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http://hdl.handle.net/10451/42059
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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degois.publication.firstPage | 179 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 210 | pt_PT |
degois.publication.title | Diacrítica: revista do centro de estudos humanísticos | pt_PT |
dc.contributor.author | Camacho, Idalina | - |
dc.contributor.author | Nunes, Naidea | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-26T17:49:00Z | - |
dc.date.available | 2020-02-26T17:49:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Camacho, I., & Nunes, N. N., 2019, “Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino-aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira”, Revista Diacrítica, 32(2), 179-210 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8967 | - |
dc.identifier.issn | 2183-9174 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/42059 | - |
dc.description.abstract | Este artigo enquadra-se no tópico “Experiências de ensino-aprendizagem de PL2/PLE/PLH”. A (re)construção de identidades dos lusodescendentes e outros participantes do Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes (CIVLD), antes e após a frequência do curso, foi objeto de estudo, por meio de inquéritos e da realização de entrevistas para o registo das respetivas Histórias de Vida. Para isso, foram elaborados dois inquéritos, um para os alunos preencherem no início do curso e o outro, na última aula do mesmo, sendo que a reconstrução identitária foi ocorrendo ao longo da experiência de ensino-aprendizagem. Recolheram-se dados sobre a sua motivação para a frequência do curso, as suas expectativas em relação ao mesmo e à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), as suas visões da Madeira e da sua cultura, antes e após o curso, bem como as principais dificuldades sentidas, quer a nível de integração linguística, quer a nível social. Destes lusodescendentes, os que têm o Português como Língua de Herança expressam-se com muitas interferências fonéticas, lexicais e morfossintáticas do Espanhol da Venezuela ou do Inglês da África do Sul. O curso integra também 6 venezuelanos (não-lusodescendentes), casados com lusodescendentes madeirenses. Estes sentem a sua vinda para a Madeira como uma oportunidade de criar um novo lar, tendo também o desafio de (re)construírem a sua identidade, em contacto com a Língua e a Cultura Portuguesas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Português língua de herança | pt_PT |
dc.subject | Português língua não materna | pt_PT |
dc.subject | Lusodescendentes | pt_PT |
dc.subject | Venezuela e África do Sul | pt_PT |
dc.subject | Madeira | pt_PT |
dc.title | Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
degois.publication.volume | 32(2) | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21814/diacritica.32.2 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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