório e follow-up e adaptação ao processo cirúrgico comparando os resultados das avaliações clínicas do pré-operatório, pós-operatório e follow-up (i.e., ansiedade, depressão e dor) dos sub-grupos correspondendo a cada um dos cinco níveis de desenvolvimento sócio-cognitivo e a cada uma das estratégias de confronto da intervenção construtivista e desenvolvimentista entre si, e com os sub-grupos correspondentes da intervenção cognitiva e não intervenção/controlo. Analisar os processos de identificação de cada paciente durante as três fases da intervenção construtivista e desenvolvimentista (i.e., ansiedade, depressão e dor), com os níveis de significações tanto sintomáticas como de resolução dos cinco personagens e compará-los com os resultados das respectivas avaliações clínicas. (…) |
Descrição: | Tese de doutoramento em Psicologia (Psicoterapia e Aconselhamento), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1993 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/42450 |
Designação: | Doutoramento em Psicologia |
Aparece nas colecções: | FPCE - Teses de Doutoramento |
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