Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/41976
Título: Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura
Autor: Ribeiro, Iolanda
Viana, Fernanda Leopoldina
Baptista, Adriana
Choupina, Celda
Santos, Sandra
Brandão, Sara
Cadime, Irene
Silva, Carla
Ferreira, Albertina
Costa, Lurdes
Azevedo, Helena
Carvalho, Marisa
Freitas, Tânia
Chaves-Sousa, Séli
Cruz, Joana
Fernandes, Ilda
Cosme, Maria do Céu
Rodrigues, Bruna
Data: 2016
Editora: Editora Lusoinfo Multimédia
Resumo: [Nota prévia] A plataforma educativa interativa AEA - AINDA ESTOU A APRENDER (https://aindaestouaprender.com/) é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL). Especificamente, pretendeu-se disponibilizar a professores e a outros profissionais um conjunto de atividades e materiais de avaliação que permitam a descrição quer dos conhecimentos/competências já adquiridos no âmbito da leitura, quer das competências em que os alunos apresentam dificuldades. Esta avaliação deve ser conduzida na ótica da organização de um plano de intervenção individualizado e adequado ao padrão e ao perfil de dificuldades de cada aluno. Para tal, foi também desenvolvido um conjunto de materiais, organizados em duas Páginas – “O que já sei” e “Vou aprender” –, que permitem, respetivamente, efetuar a avaliação e o treino/consolidação de aprendizagens no âmbito da leitura. Pais, outros técnicos, e alunos (com ou sem dificuldades) podem aceder igualmente à Plataforma e a todas as atividades nela inseridas. A conceção deste recurso pedagógico está ancorada numa revisão sistemática da investigação que tem sido produzida na área das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura (DAL). A construção deste recurso educativo foi possível graças ao financiamento obtido no âmbito do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014. Esta obra integra todos os conteúdos desenvolvidos (e que fazem parte da plataforma AEA), desde os referenciais teóricos às grelhas de avaliação, passando pela descrição dos procedimentos/atividades e materiais a usar na avaliação e intervenção nas DAL. Embora as atividades propostas sejam efetuadas maioritariamente em formato digital, elas estão também disponíveis para serem efetuadas em formato “papel e lápis”. Apesar de toda a informação presente nesta obra estar acessível na plataforma, entendeu-se que a sua organização em formato de e-book, poderia constituir-se como facilitadora na exploração da plataforma e como alternativa para os utilizadores que preferem a leitura em formato livro. Assim sendo, e uma vez que a presente edição reproduz, na íntegra, os conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, ao longo deste livro o leitor irá encontrar, frequentemente, a expressão “nesta plataforma”. Alguns dos materiais usados são apresentados em formato áudio ou vídeo, pelo que, em caso de se optar por implementar as atividades em formato “papel e lápis”, estes materiais terão de ser previamente descarregados através do Repositorium da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/42431 ou na Biblioteca da plataforma em https://aindaestouaprender.com/. É permitida a duplicação de todos os materiais desta obra exclusivamente para efeitos de intervenção e de investigação
URI: http://hdl.handle.net/10400.22/15105
http://hdl.handle.net/10451/41976
ISBN: 978-989-8619-22-8
Versão do Editor: https://www.aindaestouaprender.com/img/livro.pdf
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LIV_AdrianaBaptista_2016_1.pdf3,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.