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degois.publication.firstPage179pt_PT
degois.publication.lastPage210pt_PT
degois.publication.titleDiacrítica: revista do centro de estudos humanísticospt_PT
dc.contributor.authorCamacho, Idalina-
dc.contributor.authorNunes, Naidea-
dc.date.accessioned2020-02-26T17:49:00Z-
dc.date.available2020-02-26T17:49:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCamacho, I., & Nunes, N. N., 2019, “Português Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino-aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeira”, Revista Diacrítica, 32(2), 179-210pt_PT
dc.identifier.issn0870-8967-
dc.identifier.issn2183-9174-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/42059-
dc.description.abstractEste artigo enquadra-se no tópico “Experiências de ensino-aprendizagem de PL2/PLE/PLH”. A (re)construção de identidades dos lusodescendentes e outros participantes do Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes (CIVLD), antes e após a frequência do curso, foi objeto de estudo, por meio de inquéritos e da realização de entrevistas para o registo das respetivas Histórias de Vida. Para isso, foram elaborados dois inquéritos, um para os alunos preencherem no início do curso e o outro, na última aula do mesmo, sendo que a reconstrução identitária foi ocorrendo ao longo da experiência de ensino-aprendizagem. Recolheram-se dados sobre a sua motivação para a frequência do curso, as suas expectativas em relação ao mesmo e à aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), as suas visões da Madeira e da sua cultura, antes e após o curso, bem como as principais dificuldades sentidas, quer a nível de integração linguística, quer a nível social. Destes lusodescendentes, os que têm o Português como Língua de Herança expressam-se com muitas interferências fonéticas, lexicais e morfossintáticas do Espanhol da Venezuela ou do Inglês da África do Sul. O curso integra também 6 venezuelanos (não-lusodescendentes), casados com lusodescendentes madeirenses. Estes sentem a sua vinda para a Madeira como uma oportunidade de criar um novo lar, tendo também o desafio de (re)construírem a sua identidade, em contacto com a Língua e a Cultura Portuguesas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPortuguês língua de herançapt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectLusodescendentespt_PT
dc.subjectVenezuela e África do Sulpt_PT
dc.subjectMadeirapt_PT
dc.titlePortuguês Língua de Herança e Português Língua Não Materna: (Re)construção de Identidades através da Experiência de Ensino- Aprendizagem no Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes da Universidade da Madeirapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
degois.publication.volume32(2)pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21814/diacritica.32.2pt_PT
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